0
COMPARTILHAMENTO
Pinterest Google+

Baños é uma pequena cidade entre montanhas e cachoeiras, aos pés do vulcão ativo Tungurahua que fica a 5.061 metros acima do nível do mar. Três vulcões rodeiam a cidade: Chimborazo (6.310m), Altar (5.320m) e Carihuaurazo (5.020m). A cidade está localizada em uma altitude de 1.826 metros e distante 288km de Guayaquil e 176km de Quito, no Equador. A cidade é muito pequena, por isso, minha sugestão é tirar um dia para conhecê-la à pé ou de bicicleta.

Baños tem ótima estrutura turística com opções de hospedagem, restaurantes e passeios. Por sua geografia cercada de montanhas, cachoeiras e vulcões é muito procurada por visitantes que buscam aventura como rafting, escaladabungee jumping. Embora receba muitos turistas ao longo do ano, é possível encontrar bons restaurantes e hospedagens a baixo custo. Durante a noite, as piscinas de águas termais são as mais procuradas. La Virgen é a mais frequentada e funciona diariamente das 5h às 17h, com quatro piscinas. E reabre das 18h às 22h com acesso a duas piscinas com águas com temperatura de até 41°C. A água de origem vulcânica é terapêutica e muito relaxante.

Banõs também é conhecida pela sua produção de doces. O mais tradicional é o melcocha, feito a partir da cana-de-açúcar e coco. Ao caminhar pelas ruas encontrará muitos doceiros preparando-os de forma artesanal. Não deixe de provar!

clima

Programa-se!

Julho – setembro: época de chuva

Outubro – maio: verão, com sol contínuo

A temperatura média é 20°C.

O Balanço do Fim do Mundo

Casa da Árvore é um dos principais pontos turísticos de Baños. O que leva os viajantes até essa famosa casinha de madeira é um balanço à beira de uma encosta bem íngreme — que não chega a ser um precipício — que fica a 2.700 metros de altura. O responsável pela La Casa del Arbol é Carlos Sanchez, um simpático senhor de 74 anos, que fez questão de nos contar toda a história da construção da casa. La Casa del Arbol foi criada após a erupção do vulcão Tunguranhua em 1999. Foi então que Carlos resolveu, por conta própria, monitorar o vulcão de perto e, teve a ideia de construir uma ponte de observação a 2,5km do vulcão. Alguns anos depois o local se tornou também, uma estação de monitoramento sísmico para vulcanólogos da região. Além da visão privilegiada do vulcão, em dias claros é possível ter uma panorâmica do vale da Vila de Pondoa. A Casa da Árvore é o ponto mais próximo que chegará do vulcão, pois o acesso até Tunguranhua só é permitido com autorização.

A visitação é aberta ao público diariamente e o valor é livre, por contribuição espontânea. Caso queira pernoitar na Casa del Arbol é necessário levar barracas, comidas e roupas para baixas temperaturas. A contribuição para o acampamento também é espontânea, no entanto, o local não dispõe de nenhuma estrutura.

Como chegar até a Casa da Árvore

  • carro/ônibus: Existe uma linha de transporte público que passa pela estrada que dá acesso à Casa da Árvore. De lá é só caminhar alguns metros; a outra opção é ir de táxi.
  • trilha: Por uma trilha de 1h30, saindo do centro.

Carlos me mostrando o vale.

Carlos ensinando como usar o balanço.

banos-balanco-fim-do-mundo-equador-3

 

banos-balanco-fim-do-mundo-equador-9

banos-balanco-fim-do-mundo-equador-7

Post anterior

Universo Paralello: Tudo sobre o maior festival de cultura alternativa do Brasil

Próximo post

Lista completa de contatos dos receptivos familiares do Turismo Solidário em Minas Gerais

22 Comentários

  1. 27/11/2016 at 21:21 — Responder

    Já está na lista de roteiro obrigatório! Sou de Porto Alegre e pretendo visitar esse lugar incrível!!!! Poderia dizer ou passar algum linck com todas atividades na modalidade aventura que Baños possui? Se alguem mais animar borá lá! Parabéns pelo blog. Forte abraço

    • 04/12/2016 at 20:52 — Responder

      Olá Bruno, não tenho o link de todas as atividades, até mesmo pq elas são muitas. hehe Você precisa dar uma buscada no google ou escolher quando chegar em Baños. Boa viagem, você vai amar!!!

  2. 25/07/2016 at 0:09 — Responder

    Muito legal, difícil encontrar informação do Equador em blogs brasileiros.
    Parabéns pelo blog e pela trip!

    • 29/07/2016 at 14:09 — Responder

      Olá Renan, realmente não tem muita informação, uma pena pois o país é incrível…

      Grande abraço e ótimas viagens para você também!

  3. Barbara
    10/05/2016 at 19:54 — Responder

    Eu só consigo pensar como que o balanço não arrebenta a corda, gente? Eu não ia conseguir me balançar, não! Não tem nenhuma segurança! Hahahaah vocês são muito corajosos! rsrsrsrs

    • 14/05/2016 at 23:08 — Responder

      Sabe que nem tinha pensando nisso? Mas não arrebenta, acho… Vamos na fé! hehe

  4. Francisco Nelli
    08/06/2015 at 14:45 — Responder

    Olá Cris
    Estou me programando para um rápido passeio no feriado de 7 de setembro, e resolvi ir para Baños depois que li seu relato…
    É possível aproveitar o lugar em um FDS?! O Bungee jumping e a casa da arvore são os primeiros destinos.
    Abraço

    • 08/06/2015 at 17:11 — Responder

      Olá Francisco, Baños é uma cidade pequena com muitos atrativos naturais mas é possível sim, aproveita-la em um final de semana. Não deixe de tomar os banhos termais e conhecer a casa da árvore. 😉

      Grande abraço!

  5. Laury
    21/02/2015 at 8:52 — Responder

    Quero muito ir, poderia me falar como chegar lá, qual aeroporto mais próximo? E do aeroporto vou pra qual cidade, quero ficar o mais perto

    • 07/03/2015 at 20:45 — Responder

      Olá Laury, o aeroporto mais próximo fica em Quito e, de lá, é necessário pegar um ônibus para Baños. A viagem dura aproximadamente 3h30.

  6. Ana Paula Souza
    14/10/2014 at 16:17 — Responder

    Boa tarde!
    Lugar fantástico, imagens lindas. Gostaria de saber sobre a companhia ou pacote que fechou para ir ao destino, pois estou pesquisando qual a melhor forma de conhecer esse fantástico lugar.
    Gratidão!
    Paz e bem <3

    • 15/10/2014 at 8:24 — Responder

      Olá Ana Paula, infelizmente não sei te indicar uma empresa pois fui por conta própria. Fiquei viajando pelo Equador por 3 meses e ia de uma cidade para outra de ônibus e ficava hospedada em couchsurfing (tem um post dele aqui -> http://www.dentrodomochilao.com/2013/11/couchsurfing-hospedagem-gratuita-no-mundo/). Mas ó, não é difícil chegar, a maioria das empresas de ônibus das grandes cidades tem translado para Baños.
      Paz e bem para você também! Beijo grande!!!

  7. maria callegaro
    14/10/2014 at 15:28 — Responder

    estou indo para o equador em novembro e certamente irei conhecer a casa da árvore, obrigada pelas dicas.

    • 15/10/2014 at 8:26 — Responder

      Olá Maria, com certeza você vai gostar. É lindo!!! Grande abraço!

  8. Ricardo Macedo
    24/07/2014 at 16:40 — Responder

    Cris, é possível “passear” pelo vulcão, ou apenas avistá-lo de longe…muito bacana suas fotos…Equador/Colômbia/Peru serão meus alvos em dezembro de 2014

    • 02/08/2014 at 18:48 — Responder

      Olá Ricardo,
      O vulcão Tungurahua só pode ser avistado de longe. Desde que voltou a ficar ativo em 1999, a ascensão até o cume foi proibida por motivos de segurança.

      Grande abraço,
      Cris

  9. Bruno Ferreira
    20/05/2014 at 23:15 — Responder

    Nossa, que incrível! Vi o local numa lista americana e vim procurar relatos brasileiros, adorei o seu! Bem completo. Obrigado por compartilhar!

    • 22/05/2014 at 16:56 — Responder

      Olá Bruno, Baños é incrível e o Balanço do Fim do Mundo merece uma visita! Agradeço por gostar e compartilhar!
      Grande abraço,

  10. 13/12/2013 at 0:49 — Responder

    Nossa Cris que demais!! E o que são essas fotos???
    Já tinha visto várias fotos desse balanço, mas não sabia onde ficava.
    Simplismente incrível!!!! Quero muito ir agora lá!

    • 13/12/2013 at 11:42 — Responder

      Marcella, esse lugar é incrível! Pode colocar na lista de desejos, porque vale a pena.

      Beijos!

  11. Começou comportada no balanço…
    Não aguentou e ficou em pé…
    E pra finalizar, “mauriciou” pra foto… kkkkk
    Se tu tivesse lá, gritava um “vai, vai, vai” pra vc fazer uma ponte, rsrs
    Adorei esse lugar! 😀
    Bjs

    • 12/12/2013 at 16:24 — Responder

      Eu ri alto ouvindo sua voz “vai, vai, vai”. kkkkkkkkkk
      Esse lugar é lindo mesmo, super recomendo! E a visita fica mais completa se você encontrar com Seu Carlos (dono da casa da Árvore), ele é uma pessoa incrível.
      Grata pela visita! 😉
      Bjoos

Responder para

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *