0
COMPARTILHAMENTO
Pinterest Google+

João Pessoa é a cidade com maior extensão de praias urbanas próprias para banho no Brasil. A Costa do Conde é a parte do litoral mais frequentado pelos visitantes. A costa é dividida em sete praias, duas delas estão na lista das mais bonitas do país: Coquerinho e Tambaba — localizadas a pouco mais de 35 km ao sul da capital.

Tambaba foi a primeira praia oficializada como naturista do nordeste e é considerada o paraíso do nudismo no Brasil. E não é pra menos: com uma beleza natural única, a praia de águas mornas e cor esmeralda é cercada por falésias coloridas, corais e piscinas naturais.

tambaba-nudismo-dentro-do-mochilao
Foto: Pinterest

A praia é divida em duas partes: uma pequena prainha onde ficam os banhistas “com roupa” e a aérea mais bonita, que é reservada ao nudismo, onde se encontra uma estrutura de pousada e restaurantes.

tambaba-joao-pessoa-dentro-mochilao-6
Área para banhistas com roupas

tambaba-joao-pessoa-dentro-mochilao3

tambaba-joao-pessoa-dentro-mochilao2

O Decreto N. 276, de 25 de janeiro de 1991 instituiu Tambaba como Área de Preservação Ambiental, que autoriza à pratica do naturismo como norma de acesso. No mesmo ano foi criada a ATN — Associação Tambaba Nua.

A praia é cercada por paredões de falésias com densa vegetação de mata atlântica que preserva a privacidade dos banhistas e evita os olhares de curiosos. Antes de entrar na praia, na “portaria” (que é uma barraca de souvernir) um funcionário passará as instruções aos visitantes. O limite entre a praia “com roupa” e a parte nudista é uma ponte de madeira com poucos metros. Dali em diante, ficar pelado é obrigatório!

tambaba-joao-pessoa-dentro-mochilao-10

tambaba-joao-pessoa-dentro-mochilao-11

Não é permitido de maneira alguma “dar uma olhadinha” para ver se você tem coragem de ficar pelado. Passou da placa, tem que tirar a roupa. A entrada é fiscalizada e o visitante que vai pela primeira vez tem poucos minutos para pensar se fica nu, ou não. É comum pessoas chegaram até a entrada e desistirem. Mas olhe, por experiência própria, recomendo deixar a vergonha de lado e aproveitar a liberdade.

tambaba-joao-pessoa-dentro-mochilao-9

tambaba-joao-pessoa-dentro-mochilao-5

Na baixa estação — de março a junho e de agosto a novembro — a praia fica bem vazia e na alta temporada — julho, dezembro a fevereiro — chega a receber mais de 200 pessoas por dia. A praia oferece uma estrutura com restaurantes, bares e uma pousada que dispõe de 8 chalés com vista para o mar. A pousada aceita casais héteros e homossexuais. Antigamente os funcionários também ficavam nus, mas por uma norma da vigilância sanitária precisam trabalhar de roupa.

tambaba-joao-pessoa-dentro-mochilao1

tambaba-joao-pessoa-dentro-mochilao2

tambaba-joao-pessoa-dentro-mochilao4

tambaba-joao-pessoa-dentro-mochilao

O nudismo é um estilo de vida que busca a conexão e harmonia do homem com a natureza de forma direta. Para os praticantes, ficar nu significa não colocar nenhuma barreira entre o corpo e a natureza como um todo.

Campeonato de surf naturista

Tambaba Open de Surf Naturista foi criado em 2008 e a obrigação de ficar pelado também se aplica aos competidores, juízes e imprensa. Na última edição contou com mais de 40 atletas inscritos, divididos em três tipos de categorias. Fora o nu, as regras e pontuações são as mesma aplicadas em campeonatos nacionais.

Foto: Yuri Facioli
Foto: Yuri Facioli

Normas de acesso

  • Mulheres podem entrar desacompanhas.
    .
  • Só é permitido a entrada de homem acompanhado por uma mulher.
    .
  • Cada casal pode levar um convidado do sexo masculino.
    .
  • Menor de idade só entra acompanhado dos pais.
    .
  • Não é permitido tirar fotos de outras pessoas sem autorização.
    .
  • O nudismo é obrigatório.
Post anterior

Safari Camp da Korubo: minha primeira excursão

Próximo post

ONG promove intercâmbio socio-cultural entre jovens e indígenas em São Paulo

148 Comentários

  1. Carla Andrea
    08/12/2016 at 20:13 — Responder

    Cris, gostaria de passar dois dias e conhecer bem a praia, onde posso me hospedar baratinho. Abçs Carla.

    • 14/12/2016 at 20:20 — Responder

      Tem uma hospedagem na própria praia: Pousada Naturista de Tambaba. 😉

  2. Telio
    09/11/2016 at 8:48 — Responder

    Um casal homosexual pode entrar?

    • 20/11/2016 at 21:32 — Responder

      Olá Telio, infelizmente eles só permitem a entrada de dois homens com a presença de uma mulher.

  3. Tiago
    24/09/2016 at 10:11 — Responder

    Ridículo essas normas,sou homem e não gostaria de levar uma amiga para a praia pois não me sinto confortável com mulher conhecida me vendo pelado, estou solteiro e levaria um amigo pra conversarmos ,mais não poderiamos??cade os direitos iguais?? Homem tb merece respeito ,não só as mulheres ,vejo isso como preconceito,fim!

    • 30/09/2016 at 21:48 — Responder

      Pois é Tiago, são as regras dessa praia. Mas existem outras tantas praias de naturismo no Brasil que são liberadas.

      Amor e luz!

  4. Vandoci Dantas de Lima
    17/08/2016 at 17:53 — Responder

    O fato de homem só poder entrar acompanhado, entendo um pouco de discriminação, face a igualdade de direitos. Se o homem entrando só e vier se comportar de forma inadequada, seria convidado se retirar, isso ocorre em clubes ou outros locais públicos, onde a ordem e respeito é pra serem cumpridos. Lembrando quando alguém tenta ingressar só com objetivo maldoso, logo é perceptível, assim sendo não permitir pessoas dessa índole.

    • 23/08/2016 at 14:44 — Responder

      🙂

      • João
        20/10/2016 at 3:56 — Responder

        bom dia fui ano passado lá,e pode sim entrar casal de homens,e casal de mulheres,casal homem mulher…tem que ser casal…ou se vc tiver a carteirinha de naturista pode entrar só.

        • 26/11/2016 at 8:27 — Responder

          Olá João, muito agradecida pela informação atualizada.

          Grande abraço!

  5. Walves
    02/08/2016 at 20:22 — Responder

    Vi muitas pessoas (maioria homens) reclamando que a praia é pública. Ora, ao lado tem uma praia belíssima para quem está sozinho. No BR podemos nos dar ao luxo de ter algumas praias só para naturistas. Temos milhares. Nunca fui porque minha mulher não topa mas acho que a sensação de liberdade deve ser muito boa e com organização e regras rígidas, melhor ainda.

  6. 29/07/2016 at 11:55 — Responder

    Todos ; praia Naturista ai en Tambaba é como se force privada nao entendo aqui na europa e en outros paises do mumdo é livre so ai ten essa mais enfin agente ai aceita isso nao deveria esistir a praia é pulblica toda a gente deveria ter asseço sen descriminaçao de ser solteiro ou nao muilher pode homen Não Por que ?

    • fatima
      11/08/2016 at 14:18 — Responder

      Lá é pública sim, com algumas normas. Para adentrar não pode entrar de roupas e homem sozinho que não tenha a carteira naturista.
      A praia é NATURISTA e não de NUDISMO, por isso é maravilhosa com normas e respeito somente isso.

  7. ivan
    24/07/2016 at 15:05 — Responder

    cris marques

    mais uma pergunta,como e que vcs tem ate uma pousada que permite casais guays e nao permite o acesso a praia?

    • 24/07/2016 at 22:14 — Responder

      Olá Ivan, você deve procurar a administração da praia para esclarecer essas dúvidas. Sou blogueira de viagem, fui até lá e compartilhei com vocês as informações que achei pertinentes.

      Grande abraço!

  8. Gabriel
    12/07/2016 at 19:26 — Responder

    Eu não entendo esse preconceito com o homem, eles pensam que todos tem malícia na mente e a mulher não, é lamentável. Felizmente existe outras praias que não existe essa regra ridícula.

    • 19/07/2016 at 13:27 — Responder

      Olá Gabriel, pois é… são regras dessa praia e como você disse, ainda bem que tem outras praias que permitem o acesso.

      Grande abraço!

    • Darcio
      27/01/2017 at 20:49 — Responder

      Infelizmente por causa dos pecadores os inocentes pagam , tem homens que quando entram sozinhos não sabem se comportar faltam com o respeito com as pessoas , ai tem que ter essas regras.

  9. David Gibson
    03/07/2016 at 5:58 — Responder

    Oi Cris,

    Sou estrangeiro ..estarei viajando sozinho nessa região em novembro. Tenho vontade visitar tambaba…mas, sozinho não tem jeito eu entrar né? Então, não vale a pena eu visitar? I liked your report..thanks 🙂

    • 10/07/2016 at 16:09 — Responder

      Olá David, sozinho não tem como entrar em Tambaba, de jeito nenhum. Se não for para entrar na parte naturista não vale a pena ir, pois a parte mais bonita é daquele lado.

      Abraços!

    • 29/07/2016 at 11:23 — Responder

      Ola David blz ai eu estive la nessa praia ano passado com minha namorada vivo en london e vou de feria en novembro e volto en dezembro , sim voce pode entrar sozinho sim mais nessecita a carteirinha de Naturista vc faz a cartrira de Natutista ai vc pode entrar srm pobrema vale apena nao desiste é muinto linda a praia con a cartririnha vc tamben pode ficar hospedado na pousada la dendro da praia voltarei la en novembro e dezembro

      • 29/07/2016 at 14:03 — Responder

        Olá Jhon, agradeço pelas dicas!

      • Simone Silva
        11/09/2016 at 16:33 — Responder

        Hi Jhon td tem? Tbm moro no UK vou de ferias em Novembro com meu namorado. Queremos conhecer essa Praia em Tambaba na Paraiba. Vc pode me informar uma pousada bem legal. Que fica perto da praia de nudismo. Por favor!
        Obrigado
        Simone

    • Fernando
      22/08/2017 at 12:10 — Responder

      Oi, jovem, você ainda tem planos de conhecer em Tambaba em Novembro? Justamente eu estou me organizando com amigos e amigas para irmos todos juntos ter tal experiência. Deve ser única na vida, imagina. Se ainda tiver interesse e ainda não tiver companhia, é só entrar em contato comigo por e-mail.

  10. paulo
    18/06/2016 at 0:05 — Responder

    oi cris eu tó querendo ir ai com minha esposa me tira uma duvida se eu fica exitado como eu faço pra disfarçar?

    • 22/06/2016 at 22:56 — Responder

      Paulo meu caro, se você não sabe como se controlar e nem disfarçar, quem sou eu para te ajudar? hehe Boa sorte aí!

  11. Henrique
    14/06/2016 at 14:33 — Responder

    Vou a joão pessoa em julho, quero saber se posso acampar na praia ou terei que ficar na pousada da praia de Tambaba? E o que posso levar alem da minha toalha de banho e onde deixo as minhas roupas?

    • 22/06/2016 at 23:05 — Responder

      Olá Henrique, dentro da área naturista não é permitido acampar. As roupas você leva com você, só não poderá vesti-las. 😉

    • 29/07/2016 at 11:36 — Responder

      Ola Henrique blz sim bro vc pode sim acampar na praia sim sen pobrema estive la en 2015 vale a pena boa praia .

  12. Alex
    04/01/2016 at 18:30 — Responder

    Prezados, pretendo praticar naturismo. Estou em João Pessoa, quero conhecer Tambaba, me digam se posso levar uma toalha para deitar na areia, chapéu para proteger do sol, frutas para comer e claro, meu saquinho para colocar o lixo.
    Grato,
    Alex

    • 20/01/2016 at 12:32 — Responder

      Olá Alex, você pode levar seus itens pessoais, o que for comer e claro, seu saquinho de lixo. =)

      Grande abraço!

    • Lucas
      30/01/2016 at 15:13 — Responder

      Sobre casais homoafetivos. Fui algumas vezes com meu companheiro e não há nenhuma restrição para casais homoafetivos, podem barrar por não saberem que se trata de um casal, cabendo ao mesmo informar ao funcionário. Dica: naturismo não é fantasia sexual. Para mim naturismo é liberdade, é contato com a natureza, é respeitar os outros, é quebrar o tabu de relacionar nudez com sexualidade, é estar de bem consigo mesmo, independente do que os outros vão pensar. Se você pensa de maneira semelhante vá, é uma experiência única. Se não for com essa mentalidade, é melhor não ir, você não se sentirá bem e não vai experimentar o que de fato é o naturismo.

  13. Esther
    13/12/2015 at 9:05 — Responder

    Oi cris, eu e meu filho Pietro praticamos o naturismo desde quando ele tinha 4 anos, e queria saber se ele pode ir comigo porque sou solteira e ele tem onze anos porque eu adoro muito o naturismo e nós adoramos ficar pelados.

    • 16/12/2015 at 13:11 — Responder

      Ixi Esther, não vou saber te informar… =( Mas ó, se você buscar no Google vai achar o telefone da administração, eles são as melhores pessoas para responder essa pergunta. Boa sorte!
      Grande abraço!

      • Junior
        02/01/2016 at 8:36 — Responder

        Sem problemas Cris. Muitas crianças aproveitam já que o ambiente é muito familiar mesmo. De qualquer forma, é bom contactar alguém da administração ou mesmo da pousada para verificar se é necessário apresentar algum documento comprovando ser seu filho.

        • 20/01/2016 at 12:41 — Responder

          Olá Júnior, verdade. Ótima observação. Muito agradecida!

          Grande abraço!

  14. NELSON TIMM
    08/12/2015 at 12:54 — Responder

    Boa tarde !!! estamos querendo viajar para este Paraíso que é Tambaba !!!

  15. Guga Pereira
    24/09/2015 at 20:35 — Responder

    Olá Cris
    Vi a afirmação de que em Tambaba não entra homens desacompanhados. Assim como alguns já se manifestaram, acho isso um absurdo. É claro que alguns abusos devem ser banidos. Mas não acho legal a proibição, já que a Constituição Brasileira nos garante o direito de ir e vir.
    Frequento algumas praias naturistas no Brasil e nunca fui barrado em nenhuma. São elas: Massarandupió (BA), Abricó (RJ), Pinho e Galhetas (SC). Acho que o comportamento de cada um é que vai balizar a sua permanência ou não no local.

    • 05/10/2015 at 21:17 — Responder

      Olá Guga, também não entendo muito o motivo dessa regra tão severa. No entanto, como essa é a regra do lugar minha função é repassar a informação para vocês. Grande abraço!

      • JOSINALDO ALVES BEZERRA
        08/04/2016 at 9:01 — Responder

        Muito bom dia, eu gosto de praticar o naturismo, e sou paraibano e solteiro, mas sempre que quero praticar o naturismo tenho que procurar outros lugares que aceitem homens desacompanhados. Atualmente frequento uma praia em Búzios, onde homens e mulheres podem entrar desacompanhados.
        bom acho que essa regra deveria mudar.

        • 18/04/2016 at 16:02 — Responder

          Olá Josinaldo, pois é… cada lugar tem uma regra diferente. Uma pena que acaba prejudicando quem vai sozinho, né? Sugiro que você entre em contato com a organização da Praia de Tambaba e envie essa sugestão. =)

          Grande abraço!

  16. SEBASTIÃO OMENA SOBRINHO
    14/09/2015 at 11:31 — Responder

    deveria te outra praia igual dessa

    • 05/10/2015 at 21:37 — Responder

      Olá Sebastião, tem várias no Brasil e no mundo. Dá uma pesquisada que você vai encontrar. 😉

  17. Clebinho
    17/08/2015 at 15:07 — Responder

    quais são as regras ?

    • 18/08/2015 at 22:48 — Responder

      Olá Clebinho, as regras estão no final do post como “normas de acesso”. 😉

  18. 13/06/2015 at 9:49 — Responder

    Bom Dia, sou estudante de engenharia de materiais na UFPB, sou naturista é lugar muito lindo com muitas pessoas educadas os dirigentes são pessoas boa eu recomendo este local seve para vc ver com a vida é magica e que a liberdade a filosofia de vida é maravilhosa eu não me vejo sem ir a minha praia tambaba seu organisadoures sao pessoas muito boa estao de parabens!

  19. nilton cesar
    10/06/2015 at 12:35 — Responder

    foi eu e minha esposa, nao tem nada de melhor q a natureza , o pessoal la e respeitador, praia limpinha, vamos voltar em breve, abçs

  20. 09/06/2015 at 19:09 — Responder

    a lei que tipifica a natureza da praia de nudismo não determina a entrada ou não de pessoa sozinha.. ja que se trata de espaço publico

  21. Ângelo
    20/05/2015 at 1:26 — Responder

    Qual são as pousadas naturistas de tambaba? Pq pela internet só consegui visualizar uma e para o mês de julho de 2015 está lotada e eu e minha namorada só podemos ir neste mês .

    • 29/05/2015 at 16:23 — Responder

      Olá Ângelo, dentro da praia só tem uma pousada, mas na região existem várias outras.

      Grande abraço!

      • jose carlos
        18/08/2015 at 20:36 — Responder

        Cris, boa noite! Qual é o nome da pousada que fica dentro da área de nudismo?

        • 18/08/2015 at 22:29 — Responder

          Olá José, é Pousada Tambaba Naturista. 😉

          Grande abraço!

  22. Anastacio
    28/04/2015 at 0:36 — Responder

    Gostaria de ir com meu filho de 25 anos no feriadão de Corpus Cristi até Tambaba aproveitando uma viagem para Campina. Há alguma restrição para a nossa entrada na parte onde se pratica o naturismo? Somos de Belém, Pará

    • 02/05/2015 at 10:02 — Responder

      Olá Anastacio, será necessário comprovar que ele é seu filho (RG, simples). Caso contrário, a regra é clara: homens acompanhados de mulheres ou casais homossexuais.

  23. 15/04/2015 at 9:11 — Responder

    Cris Marques,eu também tenho muita vontade de conhecer a praia de Tambaba,mas uma coisa eu te pergunto:Na praia do pinho o homem só entra se for acompanhado de uma mulher ou a praia do pinho é bem diferente da praia de Tambaba,mesmo que eu também vou pra praia do pinho para curtir a natureza?E também,eu não tenho namorada,mas se eu tiver uma amiga em João Pessoa,não tem nada eu andar acompanhando dela assim mesmo na praia de Tambaba não né?

    • 24/04/2015 at 20:40 — Responder

      Olá Marcus, na praia de Tambaba o homem só pode entrar acompanhados de uma mulher. Abraço!

      • 29/07/2016 at 11:47 — Responder

        Hi Cris boa tarde en primeiro parabéns pelo blog adorei ver vc pulando de bang jump ne africa do sul eu adoro augo parecido como pular de paraqueda parabéns ; quanto a seu comentario sobre homen sozinho eles poden entrar sin na praia de tambaba , Mais deve apreaentar uma carteirinha de naturista eu Moro aqui em london e fiz aqui a minha mais ai no brazil nao sei quen estiver enteressado procura um orgon ai e se informa como fazer a carteira de Naturista ai sim ele ja nao pode ser barrado bjs .

  24. roberto carneiro
    12/04/2015 at 18:53 — Responder

    Boa Noite
    Gostaria de saber se na praia tem alguma estrutura como cadeiras, local para tomar algo , poderia me informar, pois irei para lá em Janeiro de 2016, e se puder me indicar outras praias agradeço.

    • 16/05/2015 at 14:49 — Responder

      Olá Roberto, tem sim. Inclusive uma pousada. Essas informações estão descritas no post.
      Grande abraço!

  25. francinaldo barbosa
    12/04/2015 at 10:30 — Responder

    Cara eu acho o maior barato curtir uma praia de naturistas é o meu sonho mais as condições não favore mais quem sabe um dia eu consiga desfrutar desta natureza chamada de NATURISTAS.

  26. emerson
    24/03/2015 at 16:25 — Responder

    Tenho um companheiro à dez anos, gostaria de saber se essa restrição masculina se aplica à nós também. Estaremos em João Pessoa em abril de 2015. Beijo .

    • 24/04/2015 at 20:45 — Responder

      Olá Emerson, você pode confirmar na administração da praia essas regras para os homossexuais? Uns amigos gays me disseram que não tem problema…
      Aqui os contatos: (83) 4141-2617 (fixo)
      (83) 9992-8862 (tim)
      (83) 96575624 (tim)
      (83) 9162-6582 (claro)
      Grande abraço!

  27. dinaldo
    28/11/2014 at 15:02 — Responder

    oi..gostaria de sabe se paga pra entrar e quanto é o valor?

  28. Rui de Sa Barbosa
    28/11/2014 at 12:55 — Responder

    No meu caso nao é um comentario e sim uma pergunta gostaria de saber se visitar esta praia com meu companheiro que vivo com ele a 16 anos e hoje ja somos casados e como li acima que so pode entrar homens acompanhados de uma mulher no nosso casso nao queremos uma mulher ao nosso lado para conhecermos esse lugar. pois estivemos na Praia do Pinho em Floripa que também é um belissima praia de nudismo e pudemos visitar sem essa exigencia de mulher ao lado. Espero uma resposta.

    • 01/12/2014 at 12:08 — Responder

      Olá Rui, você pode ir com seu companheiro. Na entrada o pessoal vai pedir para você dar um pega no seu boymagia e pronto, estão liberados. É serio! hehe

      Grande abraço!

  29. Jorge
    27/11/2014 at 20:25 — Responder

    Ola Cris. Gostaria de saber se em Tambaba exite vila de moradores que adotaram esse estilo de vida?
    Muito bom seu artigo.

    • 28/11/2014 at 12:15 — Responder

      Olá Jorge,
      não existem moradores, somente turistas. =D

  30. Junno Andrade
    25/11/2014 at 10:05 — Responder

    Ainda existe essa proibição de homem entrar sozinho ou já pode?
    Morro de vontade de conhecer, mas não tenho com quem ir.

    Abraços.

    • 28/11/2014 at 12:58 — Responder

      Olá Junno,
      realmente é regra, homens desacompanhados não entram em Tambaba. =/
      Grande abraço!

      • Julio
        02/12/2014 at 10:16 — Responder

        Lembrando que essa regra é ilegal. O acesso a qualquer praia brasileira é livre, basta uma pequena ação judicial e o problema estará resolvido (apenas para aquele que impetrar a ação). Abraço.

        • 02/12/2014 at 11:52 — Responder

          Olá Júlio, o pouco que sei é que existe sim uma lei que regulamenta o naturismo no Brasil, e essa legislação prevê normas e regras, principalmente para inibir abusos de qualquer natureza. Como não sou praticante do naturismo e fui apenas para conhecer para conhecer a praia, as informações postadas foram repassadas por funcionários da praia. No entanto, sei que Tambaba está assegurada na lei e regulamento do Decreto N. 276, de 25 de Janeiro de 1991, que inclui normas e regras legais.

          Bom, não sou profunda conhecedora das leis de naturismo. Aproveito para deixar o espaço aberto, principalmente para os praticantes de naturismo, para complementar ou corrigir essa informação.

          Agradeço por trazer essa questão!

          Grande abraço,

          • Julio
            10/12/2014 at 1:14

            Oi, Cris!!! Também não sou praticante do naturismo (nem pretendo nos próximos 50 anos), apenas gosto de ver as leis serem cumpridas… Alguns naturistas acham que são donos de algumas praias e sempre vejo comentários sobre leis a respeito, lembrando que cada localidade tem autonomia para determinar se uma praia é ou não “naturista”, não existe uma lei federal que regulamente isso (seria um absurdo se existisse né??). O que posso te garantir é que não se pode proibir ninguém de entrar nas praias, caso exista alguma lei, em alguma praia que diga isso, eu gostaria muito que alguém me mostrasse. Parabéns pelo blog!!!

  31. Orlando
    27/09/2014 at 17:25 — Responder

    Estive lá c/ a esposa, foi uma experiência e tanto, achei fantástico,ainda voltarei.

    • 30/09/2014 at 12:46 — Responder

      Olá Orlado, agradeço por compartilhar sua experiência positiva.

      Grande abraço!

  32. Rayane
    22/07/2014 at 17:12 — Responder

    Olá , adoro o seu blog !!
    Queria saber se tem mais algumas dicas sobre JOão Pessoa .. quantos dias foram necessários pra conhecer os locais mais atrativos?
    Pretendo ano que vem fazer uma viagem com meus pais do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Norte , e me colocaram nessa missão de fazer os roteiros !

    Att ,

    • 02/08/2014 at 19:00 — Responder

      Olá Rayane,
      fiquei apenas 5 dias e achei mais que suficiente. As praias da cidade não são bonitas e te recomendo ir nessas mais afastadas. Outra atração que me decepcionou foi o centro histórico, achei tudo muito abandonado e feio. No centro tb é necessário ficar atenta pq não é um lugar dos mais seguros. Também não gostei do Bolero de Ravel de Jurandy do Sax, na Praia do Jacaré. Sendo bem sincera, achei tudo muito turístico e quem não paga para ouvir de um restaurante não curte tanto… Agora falando das coisas que gostei: Tambamba e piscinas naturais de Picãozinho. Vale a pena conhcer! Sem dúvidas João Pessoa tem lugares lindos e interessantes, mas quando passei por lá faltou paixão entre nós dois. hehehe

      Boa sorte com o roteiro.

      Grande abraço,
      Cris

  33. thiago
    21/07/2014 at 15:11 — Responder

    Ola Cris
    Gostei das suas informações, quem sabe um dia eu possa conhecer Tambaba, todo o tipo de publicação, referente a naturismo , igual a sua com muita qualidade e sem malicia. servem para eu convencer minha esposa a um dia visitarmos um ambiente naturista.
    Nossa pergunta é. você não ficou timida, estando nua na frente de seu irmão, o pra vocês isso já e normal.
    um grande abraço

    • 25/07/2014 at 20:57 — Responder

      Olá Thiago, meu irmão quase morreu de vergonha. Não tirou a canga de perto dele enquanto não sai de perto. hahhaha Teve uma hora que afastei para tirar umas fotos da praia e ele foi pro mar, quando viu que eu estava voltando saiu correndo para pegar a canga e se arrumar para sair da praia. rsrs
      Grande abraço,

  34. Edmar
    15/07/2014 at 20:28 — Responder

    queremos conhecer somos de formosa go.
    tem algum lugar pra ospedar

    • 20/07/2014 at 15:17 — Responder

      Olá Edmar, na praia tem uma pousada simples com 8 quartos. =)
      Grande abraço,

  35. michele aline
    02/07/2014 at 13:19 — Responder

    Ola!!! havia tempos que queria experimentar a nudez sem está relacionado ao sexo,e após ler seus relatos,coloquei a vontade em prática,e fui!!!Estava bem tranquila,um dia um tanto nublado,poucas pessoas,na paz;minha experiência foi de 0 a 100 em minutos,um misto de ta fazendo algo proibido,talvez por não ser rotineiro,com a vergonha,enfim,mais matei minha curiosidade; é bacana ter uma relação intensa com a natureza,sem restrições,tomar banho de mar sem roupa foi o ponto máximo;porém as normas que li,na prática pelo menos no dia que eu fui diferem um pouco,pois vi pessoas de blusa,outros enrolados na toalha,mulheres vestidas da cintura pra baixo,vi entrando dois homens,bom mais fora isso foi uma experiência e tanto.Obrigada pela sua experiência relatada pois me ajudou muito.! abraço.

    • 07/07/2014 at 0:51 — Responder

      Olá Michele, tb te agradeço por trazer sua experiência e nos atualizar sobre as regras. Fico feliz que tenha curtido a experiência!

      Grande abraço,

  36. Renata
    25/05/2014 at 0:06 — Responder

    Olá Cris!
    antes de td,parabéns pela postagem,e me tire uma dúvida.
    seu irmão tava com a mão na frente pq estava excitado?
    rsrsrs
    e ele ficou excitado em algum momento lá?
    achei ele gatinho,da próxima vez vou com vcs viu?
    kkkkkk
    valeu pela atenção.
    bj!!!

    • 25/05/2014 at 13:09 — Responder

      Olá Renata, ele colocou a mão na frente (assim como eu tb) porque estávamos tirando uma foto para colocar no blog. rsrs Ele não ficou excitado em nenhum momento. A nudez é tão natural quando estar vestido e, não é visto com pudor, tabu ou obsessão sexual. As pessoas que vão a praias naturalistas não estão ali para satisfazer suas fantasias sexuais. Se algum homem fica excitado, por exemplo, é recomendado que relaxe “os ânimos” no mar. Desde que não use sua excitação de forma ofensiva e constrangedora ele poderá continuar na praia. A filosofia naturalista preza pelo respeito ao próximo. 😉

      Bjooo

    • nayara
      12/02/2015 at 16:33 — Responder

      se ficar excitado em tambaba vc é convidado(a) a se retirar…olha sou pessoense e me sinto mais respeitada em tambaba do que tambaú ou qualquer outra praia “tradicional”

  37. Antonio Cavalcante
    11/05/2014 at 21:33 — Responder

    Olá cris! Vou tirar umas férias para conhecer João Pessoa. E irei até Conde conher Tambaba, com certeza. Abraço, Antonio.

    • 12/05/2014 at 13:21 — Responder

      Olá Antônio, com certeza você vai gostar muito. A praia é linda!!! Boa viagem!

      Grande abraço,

  38. Pedro
    11/05/2014 at 16:32 — Responder

    Gostaria de saber se casal gay pode acessara praia, ou tem que estar acompanhado de uma mulher mesmo assim?

    Obrigado.

    • 11/05/2014 at 18:43 — Responder

      Olá Pedro, não pode. Independente da opção sexual, homens só entram nessa praia acompanhados por uma mulher. =/

      Grande abraço.

      • Raphael
        15/04/2015 at 15:47 — Responder

        Oi Cris, Você disse nos comentários acima que se o casal gay “der uns pegas”, poderiam entrar na praia e nesse vc diz que não. Existe ou não essa “regra” para os casais gays entrarem na praia?

        • 24/04/2015 at 20:39 — Responder

          Oi Raphael, quem ma falou isso foi um amigo gay, mas na dúvida é melhor ligar na administração para confirmar:
          (83) 4141-2617 (fixo)
          (83) 9992-8862 (tim)
          (83) 96575624 (tim)
          (83) 9162-6582 (claro)

          Grande abraço!

  39. beto
    23/04/2014 at 0:35 — Responder

    Estarei ai em maio/14 com minha namorada se Deus quizer!! linda praia!

    • 23/04/2014 at 9:24 — Responder

      Olá Beto, com certeza vocês irão curtir muito, depois me conte como foi!!! Grande abraço!

      • beto
        24/04/2014 at 1:26 — Responder

        é verdade q um casal pode levar mais uma pessoa do sexo masculino? Se for otimo!! Um amigo ta doido pra ir tmb!vou ver se ele quer ir com a gente !

        • 26/04/2014 at 18:38 — Responder

          Olá Beto,

          Pode sim. O casal por levar um convidado do sexo masculino.

          Abraço!

  40. Marcio Gonzaga
    16/04/2014 at 23:26 — Responder

    Como existem restrições para entrar em Tambaba, e estou indo com um amigo podemos pedir uma mulher ou um casal para entrarmos com eles e la dentro cada um ir para seu canto. Mas se virem dois homens passeando pela praia isto é restrito? Obrigado.

    • 18/04/2014 at 12:00 — Responder

      Márcio, fui como visitante e não sei exatamente como é o funcionamento das normas internas de Tambaba. Pelo que vi, ACHO que não teria problema. Quando estive lá, um senhor desacompanhado pediu que eu entrasse com ele. Já na praia, cada um foi para seu canto. 😉

  41. Paulo jorge
    15/04/2014 at 7:59 — Responder

    Bom dia .
    Somos um casal de Portugal que adora naturismo, já fazemos à 5 anos, vamos estar de férias no início de Junho , estava-mós a pensar em ir uns dias até ao Brasil, e conhecer uma praia naturista, visto que e uma altura baixa ,queria-mós saber qual a zona do Brasil que podemos ir, visto que não queria-mós ir a uma praia e não estar ninguém .
    Obrigada a todos

  42. Marcio Gonzaga Gardiman
    14/04/2014 at 22:26 — Responder

    Por favor estou indo neste mês em joão pessoa com um amigo a turismo. Gostaríamos muito de conhecer a praia naturista de tambaba. Como existem algumas regras que que homem so entra acompanhado de outro casal ou mulher . Como faremos para entrar?

    • 16/04/2014 at 17:01 — Responder

      Olá Márcio, nem todas as praias naturistas tem essa restrição, como é o caso da Abricó no Rio de Janeiro e Olho de Boi em Búzios. Na praia de Tambaba proíbe homens desacompanhados na praia, infelizmente, não tem alternativa. Grande abraço!

  43. Amanda Missel
    02/04/2014 at 16:16 — Responder

    Conheci essa praia, ela é maravilhosa!!!

    • Adilson
      09/04/2014 at 8:40 — Responder

      Vou em maio, quero conhecer todas praias, como e o tempo nesta época? E perigoso ir a Tambada, pois você disse que e quase deserta.

      • 14/04/2014 at 23:47 — Responder

        Olá Adilson, as praias de naturismo que já visitei geralmente não ficam lotadas e, na baixa temporada ficam mais vazias ainda. No entanto, a maioria das praias naturalistas (que eu saiba) tem uma portaria de acesso e fiscalização para segurança e controle.

  44. Lincoln
    12/03/2014 at 16:52 — Responder

    Estou viajando com um amigo e pretendo conhecer a praia de Tambaba. Como fazer se não conhecemos nenhuma mulher em João Pessoa para nos acompanhar?

    • 13/03/2014 at 16:50 — Responder

      Olá Lincoln, são as regras de acesso. Se não estiver acompanhado de uma mulher ou um casal (homem/mulher) não poderá entrar. O que vocês podem fazer, é na hora conversar com um casal ou uma mulher desacompanhada e pedir para entrar com eles. Aconteceu isso comigo quando estive lá. Um senhor estrangeiro foi sozinho e não sabia dessa limitação, aí me pediu para acompanha-lo. Depois que entramos, cada um foi para seu canto e foi de boa.

  45. EDGAR SEVERINO DOS SANTOS
    09/03/2014 at 0:47 — Responder

    ESTIVE EM TAMBABA E GOSTEI MUITO, SOU DA IMPRENSA GOSTARIA DE SABER,SE DEVO FAZER UM CREDENCIAMENTO PARA FAZER UMA MATÉRIA QUANDO EU VOLTAR, UM ABRAÇO A TODOS

    • 09/03/2014 at 14:09 — Responder

      Olá Edgar, no blog eu compartilho os lugares que conheci e gostei. Infelizmente não sei te informar a respeito do credenciamento. Sugiro que entre em contato com a Secretária de Turismo local para obter maiores informações.
      Grande abraço!

  46. marcos
    05/03/2014 at 20:52 — Responder

    sou separado,gostaria de conhecer está praia naturismo,se alguem quizer uma compania pra viajar pra lá,pode me convidar a gente combina a data.

    • 08/03/2014 at 1:08 — Responder

      Olá Marcos,
      Te indico buscar uma companhia para viajar em grupos e fóruns específicos. Não saberia te indicar algum, mas sei que eles existem e alguns funcionam super bem. Boa sorte! 😉
      Grande abraço!!!

  47. 26/02/2014 at 13:53 — Responder

    Obrigado! por divulgar o meu elogio as praias da região de CONDE na Paraíba. É realmente impressionante a beleza destas praias, em sumo de toda essa região. Obrigado! Parabéns!!! Antonio.

    • 26/02/2014 at 14:15 — Responder

      Olá Antônio, são tantas belezas naturais nesse nosso Brasil, cada região com sua peculiaridade. Agradeço seus comentários e volte sempre no blog.
      Grande abraço!

      • Antonio Cavalcante
        18/04/2014 at 0:24 — Responder

        Oi Cris! Obrigado, por está sempre lembrando de mim. Sempre que tiver novidades me envie.Obrigado! Antonio.

  48. Rosana
    20/02/2014 at 9:38 — Responder

    Cris, estou querendo conhecer em maio. Aqui em Brasília tem um lugar, chamado, paraíso das cascata.
    Vem conhecer. olha o link
    http://www.planat.org.br/

    bjos

    • 22/02/2014 at 17:06 — Responder

      Olha que bacana! Não conhecia esse grupo, quando for em Brasília quero conhecer sim. Grata por compartilhar!!!

      Bjooos

  49. Marcello
    14/02/2014 at 7:52 — Responder

    Eu fui recentemente com minha namorada a Tambaba. Ficamos impressionados com a beleza do lugar. Falésias belíssimas, mar de água cristalina contrasta com as cores dos rochedos caprichosamente esculpidos pela natureza. Além disso,a sensação que se tem quando se toma um banho de mar livre de qualquer pedaço de pano é indescritível! Recomendamos Tambaba a todo(a)s. O lugar faz bem ao corpo e espírito. Não deixem de conferir.

    • 26/02/2014 at 14:18 — Responder

      Marcelo, também tive essa sensação de liberdade. Recomendo a todos, pelo menos uma vez na vida, deixar a vergonha de lado e conhecer uma praia de naturismo.

  50. Antonio Cavalcante
    26/01/2014 at 15:44 — Responder

    Gostaria muito de conhecer essas maravilhas naturais de Tambaba, espero conhecer em breve, sou um admirador do naturalismo. Pretendo conhecer Conde e tenho ideais de morar na cidade de CONDE na Paraiba, pois acho uma cidade muito tranquila. Antonio, da cidade de Guarulhos São Paulo. Obrigado!!!

    • Cilene
      30/01/2014 at 21:41 — Responder

      Sempre tive curiosidade em conhecer praias naTuristas, em especial Tambaba. Fui junto com meu marido e confesso que fiquei mto mais encantada que imaginei.
      Além do local ser naturalmente belo, conheci pessoas incríveis: discretas, respeitosas e educadas. O peso da roupa é o peso dos valores impostos por uma sociedade. Qdo todos estão despidos, percebemos o qto somos iguais e humanos! Meu marido e eu voltaremos sempre que pudermos. Td belíssimo!

      • 26/02/2014 at 14:22 — Responder

        Cilene, a maioria têm preconceitos com as praias naturistas, mas não fazem ideia que esses ambientes são super respeitosos e acolhedor. Me senti muito à vontade e também conheci pessoas incríveis quando visitei Tambaba.

  51. Valdemar
    02/01/2014 at 17:47 — Responder

    Boa tarde pessoal,
    eu sou de Natal/RN e sempre tive muita vontade de ir a uma praia de nudismo, pois sinto que me encontro verdadeiramente quando estou sem roupas, sem este mercantilismo que classifica as pessoas por marcas. Aqui em minha cidade infelizmente não tem, as vezes, tento fazer em uma área reservada, contudo, tem os perigos da lei. Como estou de férias agora em janeiro, resolvi ir com um amigo para conhecer a cidade de João Pessoa e pensei em conhecer esta praia, mas infelizmente vi que de acordo com as políticas um homem sozinho não pode entrar, quando mais dois. Mas fico feliz em saber que a pratica desta filosofia tem seus adeptos, com respeito, principalmente a natureza. Abraço. Felicidades. E ótimo 2014 para todos!

    • 05/01/2014 at 12:42 — Responder

      Olá Valdemar, é exatamente esse o pensamento do naturismo. Ficar livre das interferências externas que nos distanciam do modo natural de vida. Tente levar uma amiga com vocês, mas não deixem de conhecer essa praia linda! Vale a pena. Grande abraço!

    • ADILSON
      22/01/2014 at 12:58 — Responder

      Pretendo ir em maio/2014. Como chegar na praia? Vou ficar em Tambaú

      • 25/01/2014 at 12:31 — Responder

        Saem ônibus diariamente da rodoviária até a praia de Tambaba. Você pode se informar melhor dos horários no próprio hotel. Em Tambaú eles disponibilizam diversos serviços como aluguel de carro e agência de turismo.
        Grande abraço!!!

  52. roger freitas
    22/12/2013 at 2:24 — Responder

    Oque acontece se eu ficar excitado? sou espulso?

    • 22/12/2013 at 10:31 — Responder

      Olá Roger,

      vc não vai ser expulso se ficar excitado e sim, se usar sua excitação de forma ofensiva e constranger as pessoas.

      Entenda que o naturismo é uma filosofia de vida muito além de questões sexuais. Geralmente quem procura esses ambientes não está preocupado em ver pessoas peladas para satisfazer fantasias sexuais individuais ou acha que nudez é perversão. A nudez é vista como algo natural (que é).

      Caso aconteça, sugiro que recolha-se, tome uma ducha, vá até o mar e mude seu pensamento. Assim como você controla sua cabeça, também pode controlar seu corpo. Bom, a não ser que seja um pré-adolescente na flor do ápice hormonal ou um maníaco sexual. rsrs

      Naturismo não é uma grande sacanagem sexual e sim um movimento que prioriza o respeito com o próximo e o meio ambiente.

      Grande abraço!

  53. 02/12/2013 at 23:18 — Responder

    nunca fui numa praia de nudismo,mas acho que deve ser legal,sou tímido,masdesenrolo se preciso

    • 04/12/2013 at 20:37 — Responder

      Olá David,
      Meu irmão tb ficou morrendo de vergonha, mas depois relaxou. É tão natural que vc até esquece que está pelado. rsrs Vale a pena viver essa experiência! 😉
      Grande abraço!

  54. Lindo o post! E principalmente as fotos. ;D
    Essa praia já está na minha lista há tempos.
    Qualquer dia apareço por lá.
    Aqui no Rio tem uma e vou sempre que posso.
    É mto legal mesmo.
    Bjs

    • 21/10/2013 at 22:45 — Responder

      Pode colocar na sua lista, vc não irá se arrepender. Ela é muito linda mesmo!

      Essa praia do Rio é onde? Pô! Tantas vezes aí e nunca soube da existência de uma praia de naturismo… Eu quero conhecer tb! rs

      • Amanda Missel
        02/04/2014 at 16:14 — Responder

        Cris,
        Sou do RJ, e posso tirar a sua dúvida. A praia de Naturismo aqui é a de Abricó, fica na zona oeste, depois do Recreio. Em Búzios também tem uma, é a Olho de Boi. Bjs

        • 02/04/2014 at 19:59 — Responder

          Grata Amanda! Em breve vou no Rio e pretendo conhecer esses lugares que você indicou. bojo

  55. 21/10/2013 at 10:34 — Responder

    hahaha adorei, não sei se iria mas achei bacana a postagem!

    • 21/10/2013 at 10:46 — Responder

      Eu fui, postei foto e ainda recomendo a peladice. hahaha

  56. 20/10/2013 at 21:32 — Responder

    Eu fui, eu fui, eu fui!!! =)
    Adorei… Inclusive postei sobre essa visita há pouco tempo, olha lá:
    http://thewaytravel.blogspot.com.br/2013/09/correndo-pelado-na-praia-nudista-de-tambaba-na-paraiba.html

    Quero voltar! =)

    • 20/10/2013 at 21:59 — Responder

      Rafael, sabe que depois da minha visita a Tambaba descobri que viveria super bem em uma comunidade naturalista. hahahah Adorei tb, quero voltar e conhecer outras. Bjooos

  57. 20/10/2013 at 21:31 — Responder

    Que linda a praia Cris, não conhecia. E você, aderiu a peladice né, huauahuahau.

    • 20/10/2013 at 21:58 — Responder

      Thais, você acha mesmo que perder essa oportunidade? Jamais! hahahaha Meu irmão que no início não gostou muito da ideia, mas depois relaxou. Super recomendo a peladice. hahahaha

Responder para

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *