Home»Alternativo»Montañita, ponto de encontro dos viajantes no Equador

Montañita, ponto de encontro dos viajantes no Equador

0
COMPARTILHAMENTO
Pinterest Google+

Montañita é sem dúvida um dos destinos mais festeiros do Equador. Praia, surf, badalação e muitos estrangeiros fazem parte do cenário de uma das praias mais visitadas do litoral equatoriano, conhecida também como a “Ibiza da América do Sul”.

Na única rua principal, concentram-se restaurantes e várias opções de hospedagem, desde alojamentos mais simples até hotéis. Apesar de ser um local bem rústico, oferece boa estrutura devido à quantidade de turistas que recebe todo ano. Muitos viajantes escolhem Montañita para estudar espanhol, por isso, existem várias escolas de idiomas na pequena cidade. Outros, fixam-se por um tempo mais longo para trabalhar durante a temporada. Grande parte dos funcionários de bares, restaurantes e hospedagens são viajantes estrangeiros.

Montañita foi muito importante na minha “formação” como viajante, onde aprendi que poderia trabalhar durante minhas viagens, conhecendo os “bastidores” dos locais, descobrindo como é estar do outro lado. E, descobri que é muito divertido! Encontrei amigos para toda vida e curti dias lindos de praia. Não escolhi Montañita pela badalação e sim, pela calmaria. Eu fazia parte do grupo que faz a festa acontecer para quando você chegar. Assim como os nativos sabia exatamente onde estavam os refúgios de silêncio e tranquilidade à beira mar. No post Trabalhar e viajar, minha experiência relato um pouco do que vivi em Montañita.

montanita
Durante a festa de Halloween, largamos nossas funções e fomos dançar em cima do bar (eu de peruca e blusa laranja, Joana e Martin de vermelho)

O lugar não pára, todos os dias têm festas. Além das baladas nas casas noturnas, as ruas ficam cheias de pessoas indo e vindo. Nos finais de semana, a festa estende-se para a praia em luaus que duram até o dia amanhecer. Para quem gosta de curtir uma noitada, esse é o lugar!

  • Nativa Bambu é um bar/restaurante, beira-mar, muito frequentado pelos turistas latinos e equatorianos. Toca músicas como salsa, reggaeton e nacionais.
  • Canã Grill é o lugar de encontro da galera underground. Nos finais de semana sempre tem música ao vivo.
  • HolaOla é o point dos estrangeiros europeus. O dia mais badalado é a quinta-feira, com a festa “Ladies Night“. A música eletrônica predomina no HolaOla.
  • Toda sexta-feira acontece uma fogueira na “ponta”, ao som de muito reggae.

Surf

pictograma-surf

Além das festas, Montañita também é a meca dos surfistas. O clima quente durante todo ano contribui para quem curte surfar. Quem nunca surfou pode aproveitar e fazer aulas, oferecidas na praia ou em lojas especializadas na rua principal. Em julho, acontece o Festival Internacional de Surf, atraindo surfistas da região e de várias partes do mundo.

montanita-6

Quando ir
picto-epoca

Dias de festas – finais de semana e feriados
Dias menos agitados – segunda, terça e quarta
Alta temporada – dezembro a abril
Baixa temporada – junho a novembro
Temporada de surf – janeiro, fevereiro e março

montanita-12

O que fazer

pictoTirolesa

Montañita Canopy é a tirolesa mais longa do Equador, localizada em uma reserva ambiental cercada de montanhas. São 40 minutos de frio na barriga, no percurso de 2.840 metros passando por 6 cabos acima das copas de árvores. A sensação de adrenalina, quase infinita, é inexplicável! Quando você pensa que já acabou, ainda tem mais cabos para descer.

montanita-1

montanita-4

Paraglider

Montañita realmente é um lugar privilegiado! Os bons ventos da região também são favoráveis para a pratica de esportes como paraglider. Eu fiz em um dia nublado e mesmo assim, foi uma experiência incrível!

montanita-41

montanita-10

montanita-9

O que fazer nos arredores de Montañita

  • De junho até o final de setembro baleias jubarte aparecem em Puerto López, a 35 minutos de Montañita, e é um dos melhores lugares para avistá-las. É possível contratar passeios e ver de perto baleias e golfinhos saltando nas águas do Pacífico.
  • Também em Puerto Lopéz, conheça a Isla Salango e Isla de la Plata.
  • Siga sentido norte para ir até a praia de Olon.
  • No Parque Machadill, conheça a praia dos Frailes.

Onde comer

pictograma-restaurante

Na rua principal existem várias opções de cardápio com comidas locais, internacionais e vegetarianas. Está sem grana? Um pouco mais afastado do burburinho do centro procure os restaurantes mais simples (conhecidos também como restaurantes familiares), eles servem pratos por menos de US$10 e são uma delícia!

Como chegar 

picto-bus

De ônibus saindo de Guayaquil

Saem ônibus diariamente da rodoviária. A viagem dura, aproximadamente, 3 horas.

  • Guichê 84 – direto até Montañita por U$6, o último ônibus sai às 16h.
  • Guichê 83 ou 85– pegar ônibus até Santa Helena (U$ 1,50) de lá, pegar outro até Montañita (U$ 1).

De carona

A melhor cidade para pegar carona até Montañita é Máncora, na avenida principal. Na alta temporada, vários viajantes ocupam essa avenida com o dedão para cima. Sugiro fazer uma plaquinha e tentar pegar no período da manhã, onde o fluxo de carros é mais intenso.

montanita-7

montanita-11
Cidade lotada durante o feriado

montanita-8

Post anterior

Trabalhar e viajar: minha experiência

Próximo post

Equador: 2 atrativos imperdíveis para conhecer em Latacunga

8 Comentários

  1. 19/09/2014 at 17:36 — Responder

    Olá Cris, estou indo pra Montanitas na próxima semana, foi tranquilo pra você conseguir trabalho por lá?

    • 20/09/2014 at 23:11 — Responder

      Olá Jaque, sempre estão precisando de pessoas, principalmente na alta temporada. Foi fácil sim. Se você tem tempo e vontade de trabalhar sempre aparece alguma coisa, tem que ir perguntando. Depois me conte se conseguiu. Boa sorte!

  2. Déborah
    16/12/2013 at 17:24 — Responder

    Cris, tudo bem? Estou pensando em ficar uns tempos em Montañita, trabalhando e surrando. Porém gostaria de fazer aulas de espanhol pra dar uma melhorada. Sabe se tem algum bom curso de espanhol em Montañita? Obrigada, beijão!

    • 19/12/2013 at 20:17 — Responder

      Olá Dáborah, não saberei te indicar nenhum curso porque não fiz aulas. Mas é só dar um caminhada pela rua principal que verá várias placas indicando salas para fazer curso de espanhol. Muitos estrangeiros escolhem Montañita para fazer cursos de espanhol e surfar, por isso existem vários. Pode ir tranquila pq lá vc encontrará várias opções. 😉

  3. 27/10/2013 at 21:23 — Responder

    Oi, Cris!!!
    Você sabe dizer qual é a melhor época do ano pra visitar Montañita?!… Estou procurando um lugar maneiro pra passar o Reveillon 2014.
    Bjsssss

    • 04/11/2013 at 10:37 — Responder

      Olá Márcia, entre dezembro e maio costuma chover, mas se tratando de Montañita, tudo é festa. rsrs bjoos

  4. 01/10/2013 at 16:23 — Responder

    mal esperando por ter mais novidades sobre este destino!!

    em breve, no Muita Viagem – blog com relato de viagens

    • 06/10/2013 at 10:19 — Responder

      Gustavo, você vai curtir o lugar. Mas aproveite com moderação. rsrs

Responder para

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *