Aromaterapia: Óleos essenciais para usar na viagem

9
1763

Veja dicas sobre aromaterapia: viajar me possibilitou entrar em contato com diferentes culturas e ter a oportunidade de aprender com vários povos nativos a importância das plantas e como usá-las no meu dia a dia.

Aromaterapia

Em diferentes partes do mundo, as plantas são utilizadas pela população através da medicina tradicional. Os princípios ativos de folhas, raízes, frutos, talos, sementes e cascas estão presentes em vários produtos fitoterápicos. Esses compostos oferecem uma ação terapêutica natural que ajudam equilibrar o corpo e a mente em diferentes momentos. A aromaterapia é um segmento da fitoterapia que extrai das plantas óleos essenciais, deixando intactas suas propriedades. Cada aroma trata de uma área específica. Os óleos essenciais trazem a essência pura de cada elemento e quando usados corretamente aliviam dor muscular, minimizam dor de cabeça, náuseas, problemas digestivos, combate insônia,  entre outros benefícios; visando restabelecer o equilíbrio físico e mental. Os componentes inalados são transformados em impulsos neurológicos e estimulam glândulas que agem diretamente no corpo. O uso dos óleos essenciais durante sua viagem trará mais conforto e alívio.

massagem-india
Massagem com óleo de escorpião na Índia. Foto: Firoze Shakir

Os óleos essenciais são ótimos aliados para os viajantes pois trazem conforto e bem-estar durante e pós viagem. Eu não viajo sem os meus! Geralmente os óleos ficam em potes pequenos de até 30ml, o que não atrapalham nem nas viagens low cost.

Em quais momentos usar?

Para quem sente náuseas em trânsito — no carro, barco, ônibus, avião e trem  — a inalação de aromas como menta, gengibre, limão e hortelã pimenta trará alívio de enjoos. Aos que sofrem com dormência e inchaço nas pernas, tornozelos e pés, recomenda-se massagem com óleos de eucalipto, cipestre e canela que estimulam a circulação. Para dores de cabeça use menta ou alecrim. Cansaço e dores musculares de viagens longas são aliviados com lavanda ou camomila. Quem gosta de provar comidas exóticas, os óleos de anis estrelado, lima e noz-moscada são digestivos.

Para os viajantes mais aventureiros, citronela e andiroba são ótimos repelentes naturais e servem contra picadas de insetos. Tea tree, copaíba e lavanda francesa são cicatrizantes, e capim limão ajuda eliminar cãibras. Após um dia de caminhada não tem nada melhor que uma massagem no corpo com óleos de alecrim, ho wood, hortelã pimenta ou arnica que aliviam a dor muscular.

Como utilizar aromoterapia durante a viagem? 

Colares aromáticos: São pequenos pingentes, geralmente feitos de cerâmica, com um orifício para colocar gotas de óleo.

Compressas: Para fazer as compressas é muito simples. Pegue um pedaço de pano ou toalha, esquente uma água morna e molhe o pano, pingue gotas de óleo e coloque na parte do corpo lesionada.

Travesseiro: Pingue algumas gotas no travesseiro antes de dormir.

Massagem: Use o óleo diretamente no corpo e friccione. Para áreas grandes, dilua a essência em óleos neutros como o de amêndoas.

oleos-para-viagem

Leve com você! 

Menta – Contra náusea, enxaqueca, dor muscular e luxação.

Gengibre – Dores de estômago, digestivo e dor de garganta.

Lavanda – Antisséptico, repelente de insetos, relaxante e calmante. Esse óleo também é ótimo para massagear crianças.

Limão – Contra náuseas e antibacteriano.

Eucalipto – Alivia congestão nasal, melhora a circulação, expectorante, dormências nas pernas e nos pés.

Andiroba – Cicatrizante, contra picadas de insetos e dores musculares.

Hortelã pimenta – Contra náusea, dor de cabeça, luxação e torcicolos.

Alecrim – mantém em estado de alerta e traz disposição — bom para quem vai pegar a estrada dirigindo.

Tea Tree Bactericida, germicida, fungicida, anti-infeccioso e cicatrizante.

Aromaterapia: Folhas de laranja (petitgrain) – Contra azia e dor estomacal.

oleos-essenciais-terra-flor-aromaterapia

Eu uso bastante os óleos essenciais da Terra Flor e Laszlo, mas existem outras marcas no mercado. Ao escolher uma marca é importante verificar se o óleo essencial é totalmente natural e não sintético. Ou seja, o óleo deve ser totalmente extraído das plantas. Se for orgânico é ainda melhor!

9 COMENTÁRIOS

  1. Olá Cris! Vc viaja com seus óleos em viagens internacionais sem problemas? Vou sair do Brasil agora e também quero levar os meus, mas estou com medo de implicarem na imigração.

  2. Post super legal Cris!
    Eu também sempre uso óleos, são incríveis mesmo. E o meu mais querido de todos é sempre o de lavanda. Além das propriedades que vc falou, sabe que ele é milagroso em casos de queimadura? Se aplicado na mesma hora não faz nem bolha. Já me salvou várias vezes!
    Tô sempre de olho no seu blog, me inspirando com suas viagens.
    Beijão

    • Sério? Nossa… não sabia dessa propriedade da Lavanda. Amei mais ainda! Ele também é o meu queridinho, não fico sem.
      Fico feliz em saber que está sempre por aqui, seja bem vinda sempre!
      Beijo grande!

  3. Parabens pelo site! Viajo de carona, com meu novio y meu hermano pelo bra y levo vários óleos essenciais na mochila. Sou massoterapeuta y vou fazendo massagens para pagar a viagem. Fiquei muito feliz em ver su site que li vários artigos. Menina, sua essência é roots e voce tem uma forma muito bonita de passar essa realidade de viagem que muita gente tem preconceito ou nem conhece. Meu hermano disse “tem uma hippie de blogueira.” jajajaja Estamos na vibrando na mesma sintonia. GRATIDÃO! ♥

    • Sadhvi, viagens e massagem tem tudo haver! Sei bem como é viajar e fazer massagem para conseguir grana… rsrs Viva as terapias alternativas que podemos carregar para qualquer lugar! Fiquei muito feliz em saber que o blog te tocou tanto e mais feliz ainda em você perceber a minha essência. rs Mas avise seu irmão que não sou hippie. Até pareço, mas não sou. hehehe Que os bons ventos guiem vocês por essa nossa terra encantada. Eu que agradeço!

  4. Eu sempre carrego um vidrinho de óleo, mas mais para massagem no corpo do que aromaterapia mesmo… mas gostei do post, vou começar a prestar atenção nos aromas também (sempre escolho o que é gostoso e raro é me preocupar com o significado).
    Mas tem destinos que eu sempre gostoso de experimentar o óleo típico da região. Por exemplo, ao visitar o Mercado Ver o Peso no pará, ou as casas de essências no Egito…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.