0
COMPARTILHAMENTO
Pinterest Google+

Ao contrário do que muitos pensam a Lagoa Misteriosa não fica em Bonito, e sim na Serra da Bodoquena, em Jardim (MS) que está localizado a 240 km de Campo Grande e 60 km de Bonito. Por não oferecer a infraestrutura da famosa cidade, quem leva a fama de “ter” a Lagoa Misteriosa é a cidade de Bonito. Além da lagoa, Jardim tem como atrativos a flutuação do Rio do Prata e o Buraco das Araras.

Lagoa Misteriosa

Após 6 anos interditada para visitação, a Lagoa Misteriosa foi reaberta para visitação em 2011 e aos poucos se torna um dos locais mais visitados da região. A origem do nome da lagoa é devido à profundidade do lugar nunca ser conhecida. O máximo de profundidade que se chegou foi até 220 metros, em 1998, com mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira. Porém, ainda não encontram o fundo e por isso é considerada a caverna inundada mais profunda do país. O que também chama atenção é a transparência da água de cor azul turquesa durante quase todo o ano. O calcário das rochas são responsáveis em deixar a água transparente pois filtram todas as impurezas da água. É impressionante a cor da água e em alguns momentos me via completamente hipnotizada pela Lagoa Misteriosa.

  • Antes de entrar na lagoa, tem um deck onde é possível deixar as mochilas e dispõe de dois banheiros ecológicos.

Atividades

É possível fazer três tipos de atividades na Lagoa Misteriosa: FlutuaçãoMergulho com cilindro e Mergulho Técnico. Como não tenho certificação de mergulho optei pela flutuação pois queria ter tempo de desfrutar a lagoa. O mergulho de cilindro só vale a pena se você for fazer autônomo (básico ou avançado), caso contrário você vai ficar mergulhando até 8 metros e pode ser um pouco monótono. Para os mergulhos autônomos é obrigatório a apresentação da credencial de mergulho. A visibilidade da água  é de 40 metros e mesmo para quem faz a flutuação é incrível! Para quem pratica apneia é possível descer na lagoa por um cabo preso em duas bóias no meio da lagoa.

Essa bola azul é uma das bóias.

Flutuação: Os grupos são de no máximo 10 pessoas e o passeio completo (trilha + flutuação) dura cerca de 1h40 e o tempo na lagoa é de 30 a 40 minutos. Está incluso snorkel e máscara de mergulho. Nos primeiros minutos é obrigatório o uso do colete salva-vidas, mas depois se desejar (e souber nadar) pode retirar e ficar mais livre.

Batismo: não é o batismo oficial de credenciamento para mergulho. O batismo na Lagoa Misteriosa é um opção de mergulho com cilindro para quem não possui curso de mergulho e quer experimentar mergulhar. A profundidade máxima atingida é de 8 metros. Para fazer o mergulho é necessário saber nadar e ter idade acima de 10 anos, as restrições médicas são gestantes e pessoas com problemas cardíacos (marca-passo).

A galera fazendo o Batismo. No mergulho tem opção de contratar um fotógrafo.

Autônomo Básico: para quem tem a certificação Open Water Scuba Diver. A profundidade máxima atingida é de 18 metros. O máximo são dois visitantes para um instrutor.

Autônomo Avançado: para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver. A profundidade máxima atingida é de 25 metros. O máximo são dois visitantes para um instrutor.

Avançado Nitrox: para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver. A profundidade máxima atingida é de 30 metros. O máximo são dois visitantes para um instrutor.

  • Para os mergulhos de cilindro o local oferece todos os equipamentos necessários.
  • É obrigatório o uso de sapatos para fazer a trilha até a lagoa.
  • É proibido uso de protetor solar e repelente.

Reservas e valores

Não é possível chegar na hora e comprar os passeios. Assim como todos os passeios de Bonito é necessário fazer as reservas através de agências e elas emitem um voucher que permite o ingresso nos atrativos. Para alta temporada (janeiro e julho) recomendam reservar até com um mês de antecedência. Nem todas as agências oferecem transfer e nesse caso você terá que pagar o deslocamento até lá.

Os valores de todos os passeios são tabelados e os preços atualizados você encontra no site da Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região -> clique aqui. No mesmo site tem o calendário das datas de alta e baixa temporada.

  • A Lagoa Misteriosa fica no Complexo Turístico Rio da Prata e é possível fazer o passeio de flutuação Rio da Prata no mesmo dia.
  • Na sede do Recanto Ecológico Rio da Prata tem almoço por R$54 por pessoa.

Melhor época e horário

 Só é possível fazer a flutuação em determinadas épocas do ano. Durante o verão, e em épocas de chuva, a água fica turva e a cor azul turquesa é tomada pela proliferação de algas verdes, que impedem a entrada na lagoa. O processo é natural e ocorre com o aquecimento da água que cria o ambiente ideal para a reprodução das algas que concentram-se na superfície. No entanto, a camada de alga não atrapalha os mergulhos de cilindro e por isso a acesso para mergulhadores certificados é durante todo ano. Mas a água fica completamente verde.
  • A melhor época para qualquer tipo de atividade é durante a seca entre abril a setembro, quando as águas estão cristalinas e a visibilidade é de 40 metros.
  • O melhor horário é entre às 8h e 10h, quando o sol bate em cima da Lagoa Misteriosa.
Essas fotos foram tiradas em meados de julho.

Como chegar por conta própria 

Não é muito fácil chegar por conta própria em quase nenhum dos atrativos de Bonito e região, o que é um pena, pois o visitante será sempre obrigado a contratar um transfer ou precisará alugar um carro, já que outro tipo de mobilidade até os atrativos é quase impossível. Cheguei até Jardim com a viação Cruzeiro do Sul saindo de Campo Grande até Jardim e lá contratei um transfer para me levar até a Lagoa Misteriosa por R$60, ida e volta. Como falei acima a maioria dos visitantes saem de Bonito para conhecer a Lagoa Misteriosa, pois a cidade oferece uma grande opção de hospedagens — desde pousadas até resort, restaurantes e demais estruturas para o visitante. No entanto, se quiser economizar uma sugestão é ir direto para Jardim e contratar uma agência na própria cidade, sem precisar ir em Bonito. Não adianta querer fazer os passeios pagando o ingresso na hora, a emissão do voucher é obrigatória pois Bonito e região trabalha com um sistema turístico organizado dessa forma.

Post anterior

Sobre ser uma mulher de 30 anos, viajar e viver um relacionamento

Próximo post

Tudo sobre a Chapada dos Veadeiros

2 Comentários

  1. 04/08/2017 at 11:26 — Responder

    Visitei Bonito há alguns anos e achei os passeios lindíssimos, mas não cheguei a conhecer essa lagoa. Ficou muita coisa por conhecer na região, então devo voltar novamente! Ótimas dicas!

    • 10/08/2017 at 22:40 — Responder

      Olá Viajento, quando voltar não deixe de conhecer a Lagoa Misteriosa. É um dos lugares mais lindos que já mergulhei. 😀

Responder para

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *