0
COMPARTILHAMENTO
Pinterest Google+

O Mapa Gentil é um projeto de intervenção urbana em Brasília, que discute o conceito de gentilezas por meio de obras inspiradas no Profeta Gentileza, famoso por seus painéis no Rio de Janeiro.

Criado em 2012 o Mapa Gentil ocupo espaços públicos com a proposta de aproximar arte, pessoas e lugares. Para tal, foi instalado cerca de 90 obras em 4 cidades satélites — Ceilândia, Samambaia, Taguatinga e Riacho Fundo — entre graffiti, pintura, lambe-lambe, stencil, placa e adesivo (sticker art).

Profeta Gentileza

José Datrino, o Profeta Gentileza, nasceu em 1917 em Cafelândia no interior de São Paulo, e desde pequeno se mostrava uma criança especial. Aos 14 anos de idade tinha premonições sobre sua missão em ajudar o planeta. Adulto, constituiu família e era dono de uma empresa de transportes de cargas no Rio de Janeiro.

Em 1961, sua vida mudou completamente. Em uma noite de dezembro o circo “Gran Circus Norte Americano“, em Niterói, Rio de Janeiro, foi incendiado criminalmente, deixando mais de 500 mortos e milhares de feridos, sendo 70% crianças. O crime foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Médicos, Exército e voluntários ajudavam os feridos. José Datrino pegou um dos seus caminhões e foi para o local do incêndio também. Como voluntário, ele confortou as famílias das vítimas, plantou um jardim e uma horta sobre as cinzas do circo, e a partir daquele dia, deixou a própria família para trás e bens materiais para dedicar-se apenas ao mundo espiritual. Permaneceu dessa forma no local por 4 anos.

A partir dali, começou a difundir suas ideias e a cumprir sua missão de levar às pessoas palavras de bondade, transmitindo o real sentido dos termos AGRADECIDO e GENTILEZA. Nesse mesmo período, passou a chamar-se José Agradecido ou simplesmente Profeta Gentileza.

Tornou-se uma personalidade carioca e ficou conhecido por andar com vestido com uma túnica branca, barba longa, distribuindo flores para desconhecidos e fazendo inscrições no viaduto na Avenida Brasil.

mapa gentil 1

 Sou maluco para te amar e louco para te salvar.” respondia o profeta quando diziam que ele era louco.

Em 1980, pintou 56 pilastras do Viaduto do Caju com inscrições em verde e amarelo. Hoje a obra do Profeta é reconhecida como bem do Patrimônio Cultural e está localizada numa extensão de aproximadamente 1,5 km que vai do Cemitério do Caju até a rodoviária Novo Rio, no Rio de Janeiro.

O Profeta Gentileza faleceu em 29 de maio de 1996, aos 79 anos, deixando um legado de gentilezas e valorização do ser humano e da natureza.

profeta gentileza

Intervenções Urbanas inspiradas no Profeta Gentileza

Em Brasília, o Projeto Mapa Gentil foi criado por artistas convidados e um grupo de alunos do Centro de Ensino Médio EIT, seguindo a ética e a estética do profeta. As intervenções estão a céu aberto e por isso, algumas já sofreram com a ação do tempo e por depredações de pessoas sem gentileza. Porém, muitas ainda podem ser apreciadas em vários locais. Algumas são bem sutis e se você não tiver um olhar atento, passará despercebido.

A logomarca do Mapa Gentil não leva a tipografia do Profeta Gentileza para manter a originalidade do artista com sua própria marca.

mapa gentil

mapa gentil 2

mapa gentil 6

mapa gentil 7

mapa gentil 9

mapa gentil 11

Na rota do Mapa Gentil

A escolha de intervenções urbanas como ferramenta de lapidação social se deu por seu formato democrático, que insere a arte ao cotidiano das pessoas, resignificando e embelezando ruas, prédios, árvores. Além de disseminar a gentileza, o Mapa Gentil também pretende trabalhar a autoestima e a noção de pertencimento, revelando sutilezas que se perderam em meio à pressa cotidiana.” Mapa Gentil

Fazer o trajeto do Mapa Gentil é uma oportunidade de visitar (e entender) um pouco mais da história das cidades satélites de Brasília. Todas as intervenções estão em pontos estratégicos e foram cuidadosamente mapeadas, levando o visitante a diversos pontos importantes, tais como:

  • Casa do Cantador: Prédio de Oscar Niemeyer em homenagem à comunidade nordestina do Distrito Federal. O local é palco de diversas manifestações culturais, a mais famosa é o Festival Nacional de Cantadores Repentistas e Poetas Cordelistas, que acontece há mais de 22 anos. — em Ceilândia;
  • Praça do Relógio: Tombada como Patrimônio Cultural e Artístico do Distrito Federal, a praça tem como principal atrativo um relógio de 15 metros doado pelo presidente da Citizen Watch Co., empresa japonesa dos relógios da marca Citizen. — em Taguatinga Norte;
  • Sítio Geranium: Centro de Educação Socioambiental e Produção de Alimentos Orgânicos. O sítio funciona como um espaço vivo para trocas, aplicação, ensino, pesquisa de conhecimentos e técnicas que possibilitam o desenvolvimento de uma Cultura da Sustentabilidade, fundamentada no grande leque aberto pela Agroecologia e pela Permacultura — em Taguatinga Sul.

Exercite seu olhar e siga os passos da gentileza!

mapa gentil 13

mapa gentil 14

Conheça o projeto: www.mapagentil.com.br

Post anterior

Segredos de Brasília: mini capela + restaurante panorâmico

Próximo post

Kombi: sonho de viagem em quatro rodas

No Comment

Responder para

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *