Alongamentos durante a viagem

8
1440

Vamos falar de cuidados com o corpo? “Mas Cris, o que isso tem haver com viagem?Tudo. Vamos falar agora sobre alongamentos na viagem

Alongamentos na viagem

Alongamentos na viagem
…e se vocês verem essa foto “andando” por aí, já aviso que ela é minha!

Faço minhas práticas de Yoga e alongamento pelo menos três vezes por semana, só preciso de um espacinho para abrir o tapete e pronto. Quando estou viajando, não descuido e tento manter essa regularidade mesmo depois de um dia intenso de passeios. Descuidar do corpo usando como desculpa a viagem é querer se enganar. Se você já tem o hábito de praticar exercícios, tente manter essa disciplina mesmo viajando. No meu caso, os alongamentos são vitais para relaxar e fortalecer meu corpo. Sobretudo em viagens longas, onde passo muito tempo carregando uma mochila de 10kg (ou mais), todos os dias.

Viagens longas ou curtas sempre trazem desconfortos e dores musculares, a não ser que você viaje para um SPA. Fora isso, esses incômodos musculares são comuns em qualquer tipo de viagem: de mochilão, com mala, em passeios pela cidade ou em atividades outdoor. Geralmente, vamos ao extremo querendo conhecer os lugares, como por exemplo, caminhar o dia todo para aproveitar cada minuto na cidade. E no final do dia o que lhe resta? Exaustão.

Acredite, alguns minutos de exercícios fará toda diferença. Faça um simples alongamento e as vantagens para seu corpo serão inúmeras: traz sensação de relaxamento imediato, alivia as tensões e dores musculares, além de aumentar a flexibilidade e fortalecer os músculos. Alongamentos na viagem são uma questão de disciplina e condicionamento. Quanto mais velho fica seu corpo, maiores serão as exigências e dores causadas pelos “excessos” da viagem.

20 minutos de alongamentos na viagem

Sugiro alongar antes de dormir ou logo após acordar. Estique-se, mexa-se e dê um “oi” para os membros mais afetadas durante uma viagem: ombros, joelhos e coluna. Antes de começar qualquer alongamento, tome uma posição confortável — de preferência em pé —, mantenha a coluna ereta e respire. Respirações suaves e profundas, tomando consciência do que está fazendo. Se não tem o hábito do alongamento, vá devagar, no seu limite. Se necessário consulte um especialista antes da viagem. Não faça nada que force o seu corpo e gere lesões. Algumas séries são bem simples e podem ser feitas em qualquer lugar.

1 – Cabeça e pescoço

– Gire a cabeça 360°. Repita no sentido oposto.

– Dobre a cabeça para frente. Depois para trás.

– Vire a cabeça para a esquerda. Depois para direita.

alongamento - cabeca

2 – Ombros

– Puxe os ombros para cima. Mantenha. Force para baixo. Mantenha.

– Gire os ombros para trás lentamente. Repita o movimento para frente.

ombros-alongamentos

3 – Coluna

– De barriga para cima, estique o máximo os membros superiores e inferiores. Relaxe. Repita o movimento 3 vezes.

tronco

 4 – Pernas

– Mantenha as duas pernas estendidas e tente alcançar os dedos do pé sem dobrar os joelhos.

– Sentado. Flexione as pernas juntando os pés (borboleta). Force as pernas para baixo.

alongamento-viagem-1

alongamento-viagem

Esses são exercícios básicos que ajudam aliviar a tensão. Com o tempo, insira novas posições que se adaptam melhor às suas condições.

Dica para viagens longas de avião

  • Caminhe pelos corredores para circular o sangue e evitar o inchaço nas pernas e pés. Faça automassagem com movimentos circulares, também é uma ótima prática para ajudar na circulação do sangue.

Bom… se você estiver com muita preguiça de alongar ou achar que tudo isso não tem a ver com o “tema” viagem, vou te dar um ótimo motivo para fazer os alongamentos ao ar livre: eles compõem muito bem as fotos. Mas não vale só pousar para foto, tem que fazer, hein?!

Surya Namaskãra com Guilherme Tetamanti do blog Quero Viajar Mais, no Jalapão/TO
alongamentos-viagem-1
Acroyoga com Roberta Martins do blog Territórios, em Barbados/Caribe.
Acroyoga com Sara, no Paraíso da Terra em Brasília.
Acroyoga com Sara, no Paraíso da Terra em Brasília.

acroyoga-paraiso-na-terra

East-Point-Lighthouse-Barbados-52

Speightstown-Barbados-201

Surya Namaskãra – Alongamento e meditação

Para quem gosta dos alongamentos meditativos o Surya Namaskãra é um dos mais completos e fáceis de fazer. Surya Namaskãra é uma palavra em sânscrito: Surya quer dizer Sol e Namaskar significa saudação. É um exercício de saudação ao sol que muitos praticantes de yoga fazem como aquecimento antes de começar suas práticas. Os movimentos concentram em doze posturas ou asánas de yoga, como são chamados originalmente. A sequência é sempre acompanhada por respirações leves e profundas: inspirando e expirando.

surya namaskara

 Alongue-se!

Brasiliense, turismóloga, blogueira, mulher medicina, admiradora das brincadeiras populares e dos simbolismos étnicos. Sol e lua em sagitário, adora banana, cachoeiras, rios e mar. Não viaja sem seus óleos essenciais, não recusa um convite para dançar e acredita que o abraço cura.

8 COMENTÁRIOS

    • Gui, te que manter o corptcho em forma. hahaha Já que não paro em lugar nenhum o alongamento e a yoga foi a única prática que consegui “levar” dentro do mochilão. rsrs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.