Aveiro, a charmosa cidade portuguesa

6
1326

Das boas surpresas da minha viagem por Portugal, sem dúvida Aveiro foi uma delas. Não estava nos meus planos ir até lá, mas depois que vi algumas fotos da colorida cidade me rendi a um convite gentil de uma brasileira moradora de Aveiro.

aveiro-portugal-cris-marques-1
Com Medéia, minha anfitriã em Aveiro.

Cercado por uma Ria (acidente geográfico que formam canais ligados ao mar) Aveiro também é conhecida como “Veneza portuguesa” por seus moliceiros (barcos tipo gôndolas) que percorrem os canais da cidade. Os canais que se formam no centro são artificiais, que foram criados para conter as inundações, são uns dos principais atrativos da cidade. Claro, que não se compara à grandiosidade a cidade italiana, mas Aveiro também tem seus encantos.

aveiro-portugal-21

aveiro-4
Os moliceiros são maiores que as gôndolas.

É muito fácil se locomover pela cidade e em um dia é possível conhecê-la a pé ou de bike, que é uma opção bastante atrativa pois o município disponibiliza bicicletas gratuitamente para uso geral. As únicas restrições da BUGA (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro) é que não podem ir até a praia e devem ser devolvidas até às 19h.

Para quem gosta de um turismo mais terapêutico não deixe de conhecer as salinas, onde se produz sal de maneira tradicional. No local existe um SPA salínico onde é possível tomar banhos de sal, lama e ainda flutuar em piscinas salgada como no Mar Morto, causada pela elevada concentração de sais, superior à água do mar. As propriedades terapêuticas são inúmeras, dentro elas ajudam a circulação do sangue. O spa foi inaugurado no verão de 2016 e é novidade na cidade. O preço é super acessível, apenas 4 euros.

aveiro-portugal-3

Aveiro também faz parte do roteiro de art noveau de Portugal e você poderá conhecer a Rota da Arte Nova, passando por todos os edifícios e monumentos do século XX. Não deixe de conhecer o Museu Arte Nova e a Casa de Chá. 

aveiro-portugal-7

aveiro-3

aveiro-portugal

aveiro-portugal-6

aveiro-1

Outro local que vale a visita é o painel do artista português Vhils, conhecido por esculpir rostos em paredes de espaços urbanos abandonados. Em 2011 o artista desenvolveu uma técnica de street art usando explosivos, que pode ser visto em Aveiro numa parede em frente à Estação Ferroviária de Aveiro. Uma intervenção urbana clássica dos visitantes da cidade é escadaria I love Aveiro, obra de Carlos Moreira.
aveiro-portugal-5
aveiro-2
A tradição culinária em Aveiro são os ovos moles, um doce feito à base de ovos e açúcar, não muito atrativo para o paladar brasileiro pois lembra muito uma gemada. Eu mesma confesso que não gostei… mas tem que provar!
aveiro-ovos-moles
aveiro-portugal-1
A Festa de São Gonçalinho, celebrado no início de janeiro, é uma das mais importantes festas religiosas da cidade. Uma curiosidade é que o santo não é padroeiro oficial, mas é o padroeiro de coração do povo de Aveiro. Durante os 4 dias de festa são jogados, de cima da capela, milhares de doces chamados de cavacas enquanto as pessoas ficam embaixo recolhendo os doces. Os “apanhadores de cavacas” levam guarda-chuvas virados ao contrário e redes para conseguir pegar o maior número de cavacas.

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.