Home»causa social»10 motivos para viajar e realizar trabalhos voluntários

10 motivos para viajar e realizar trabalhos voluntários

0
COMPARTILHAMENTO
Pinterest Google+

Você já pensou que pode viajar e ao mesmo tempo ser voluntário? Essa atividade é chamada de Volunturismo e os trabalhos são diversos: cuidar de crianças, tratar de animais, construção civil, ações ambientais, entre outras atividade que variam de acordo com a necessidade do lugar. O volunturismo é uma forma alternativa de viajar que oferece experiências profundas da cultura de cada local. Conheça 10 bons motivos para repensar sua maneira de viajar!

1. Necessidade

Pessoas, animais e ecossistemas precisam de ajuda. Os voluntários espalhados no mundo são responsáveis por mudanças e melhorias nas condições precárias em vários locais. E você, pode fazer parte dessa construção de uma mundo melhor!

2. Estado de gratidão

Esse estado de espírito é um sentimento unânime entre pessoas que praticam voluntariado. O volunturista se move pela necessidade de ajudar o próximo sem nenhuma pretensão de receber algo em troca. O desapego de qualquer benefício material faz com que o viajante queira contribuir para um bem comum.

3. Conhecer novos lugares

Vários projetos são realizados em localidades fora da rota do turismo convencional. O volunturismo permite conhecer novos locais, culturas e realidades.

Trabalho voluntário na colheita de amoras, Equador.

4. Melhora a auto estima 

Ajudar outros seres nos torna pessoas mais felizes, proporciona sentimento de realização e crescimento. Além disso, o voluntário aprende a valorizar pequenas situações da sua vida cotidiana.

Vila Tunari, Bolívia

5. Oportunidade de aprendizado

Cada pessoa tem a capacidade de ensinar algo ao outro, e não precisa ser graduado e tão pouco ser um mestre. O conhecimento adquirido por experiências nos transformam em aprendizes diante dos saberes tradicionais.

6. Contato com a realidade local

Pessoas que recebem ajuda de voluntários vêem o outro como igual e se sentem agradecidos. Dessa forma, permitem que os viajantes adentrem no cotidiano de suas vidas.

Otavalo, Equador

7. Fazer novos amigos

Toda viagem nos traz novos amigos, fato. Mas acredite, a convivência em um ambiente de voluntariado fortalece os laços de amizade e transforma esses amigos de viagem parte da família.

Pós trabalho janta com amigos, também voluntários em Vila Tunari.

8. Ser útil

Qualquer pessoa pode ajudar o outro e por menor que seja sua habilidade, sempre haverá uma função para quem quer ajudar. Basta ter vontade e coração aberto para escutar quais são as necessidades existentes.

9. Trabalho em equipe

Se você tem dificuldades em trabalhar em equipe ou é muito tímido(a), essa é uma ótima oportunidade de desenvolvimento pessoal. O voluntariado é uma atividade que envolve outras pessoas e estimula o trabalho em equipe.

10. Transformar o mundo com amor

Segundo Gandhi, o amor é um sentimento transformador. Ajudando o outro nos ajudamos e tornamos o mundo melhor para todos!

Devemos expandir o círculo do nosso amor até que ele englobe o nosso bairro, se desdobre para a cidade, o estado e assim sucessivamente até o objetivo do nosso amor incluir todo o universo.” Gandhi

Região de Paracatu de Baixo coberta pela lama de rejeitos da Samarco.

voluntariado

Lençóis, Bahia

cris marques-voluntariado

Suazilândia, África
Suazilândia, África

Quer saber mais sobre voluntariado durante suas viagens? Dá uma olhada nesses posts:

Post anterior

ACESSO AO POÇO AZUL (LAGOA AZUL) ESTÁ PROIBIDO

Próximo post

Medellín de Fernando Botero

15 Comentários

  1. Emerson Bouard
    01/06/2015 at 13:29

    inspirador. excelente trabalho!

  2. 21/05/2015 at 17:46

    Você é exemplo, Cris. Obrigado pela inspiração.

  3. Marielle Costa
    16/12/2013 at 23:02

    Cris,
    Me identifiquei com todos os motivos, mas não sei por onde começar com o turismo voluntário… Me ajuda?

    • 19/12/2013 at 20:38

      Olá Marielle,
      O primeiro passo é deixar de “querer” e “fazer”, não tem fórmula. O turismo voluntário é um reflexo da necessidade de ser voluntário, independente do lugar. Eu sou voluntária há anos e gosto muito de trabalhar em prol do benefício alheio. Uma dica imediata? Comece ajudando quem está próximo, seu bairro e sua cidade. Com o tempo vai perceber aptidões e gostos para determinados tipos de voluntariado: com crianças, animais, questões ambientais, idosos, etc…

      Mesclar as viagens e o voluntariado também é questão de tempo. Ao longo das viagens vc vai inserir os trabalhos voluntários de forma tão natural que nem vai perceber que já faz parte do seu “roteiro”. Mas ó, vc só vai começar com turismo voluntário se integrar no seu coração esse tipo intervenção. Então, mãos a obra e comece já. Boa sorte!!!!

      Grande abraço.

  4. 04/09/2013 at 13:27

    Ola, Cris, meu nome é jessica, sou brasileira, ms atualmento moro em Dublin, estou me planejando para ficar na bolivia 6 meses aprendendo espanhol.Tenho muita vontade de fazer trabalho voluntario la. Gostaria de trocar informações com vc sobre esse lugar que vc ficou, recomentações etc. Obrigada

  5. 26/08/2013 at 12:30

    Apos ler o post fiquei pensando qual a verdadeira intenção dos “médicos” brasileiros não quererem médicos estrangeiros ocupem vagas no interior do pais que são sistematicamente recusadas pelos nacionais mesmo com salários chamativos aja visto que muitos lugares que se pratica o voluntaria lismo tem pouca ou nenhuma infraestruturada

  6. 23/08/2013 at 15:08

    Muito Bom Cris Marques, estou te seguindo e espero que venha mais vezes ao Jequitinhonha. Infelizmente nos desencontramos, mas segue ai o link de uma viagem que você talvez queira embarcar com seu mochilão ;)PS: Podemos trocar muitas figurinhas sobre Volunturismo e Turismo Solidário em Minas Gerais!

    • 23/08/2013 at 15:25

      Olá Lucina, passei super rápido no Jequitinhona, mas quero voltar logo! Quem sabe não nos encontramos em outro momento? Em breve vou colocar as postagens sobre minha visita por aí. Abraço!

  7. 30/07/2013 at 22:44

    Excelente post, Cris! O Mochileiro das maravilhas está trabalhando em um projeto dentro deste tema… em breve vamos falar sobre o assunto! Parabéns, pelo post, pelo blog e pelo trabalho!

    • 30/07/2013 at 23:29

      Olá Daniel, que bom que gostou! Fico feliz em saber que vc tem planos com Turismo Voluntário. Isso aí! Bjooos

  8. Gostaria de participar como voluntária .

    • 25/07/2013 at 12:40

      Maria do Socorro, comece com ações pequenas na sua cidade. Transformar seu desejo em ação é o primeiro passo. 😉
      Grande abraço, Cris