Chan-Chan: a maior cidade de barro do planeta

2
137

Considerada a capital cultural do Peru, a cidade de Trujillo está a 560 quilômetros, ao norte de Lima e cercada por impressionantes ruínas históricas. A cidade é um deleite para os amantes da história e arqueologia. Ao incluir Trujillo no roteiro prepare-se para vivenciar dias de imersão cultural, visitando alguns dos principais sítios arqueológicos do Peru (que não é Machu Picchu), que leva o nome de Chan-Chan.

Trujillo é a terceira maior cidade do país, depois de Arequipa e Lima. Está rodeada pelo mar, montanhas e desertos áridos, que guardam silenciosamente o passado deixado pela cultura pré-inca, Mochia e Chimú.

A cidade é uma graça! Casarões coloniais chamam atenção por suas janelas de ferro e portas de madeira talhada. Grande parte das atrações turísticas estão no centro histórico e podem ser visitadas em uma agradável caminhada.

Ruínas de Chan-Chan

Localizada a 5 quilômetros de Trujillo, encontra-se a maior cidade de barro do planeta, capital do reino Chimú que abrigou cerca de 100 mil pessoas. A grandiosa fortaleza é decorada com figuras geométricas, zoomórficas e seres mitológicos, que remetem a uma ligação com os ciclos naturais. O que diferencia essa civilização dos incas — que cultuavam o sol — é a adoração por divindades femininas, como a lua e as estrelas. Inclusive, foram os incas que destruíram a cidade de Chan Chan por volta de 1470. Após 50 anos, chegaram os espanhóis.

O que mais impressiona é a capacidade de construção de uma cidade usando apenas barro misturado com areia, conchas e fragmentos de cerâmica. É impossível não ficar admirado com tamanha perfeição e resistência de adobe que criaram. Para quem gosta de bioconstrução, como eu, é fascinante!

Em 1986 foi declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e incluída, no mesmo ano, como um patrimônio em risco. A cidade pode ser visitada durante todo o ano.

chan-chan

chan-chan

chan-chan

chan-chan

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 9h às 16:30
Site oficial: chanchan.gob.pe

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal o seu relato.
    Você poderia me informar, por gentileza, quanto tempo – em média – demora pra conhecer Chan Chan?

    Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.