0
COMPARTILHAMENTO
Pinterest Google+

Localizada a 17 quilômetros de Ouro Preto, foi fundada no século XVII como quilombo de escravos. No final dos anos 80 o vilarejo começou a ser frequentado por pequenos grupos de viajantes independentes alternativos — hippies e mochleiros — e, somente no inicio dos anos 90 começou a ser conhecida pelo turismo geral. Esse isolamento turístico trouxe inúmeros benefícios para preservação cultural e ambiental do lugar. Características das quais os moradores fazem questão de preservar. As casinhas coloridas, o povo hospitaleiro e a rotina sem estresses são legados antigos que nos convidam a desconectar e diminuir o ritmo frenético da cidade.

lavras-novas-cidade

Lavras Novas de quadriciclo 

Achei um máximo explorar a região dessa forma. É uma maneira super diferente (e divertida) de chegar aos principais atrativos naturais de Lavras Novas. Por que irmos de carro se podemos utilizar o quadriciclo? Fomos com a empresa QuadriCroos e fizemos o passeio de duas horas, passando pela Cachoeira dos Namorados até a Represa do Custódio. Dos passeios oferecidos pela empresa, esse é um dos mais leves. No entanto, se preferir mais aventura, poderá escolher ir até o Parque do Itacolomi (4 horas), Chapada e Santo Antônio do Salto (6h) ou a Cachoeira dos Prazeres (2h30). O custo vai de R$120 a R$280 por veículo, incluindo treinamento, equipamentos de segurança e guias.

  • Para fazer o passeio com quadriciclo é necessário apresentar carteira de habilitação A ou B.
  • O passeio pode ser personalizado de acordo com o interesse do cliente.
lavras-novas-quadriciclo
Represa do Custódio
lavras-novas-5
Com chuva, mais emoção!

Como chegar…

 … caminhando pela Estrada Real (via Povoado Chapada)

Se quiser percorrer um trecho da Estrada Real a pé e não tiver tempo para as longas travessias, recomendo a caminhada do Povoado Chapada até Lavras Novas. O trecho é curto, bem sinalizado com os marcos da Estrada Real. De Ouro Preto até Chapada são 15 quilômetros por estrada de terra. De lá, basta seguir caminhando, guiando-se pelos marcos, até chegar em Lavras Novas. O post Estrada Real: Caminhos, roteiros e passaporte explica como imprimir essa rota. O caminho tem apenas 5 km, além de muito bonito, tem o nível de dificuldade leve, com poucos desníveis.

lavras-novas
Em frente a Capela de Santana, no Povoado Chapada, início da caminhada até Lavras Novas
lavras-novas-1
Conferindo as direções com o roteiro planilhado

marcos-estrada-real-1

…de ônibus

Belo Horizonte > Ouro Preto

Empresa Pássaro Verde: diariamente de 6h às 23h (de hora em hora)
Tel.: (31) 3073-7575

Ouro Preto > Lavras Novas 

ATENÇÃO! Os ônibus saem da estação ferroviária e não da rodoviária.

Terça a sexta às 6h50 / 14h / 17h
Sábado às 16h
Domingo às 9h

Dicas

  • Hospedagem:Pousada Buieié é ideal para quem busca tranquilidade, longe do centro. A pousada é cercada pela Serra do Trovão e todas as varandas ficam viradas para o pôr-do-sol. Nem preciso dizer que a vista é maravilhosa!
  • Lavras Novas está a 1.500 metros de altitude, cercada por montanhas. No inverno a temperatura média é de 5° a 12°C, por isso, não esqueça de levar agasalhos.
  • Se for em busca de sossego, evite feriados e finais de semana. O vilarejo fica cheio e todas as hospedagens atingem lotação máxima.

Confira o vídeo do passeio de quadricíclo que fizemos. Com chuva ou sem chuva? Os dois!

Banner-blogueiros-blogueiros-na-ER

*O projeto Blogueiros na Estrada Real foi uma realização do Instituto Estrada Real, com organização do blog Dentro do Mochilão e o apoio da Bancorbrás. Outros seis blogueiros também participaram, são eles: Pé na EstradaViajando com ElesSegredos de Viagem,  Trilhas e AventurasTerritórios e Viagens Cinematográficas. Para acessar todo conteúdo nas redes sociais, utilize #BlogueirosnaER.
Post anterior

Alto Paraíso e suas principais cachoeiras

Próximo post

São Jorge: porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

2 Comentários

  1. 02/09/2014 at 14:06 — Responder

    Eu acho que devíamos combinar e voltar qualquer dia para lá, adorei 😉

Responder para

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *