Home»Alternativo»5 projetos de viajantes com kombis que você precisa conhecer

5 projetos de viajantes com kombis que você precisa conhecer

0
COMPARTILHAMENTO
Pinterest Google+

Sinônimo de liberdade, as Kombis se transformaram em casas itinerantes de vários viajantes. Eles rodam o Brasil e o mundo com projetos incríveis e que estão transformando os lugares por onde passam. Ao longo do trajeto, eles conhecem pessoas, histórias e culturas que são documentadas por meio de vídeos, fotos e postagens. Os projetos têm em comum o desejo de registrar e compartilhar a alma dos lugares através da troca e da partilha.

 1. BRASILEIRANDO 

O Coletivo Brasileirando nasceu em 2012, quando um grupo de curiosos saiu de Blumenau (SC) para procurar por um grandioso deslumbramento entre lugares e pessoas, afim de se aproximar e redescobrir gestos, limites e fronteiras do que poderia significar ser brasileiro. O projeto completa 3 anos de estrada, percorrendo mais de 7 estados, construindo um rede de pesquisa, afeto, difusão, fortalecimento e arte sobre a diversidade cultural do país.

Compreendendo o trabalho coletivo como guia das travessias, a Kombi carrega pesquisadores, cineastas, dançarinos, músicos, arte-educadores, curandeiros, produtoras culturais, fotógrafos, contadores de histórias, marceneiros, de vários cantos, viajantes que abraçaram o projeto e seguem fortalecendo o sonho. Além de gente, a Kombi também carrega ações como Oficinas, Cinema, Música e Exposição Fotográfica.

“Viajamos para imaginar como nossas vidas poderiam ser se tivéssemos nascido em outro lugar, com outro nome, com outros costumes? Ou será que viajamos para sentir saudade de casa e ao final reforçar nossos laços com ela?”

Acompanhe!

www.coletivobrasileirando.com.br

1446580447_Youtube-2 1446580537_Instagram 1446580515_Facebook-1

kombi-traveling-1

kombi-travel

viajar-kombi-brasileirando

brasileirando

2. ETINERÂNCIAS

A cada dia com um quintal diferente mundo a dentro, a dupla formada por um arquiteto urbanista e uma psicóloga social, hoje recebe no projeto temporariamente diversas pessoas que querem aprender, trabalhar e viver essa aventura com eles. A kombi além de moradia carrega uma biblioteca de independentes, sarau, cinema e um banco de sementes crioulas, sendo um ponto de cultura itinerante. Além das formações, trabalho grupais, oficinas, intervenções artísticas e criações de jogos pedagógicos, conta com a estrutura de tecnologias sustentáveis construídas na estrada. Eles fazem diversos mapeamento colaborativos, bioconstrução, permacultura, zines junto à mestres griôs e vivenciam o saber sobre ervas medicinais e técnicas de cuidado com parteiras, raizeiras, erveiras e curandeiras por todo território. “Etinerar é saber-se um grão de areia em toda sua imensidão e hoje vivemos e atuamos junto à comunidades tradicionais e espaços de resistência, trocando experiências e vivenciando saberes tradicionais.”

“Etinerâncias é o movimento de grande troca, de viajar conhecendo e exercendo nossas atividades junto às comunidades tradicionais e espaços urbanos de resistência, trocando experiências, realizando intervenções e documentando vivências e saberes tradicionais.Trabalhando com problemáticas sociais por meio de ações culturais, artísticas, educacionais e de saúde.”

Acompanhe!

etinerancias.com.br

1446580447_Youtube-21446580537_Instagram1446580515_Facebook-1

kombi-que

kombi-travel-2

etinerancias-1

etinerancias-4

3ª VAN CURA

Os amigos Sandro, Marcelo, Rafael e Bárbara, são amigos, e colocaram o pé na estrada em 2014 para levar uma projeto de lanchonete vegana que roda o Brasil oferecendo comidas sem frituras, químicos e carne, por um preço justo e acessível. Além da proposta de ser uma cozinha itinerante, o projeto oferece atividades culturais, oficinas, saraus e aulas de yoga por onde passam.

“Queremos viver o sonho de um mundo feliz, saudável, sustentável, liberto, onde as pessoas se relacionam com tranquilidade e respeito consigo mesmas, com o solo, com as outras pessoas e com os outros animais. Como (ainda) não podemos mudar todo o mundo, estamos mudando a nós mesmos e vivendo nosso sonho, na nossa amada Kombi Cura.”

Acompanhe!

1446580537_Instagram1446580515_Facebook-1

projeto-kombi-22

projeto-kombi-21

combi

combi-22

4. UMA VOLTA DE KOMBI

Rodrigo Matias e Daniela Pregardier saíram de Florianópolis, Santa Catarina, em 2014 com o objetivo de viajar para América do Sul a bordo de uma Kombi vermelha, batizada de Kombinet. Eles estão na estrada e pretendem passar por 12 países, 19 fronteiras e percorrer mais de 35.000km. Eles já passaram por montanhas, bosques, praias e estiveram a mais de 4.600 metros de altitude.

“Imaginávamos que iríamos conhecer os melhores lugares. Mas o que aconteceu foi que conhecemos as melhores pessoas.”

Acompanhe!

umavoltadekombi.com.br

1446580537_Instagram1446580515_Facebook-1
001_Komb o

007_Komb o

kombi-viagem

travel-kombi

5. RAÍZ DAS IMAGENS

O coletivo Raiz das Imagens iniciou sua caminhada em 2012 com um projeto em aldeias indígenas da etnia Xavante e hoje percorrem diversos lugares do Brasil visitando comunidades, povoados, aldeias, assentamentos e quilombos.

Por meio de oficinas de vídeo e ações de conscientização ecológica, o cinema e as ferramentas audiovisuais servem como instrumento de diálogo e reaproximação entre as gerações. Assim os jovens podem dialogar com os mais velhos, pesquisando, registrando e difundindo sua história, sua cultura, unindo forças na antiga luta das gerações anteriores. Uma conscientização e auto-reflexão por meio da sétima arte, mostrando seu modo de vida e documentando a realidade atual das comunidades que expressam a diversidade da raiz cultural brasileira.

“Tentamos ver a raiz verdadeira, nos consideramos caminhantes da imagem. Lutando com amor e com a intenção de valorizar a cultura de cada comunidade com a qual trabalhamos, sempre respeitando o desejo de cada comunidade. Acreditamos no cinema como forma de mudança sana, de fortalecimento e revigoração das culturas tradicionais, que consideramos ser a maior riqueza da humanidade.”

Como consequência natural dos trabalhos, sempre envolvendo temas de autonomia, subsistência e resistência na terra, o coletivo foi ampliando suas ações. Além de facilitar oficinas de vídeo e projeções com sessões de cinema e debates, hoje realizam também trocas de sementes, e ações envolvendo permacultura e agroecologia.

Acompanhe!

raizdasimagens.org

1446580447_Youtube-21446580515_Facebook-1

 

kombi-raiz

combi

kombi-projetos

Komni

E você viajante, conhece outros projetos?  Compartilhe conosco nos comentários.

Post anterior

7 lugares incríveis para ver o pôr do sol na África do Sul

Próximo post

Conheça a Ilha do Cardoso, conhecida como a Ilha do Amor

17 Comentários

  1. 03/07/2017 at 23:34 — Responder

    eu to amando ver essa pagina!!!1 gente que feliz de trombar vcs e tanta gente fodaaaaaaaaaaaaaaa, to bobaaaaaaaaaa <3 vcs sao incriveis, tanto a oagina da rede qnto os seguidores <3 to amando

  2. silvana
    02/04/2016 at 1:04 — Responder

    Olá prazer, eu,marido e dogs iremos fazer uma viajem itinerante onde nosso veiculo será a Kombi-home… Conheça o “Projeto ao Mundo” temos página no facebook, estamos iniciando… Gratidão!

    • 18/04/2016 at 16:05 — Responder

      Olá Silvana, que bacana esse projeto de vocês! Boas viagens!!! ♡

  3. 27/12/2015 at 15:59 — Responder

    Teko porâ – cosmocombi procura na página delas no Facebook. Projeto de cinema itinerante e ações culturais
    Tive o prazer de cruzar com elas

    • 31/12/2015 at 18:07 — Responder

      Olá Ana, que bacana! Vou pesquisar, grata pela dica! 😉

  4. solange
    03/12/2015 at 17:17 — Responder

    Tudo que sempre quis sem poder fazer maravilhoso

  5. […] post 5 projetos de viajantes e suas kombis que você precisa conhecer apareceu primeiro em Dentro do […]

  6. Hugo
    23/11/2015 at 18:38 — Responder

    Acreditei que acharia o coletivo passarinha nessa lista. Conheci agora em outubro de 2015 composta por duas belas aves (Maria e Sasá) que fazem trabalho de consciência ambiental pelas escolas do país.

    • 16/12/2015 at 13:51 — Responder

      Olá Hugo, não conhecia esse projeto, vou dar uma olhada. Gratidão por compartilhar!
      Granda abraço!!!

  7. GERSON MATOS
    18/11/2015 at 21:52 — Responder

    que inveja de vcs,inveja …daquelas ótimas,lindo isto,meu sonho, tudo de melhor pra vcs,vou começar a seguilos (pela internet)

  8. Juliana
    17/11/2015 at 21:22 — Responder

    Tem o Projeto Caracol, esta no início. Da Mariana e Filipe

  9. 17/11/2015 at 12:31 — Responder

    Viajar de Kombi realmente é uma experiência única! Para nós foi fantástico rodar pelo interior do SUl do Brasil no projeto “De Carona com Walentina” que virou uma websérie para mostrar as pessoas, culturas e pontos de interesse da região que são diferentes do “turismo de massa”. Enfim..foi uma experiência que vou guardar pra minha vida toda e aconselho, quem tiver chance de poder fazer uma viagem de kombi.faça!

    • 21/11/2015 at 14:59 — Responder

      Poxa, queria ter pegado uma carona com Walentina… Acho que deveríamos comprar uma kombi e fazer uma “kombi blog trip”. hahaha

Responder para

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *