Paraíso na Terra: perto de Brasília um refúgio cercado de cachoeiras

6
546

Quer saber onde encontrar cachoeiras perto de Brasília?! O Paraíso na Terra, localizado a 60 km do centro de Brasília, é uma das preciosidades escondidas na região da Capital Federal. O local reúne no mesmo ambiente: natureza e espiritualidade. A administração fica por conta do Instituto Teosófico de Brasília (ITB), um entidade sem fins lucrativos, voltada para o estudo das religiões, filosofia e ciência. A propriedade é uma área de proteção ambiental e oferece um complexo de cachoeiras com diferentes tipos de quedas e poços de águas límpidas, de nascentes que brotam na propriedade.

cachoeiras perto de Brasília

Ali o nascer e o pôr do sol são um espetáculo com um degradê de cores vivas que merece uma pausa para contemplação.

cachoeiras perto de Brasília
Cores do nascer do sol em cachoeiras perto de Brasília
paraiso-na-terra-4
Pôr do sol em cachoeiras perto de Brasília
paraiso-na-terra-9
Essa é a primeira cachoeira da trilha, com poço muito raso, ideal para crianças.

paraiso-na-terra-8

paraiso-na-terra-10

Atrações e atividades de bem-estar

Além dos atrativos naturais, um dos locais mais bonitos no Paraíso da Terra é um templo ecumênico, que fica localizado no ponto mais alto da propriedade. O Paraíso da Terra é um local propício para quem procura tranquilidade para interiorizar-se. É um ótimo lugar para fazer retiros espirituais, em grupo ou individual. Se você é adepto de meditação e yoga pode usar o templo ou os espaços ao ar livre para suas práticas.

paraiso-na-terra-11

paraiso-na-terra-1

paraiso-na-terra-3

A proposta do Paraíso na Terra é integrar o homem e a natureza, de forma harmoniosa, logo não é permitido entrada com bebidas alcoólicas e cigarros. As refeições são ovolactovegetarianas. Ou seja, não é servido nenhum tipo de carne, mas inclui derivados de leite. Grande parte dos alimentos são cultivados no próprio local. Nos finais é possível comprar verduras, legumes e hortaliças orgânicas produzidos no local.

paraiso-na-terra-6

Uma estrutura que chama atenção são os “iglus” com arquitetura oval e acústica perfeita. A “vila” foi construída nos anos 80 projetada para ser uma ecovila itinerante, que receberia moradores temporários oriundos de vários locais do mundo. Infelizmente a ideia não saiu da ideologia e hoje os iglus estão praticamente abandonados, usados eventualmente, por grupos de meditação. Uma pena, pois eles seriam ótimos ambientes para hospedagem. De toda forma, eles compõem e completam o cenário místico.

paraiso-na-terra-5

Workshop de Fotografia Contemplativa

Por sua beleza, quase cinematográfica, o local recebe vários eventos e também é usado como locação fotográfica, principalmente de casamentos. Tive a oportunidade de conhecer o Paraíso na Terra enquanto participava de um workshop de fotografia com a Ivone Lopes, fotografa de Brasília, que ministra cursos há mais de 4 anos e traz para seus alunos uma outra perspectiva de fotografar. Seu currículo engloba variados projetos fotográficos, como o registro da natureza Antártica ou a coberta do Festival de Roskilde 2014, Copenhague – Dinamarca.

Durante o curso acordamos bem cedo para acompanhar o nascer do sol, saímos na noite para fotografar as estrelas e registramos os nossos movimentos através da acroyoga. Além da parte técnica o curso proporciona o despertar de observação dos pequenos detalhes, que passam despercebidos no nosso dia a dia.

O objetivo é clicar com o coração, notar os milagres do cotidiano e registrar detalhes de nossa pura percepção que normalmente passam despercebidos.” Ivone 

paraiso-na-terra
Meu primeiro registro das estrelas. *.*

paraiso-na-terra-15

paraiso-na-terra-16

Não se engane acreditando que o Paraíso na Terra é apenas um lugar para pessoas zen… Mesmo que você não seja adepto de práticas mais “hari bol” já vale pela visita às cachoeiras. Ah, e você também não irá morrer por deixar de comer carne um dia.

Como chegar

Saindo de Brasília, siga pela via  Estrutural. Virar à direita, na DF-001, caminho para Brazlândia. Siga sentido Brazlândia e depois de passar a cidade, após passar por um ponte, vire à direita pegando a estrada de terra, que é a DF-220. Siga aproximadamente por 4km, passando pela Fazenda Macnamara, até chegar ao Paraíso na Terra, que estará do lado esquerdo.

Funcionamento

De terça a domingo, das 8h às 17h.

Entrada

R$85 por pessoa/day use
Incluso café da manhã + almoço + cachoeiras.

Hospedagem

Diárias a partir de R$ 105 com café da manhã, almoço e jantar.

Informações
(61) 9966 5532

Quer conhecer mais cachoeiras nos arredores de Brasília? Clique aqui.

6 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber opções como chegar? Quais os meios de transportes além do carro que levam até o Paraíso na Terra?

  2. Olá!

    Eu sou a Débora , mora em BSB e gostei muito das suas dicas sobre a Chapada dos Veadeiros. Estarei indo pra lá esse feriado com minhas irmãs. Porém estamos indo de ônibus, mas temos muitas dúvidas quanto ao acesso as cachoeiras, gostaria de dicas( se vc puder ) de como proceder, quem procurar, quando chegarmos lá, para irmos as cachoeiras. Visto que somente a cachoeira das loquinhas fica bem próxima a cidade.
    Desde já agradeço a atenção!

    • Olá Débora, você pode contratar receptivos locais ou pegar carona, se vocês forem acostumadas. O hábito da carona na Chapada dos Veadeiros é super comum.

      Grande abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.