Chapada Imperial: santuário ecológico com mais de 30 cachoeiras a 50 km de Brasília

15
1964

Localizada na Área de Proteção Ambiental de Cafuringa, a Chapada Imperial é uma Reserva Ecológica particular, desde 1986. Hoje, é a maior área de mata particular preservada dentro do Distrito Federal e também o ponto mais alto com 1.342 metros.

Chapada Imperial

Ao contrário do que muitos imaginam, a Chapada Imperial não é uma área geográfica plana, no alto de uma serra, como são os relevos de chapadas do Brasil, como por exemplo a Chapada dos Veadeiros, Chapada dos Guimarães, Chapada das Mesas, entre outras.

A Chapada Imperial tem uma área aproximada de 4.800 ha, com uma vegetação bastante diversificada: tem cerrado “senso stricto”, cerrado rupestre, cerradão, matas mesofíticas, mata de galeria, campo cerrado, campo de murundum, campo sujo, campo limpo, campo úmido, brejo e vereda;  sendo que 95% estão preservados.

Priorizando pela preservação o local é rigoroso com o cuidado de acesso para evitar impactos ambientais, e por isso, cobram uma taxa de entrada e todas as trilhas são guiadas. Todas as atividades da Chapada Imperial envolvem educação ambiental e ao longo do percursso das trilhas os guias vão explicando sobre a fauna e a flora do cerrado.

Chapada Imperial

Valores + trilhas

O ingresso custa a partir de R$90 e varia conforme a trilha. No valor já estão incluídos guias, transporte interno (no retorno das cachoeiras para a sede), almoço, arvorismo, tirolesa, piscinas naturais, entre outras atividades disponíveis. 

Não é possível pagar apenas para usar alguns serviços como arvorismo ou tirolesa, ou conhecer apenas uma cachoeira.

chapada-imperial-13

A Chapada Imperial trabalha com pacotes de trilhas para diferentes tipos de visitantes. As saídas começam a partir das 10h, seguindo os horários à medida que novos grupos são formados. O último horário de saída é às 14h e o acompanhamento de guia é obrigatório.  As trilhas estão divididas em três categorias:

Trilha Curta: leve

A trilha percorre 1km, em 1h40 de caminhada, com parada em poços para banho. Nessa trilha você passará por 4 poços, 3 cachoeiras e 2 mirantes. Ideal para levar as crianças (a partir dos 3 anos).

 

 

Hoje foi dia de cachoeira em Brasília!!! Preparados para conhecer a Chapada Imperial? 🍃

A photo posted by Cris Marques ♡ (@dentrodomochilao) on

Trilha Média: leve | moderada 

A trilha tem 3km de extensão em 3h30 de caminhada. Se você for acostumado com trekking, essa trilha será bem tranquila e recomendo a Trilha Longa. Nessa trilha passará por 15 cachoeiras com algumas paradas para banho. O retorno da cachoeira é com um pau-de-arara que leva até a sede (crianças a partir de 7 anos).

chapada-imperial-14
acroyoga na Cachoeira do Buriti

 

chapada-imperial-2
Cachoeira do Zig-Zag

Trilha Longa: moderada 

A trilha tem 4km em 4h30 de caminhada, passando por 30 cachoeiras com 5 paradas para banho. Todas as trilhas são lindas, mas essa é a minha preferida porque passa por todas as cachoeiras do circuito. A trilha segue margeando o ribeirão Dois Irmãos e o trajeto por si só já é lindo! A diferença de preço dessa para as outras trilhas é pequena diante do que essa trilha oferece. Na volta também tem o “resgate” do pau-de-arara.

  • Mesmo em dias chuvosos é possível fazer as trilhas, pois não há risco de tromba d’água
    • Se você quer mais sossego, principalmente nas cachoeiras, evite ir nos feriados

 

  • Para as trilhas use roupas leves e confortáveis, nada de jeans!
  • Na Cachoeira da Rainha (trilha longa) mergulhe por debaixo da queda e aproveite a sensação de ver a cachoeira por outra perspectiva
  • Em alguns percursos o caminho é feito por passarelas de madeira suspensas, com escadas e pontes, evitando a erosão do solo e facilitando o acesso para o visitante

chapada-imperial-3

chapada-imperial-13
Cachoeira da Garganta, a minha preferida!

 

DCIM101GOPRO
Cachoeira da Garganta

 

Sugestão de roteiro

Se você dispõe de pouco tempo na capital um dia é suficiente para conhecer a Chapada Imperial (recomendo a Trilha Longa). Saia cedo de Brasília e aproveite o dia por lá. Se você tem mais tempo, pode pernoitar e fazer duas trilhas: Longa + Curta e/ou Média e ainda, aproveitar as piscinas naturais.

 

 

…um dos meus cantos.

A photo posted by Cris Marques ♡ (@dentrodomochilao) on

chapada-piscina
uma das duas piscinas naturais

 

Funcionamento

Sábados, domingos e feriados das 9h às 17h30.

Por ser uma área de preservação ambiental é obrigatório reservar antecipadamente. O local trabalha de acordo com o número de pessoas que recebe, sobretudo nos dias de semana, que é necessário ter no mínimo 10 pessoas.

Infraestrutura

A Chapada Imperial dispõe de ótima estrutura com banheiro, um grande refeitório, chalés, aérea de camping, parquinho infantil, redários e lojinha com artesanatos e produtos locais.

Camping e chalés

O acampamento fica próximo da sede e a única desvantagem é que ainda não têm muitas árvores para fazer sombra; mas de toda forma é uma experiência única poder acordar cercado por toda aquela natureza.

Para quem quer um pouco mais de conforto, pode escolher ficar hospedado em um dos 3 chalés de charme, que são bem rústicos e super acolhedores.

  • As refeições (café da manhã, almoço e janta) estão incluídas no valor de pernoite.
  • O camping tem espaço para motorhome.

Sustentabilidade

O Banheiro Verde é um dos projetos da Chapada Imperial para reaproveitamento e reciclagem de materiais que iriam para o lixo. Com o objetivo de minimizar os impactos foram usadas técnicas para iluminação com garrafas pet, telhas produzidas com caixinhas de leite e fossa ecológica.

Projeto Bicho Livre 

Assim que parar o carro no estacionamento verá um muro de gaiolas que simbolizam a liberdade de aves resgatadas do tráfico. O Projeto Bicho Livre existe desde 2014 com a soltura e reintrodução de animais silvestres na reserva, promovido em parceria com o IBAMA. Em 2 anos, mais de 2 mil animais apreendidos pelo tráfico foram livres, tais como: araras, preguiças, gatos do mato, jaguatirica, jabotis e outras espécies já foram reintroduzidas através do projeto. As araras canidés são o xodó dos turistas, e mesmo livres, quatro casais ainda permanecem na sede e dão boas-vindas para os que chegam.

  • Se alguma arara entrar no seu carro (sim, pode acontecer!) chame um dos funcionários para retirá-la;
  • Não alimente, nem toque nos animais silvestres.

chapada-imperial-19

Não é permitido

Por se tratar de uma reserva ecológica não é permitido a entrada com bebidas alcoólicas, assim como som automotivo. Animais domésticos também não são permitidos.

Lava-pés (Trilha Longa)

 

Poço da Cachoeira do Quati (Trilha Média e Longa)

 

chapada-imperial-11
Cachoeira Rainha – época de seca (Trilha Longa)

 

Cachoeira Rainha – época de chuva (Trilha Longa)

 

chapada-imperial-5
parquinho

Como chegar

A partir da Rodoviária do Plano Piloto, de Brasília, são cerca de 50km. Pela Estrutural pegar a direção para Brazlândia. Após 8km entrar à direita na bifurcação, pegando a DF 001. Seguir 7km de asfalto e mais de 6km de terra; virar à esquerda na DF 220 e continuar por mais 6 km. Preste atenção no lado direito da estrada, pois não existem placas de sinalização antes de chegar na Chapada Imperial. Quando avistar um portal é ali!

  • Só é possível chegar com carro próprio

Aproveite para conferir o vídeo da minha ida à Chapada Imperial, tenho certeza que você vai querer colocar a Chapada Imperial na lista quando estiver em Brasília. E se você é de casa, não deixe de conhecer essa beleza natural!

Reservas e informações, visite o site oficial.

15 COMENTÁRIOS

  1. Olá, tudo bem ?
    Não conseguir achar o link de lá.. Poderia me dizer aqui?
    Ah, adorei o post, beijos.

  2. gostaria de saber valores p uma familia de 6, 2 criancas : uma com 10 e outra c 12, um bebe de 2 a e 6m e tres adultos. Obrigada

  3. òla gente bom dia, preciso de instruçoes, sou novo aqui no Df, quero muito ir na segunda pra voltar terça, estarei com minha noiva e queremos curtir uma trilha, cachoeira e etc…n olhei aqui sobre valores e hospedagem para casal? alguma promoção, pacote e etc…

  4. Oi Cris, estou indo pra Brasília com minha filha de 11 anos. Gostaria muito de fazer um passeio aí. Como faço pra saber os preços direitinho, o agendamento do passeio etc?

  5. Alguma empresa oferece serviço de transporte para a Chapada Imperial? Vou sem carro pra Brasília e não sei como poderia chegar até lá

  6. Lugar lindo, mas vale ressaltar que é proibido por lei o estabelecimento obrigar o cliente a pagar por “pacotes”.

    • Olá Letícia,
      Acredito que esteja havendo aqui uma pequena confusão, o que é proibído por lei é a venda casada.
      Pacotes são produtos e serviços que por vezes são inseparáveis, ou mais vantajosos quando adquiridos em conjunto.
      O pacote oferecido pela Chapada, é para passar o dia com direito às atividades e serviços. Atividades de ecoturismo com infraestrutura e serviços de guiagem, segurança e limpeza.

  7. Amei!!! Você me inspirou muito a ir Cris!!
    Você acha que dá pra fazer as piscinas e a trilha longa em um mesmo dia?
    Pena que eles não abrem de dia de semana..
    Obrigada pelo post!!

    • Oi Marcella, que bom que curtiu! Chapada Imperial é um segredo de Brasília. rs
      Se você chegar cedo vai terminar o percurso da trilha longa por volta das 14h, aí pode passar o resto do dia nas piscinas (que ficam do lado da sede).

      Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.