Página de transporte solidário facilita carona para Chapada dos Veadeiros

10
508

Criada pelo facebook a página Conexão Chapada-BSB foi uma iniciativa para incentivar o transporte solidário na região de Brasília e Alto Paraíso focada em viajantes que estão buscando carona para Chapada dos Veadeiros.

carona para Chapada dos Veadeiros

Ivan Anjo Diniz, criador da página, considerado um dos melhores guias da Chapada, é morador de Alto Paraíso e caroneiro. Ele observava que muitas pessoas saiam com os carros praticamente vazios de Brasília em direção à região de Alto Paraíso. Foi então que teve a ideia de criar um grupo para incentivar o transporte solidário, e dessa forma ocupar os lugares vagos com caronas. 

Ivan já rodou o Brasil pedindo carona e acredita no transporte solidário como melhor alternativa para otimizar veículos, combustível, tempo e dinheiro. Acredita também, que a carona é uma ótima maneira de fazer novos amigos e viajar gastando menos. Inclusive, nós nos conhecemos, coincidentemente,  pegando uma carona em comum.

Foram varias intenções que se conectaram em minha mente ao mesmo tempo, quando tive um insight pensando na questão do transporte para Chapada que é muito deficiente. Existem duas empresas de ônibus que fazem o trajeto, mas com poucos horários e ônibus sucateados que sempre quebram na estrada e atrasam em média duas horas, todos os dias. Fora esses opções, tínhamos apenas lotações irregulares, cobrando valores superiores  aos ônibus para prestar um serviço sem qualidade nem responsabilidade.” Ivan

A página já soma mais de 25 mil membros e funciona perfeitamente, graças ao cuidado diário do Ivan. Ele sempre monitora a página e lembra aos usuários da importância da ferramenta de uso exclusivo para pedir e oferecer caronas.

carona-brasilia-chapada-dos-veadeiros-
Carona para Chapada dos Veadeiros – Foto: Mona Malfitano Costa

O hábito da carona na Chapada dos Veadeiros é muito comum, ainda mais em datas festivas ou feriados. A falta de opção e os poucos horários, fazem muita gente ir para BR colocar o dedão do “joinha” e esperar por uma carona. Já perdi as contas de quantas vezes estive na rodovia que liga Alto Paraíso até São Jorge esperando alguém passar. Todas as vezes, consegui carona. Nessas caronas da Chapada já fiz grandes amigos, conheci figuras singulares, fechei parcerias profissionais e até conheci meu ex-namorado. Quem diria que uma carona renderia anos de namoro? Pois é, aconteceu.

A partir do momento que uma pessoa desconhecida pára o carro na intenção de ajudar outro desconhecido, o ato de confiança é mútuo.

carona-brasilia-chapada-dos-veadeiros-1
Foto: Denes Ribeir

MAIS artigos sobre a Chapada dos Veadeiros:

10 COMENTÁRIOS

  1. Cris, vou à Chapada dia 10…,de ônibus de Natal a Brasilia, eu e meu irmão….to preocupada com relação aos ônibus de lá a São Jorge…
    É fácil tentar essas caronas?
    É ir no site e pedir?

    • Olá Tereza, a cultura de caronas é muito forte na Chapada dos Veadeiros. Você pode conseguir pela página e também na BR, sentido São Jorge. Boa viagem para vocês! 😉

  2. Gostaria de 1 carona solidária na terça-feira dia 12/07 de Alto Paraíso para Brasília. Saindo de Alto Paraíso até no máximo 13hs.

  3. Olá Cris Marques muito legal seu estilo de vida. Como fazer no caso em que vc decidiu não ter moradia fixa? Como fazer em relação a fonte de renda para o sustento diário? Fiquei curioso em saber, pois desde 2013 você não possui residência fixa!

    • Olá Alexandre, não tenho residência fixa devido a quantidade de viagens… Minha renda vem do meu blog (com publicidades, patrocínios, projetos…), também dou palestras e consultorias para empresas de turismo. Tudo isso posso fazer em qualquer lugar trabalhando remotamente. 😉

  4. Oi Cris,

    Estou indo para a Chapada dos Veideros no final do mês, e estou procurando ver se tem pessoas, o você tem uma dica para mim? Sou de California, e não conheço muito de esse região. Chego no avião em Brasilia dia 23 de Julho.

    Muito Obrigado!

    Alex

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.