Como escolher a melhor mochila para viajar ou fazer uma trilha?

172
4137

Uma boa mochila pode fazer toda diferença durante sua viagem, trilha ou até mesmo no dia a dia. Algumas características são essenciais para escolher a mochila ideal, tais como, praticidade, conforto e resistência. E eis a dúvida…

Como escolher a mochila ideal?

Existem no mercado inúmeros modelos para diferentes tipos de viajantes. Mas antes de comprar é importante ter em mente que mochila é investimento e as boas não são baratas. É um equipamento que vai durar por muito tempo e por isso, deve-se considerar a qualidade.

Outro ponto importante é escolher um modelo que se encaixe à sua expectativa de uso. Precisa para uma viagem longa mochilão? Uma trilha curta? Vai fazer uma travessia com dias de caminhada? Ou precisa de algo mais versátil, que possa usar no dia a dia?

A escolha da mochila ideal contribui para a saúde do seu corpo, como por exemplo, o ajuste de alça e barrigueira que ajudam a distribuir o peso. Por isso, o tamanho é algo que deve ser levado em consideração. Ao carregar uma mochila atente-se para é que o peso dela não ultrapasse 10% do peso corporal, evitando forçar sua coluna, ombro, joelhos e pés. Além disso, o excesso de peso frequente — por exemplo, em uma viagem de mochilão — pode causar alterações na postura, dores na costas ou até mesmo, com o tempo, surgir problemas posturais, como escoliose e hipercifose.

Uma boa dica para os mochileiros é manter uma rotina de alongamentos. Nesse post você encontra algumas sugestões.

Foro: Ricardo Braz

O que considerar ao escolher?

TAMANHO

O tamanho da mochila tem como referência o volume que comportam, por isso são qualificadas em litros. Não existe um calculo exato que converta os litros em X peso. Mas existe uma fórmula genérica que considera que a cada 5L equivale a 1kg de peso. Sendo assim, uma mochila pequena de 25 litros suporta em média 5kg, uma de 50 litros, cerca de 10 kg.

Levando em consideração seu peso corporal, terá uma ideia que qual tamanho ficará mais confortável no seu corpo. Se você é uma mulher, pesa uns 50 kg, não recomendo usar uma mochila de 80 litros. Não force seu corpo carregando além do limite de conforto.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 85% dos viajantes reclamam de dores nas costas decorrentes do tamanho exagerado da mochila, o modo errado de carregar ou excesso de peso.

TIPOS DE MOCHILA

  • MOCHILA DE HIDRATAÇÃO 

São as mochilas pequenas, mais técnicas, usadas principalmente para esportistas de corrida e trilhas curtas. Elas são pequenas e cabem um reservatório de água de 1 a 10 litros. Algumas das mochilas de hidratação não vem com a bolsa de água, que deve ser comprada separadamente.

  • MOCHILA DE ATAQUE

São mochilas pequenas, de 10 a 35 litros, ideais para trilhas de um dia, passeios na natureza e servem de apoio em viagens longas. Nesse último caso, com a mochila menor você pode levar mapas, livros, óculos, garrafa de água, celular, máquina fotográfica, entre outros itens menores. É comum ver viajantes de mochilão carregando uma mochila maior nas costas e a menor na frente. Essas mochilas menores são bem versáteis e podem ser usadas no dia a dia, inclusive, algumas tem uma divisória para notebook.

  • MOCHILA CARGUEIRA MÉDIA

São as mochilas de 35 a 60 litros, muito utilizadas para caminhadas longas ou em viagens que não necessitam levar muitos equipamentos e/ou roupas. Esse também é o tamanho mais indicado para a porte físico da maioria das mulheres. Elas são consideradas médias em relação a litragem máxima do tamanho de mochila, que é 80 litros. No entanto, uma mochila de 60 litros já é beeeem grande!

  • MOCHILA CARGUEIRA GRANDE

Essas são as maiores, de 60 a 80 litros. Ideal para quem precisa levar muito equipamento e/ou roupas durante uma longa viagem. Mas cuidado para não cometer um erro comum: comprar uma mochila desse tamanho é querer preencher todos os espaços vazios, deixando-a super pesada.

Principais estruturas da mochila

Existem várias tecnologias para deixar a mochila mais confortável, estável e com funcionalidades práticas, como por exemplo, tipo de tecidos, telas de ventilação, regulagem, bolsos de acesso, entre outros. Alguns itens são fundamentais, tais como, as fitas de compressão, capa de chuva, regulagem de altura e barrigueira. Cada um desses acessórios tem uma função e fazem muita diferença.

Abertura frontal: Existem mochilas que abrem apenas por cima e outras, que abrem inteira pela parte da frente. Pode parecer um detalhe, mas faz toda diferença. Se a mochila só abrir em cima, quanto maior for, pior será o acesso de algum item que estará na parte de baixo. Com uma abertura frontal, ela vai abrir como uma mala, que facilita encontrar o que precisa em todo o comprimento da mochila.

Mochila com abertura superior e frontal (destacado em vermelho)

Barrigueira: Serve para tirar todo o peso da mochila dos ombros e ser compensado também no quadril. O maior erro com barrigueiras é não usá-las! Existe um ajuste certo para saber se a mochila está distribuindo o peso corretamente: Coloque a mochila pelas alças, prenda a barrigueira e solte as alças. Se a mochila despencar para trás e te levar junto, tá errado! Mochila mal regulada tira o equilíbrio. Ajuste a barrigueira de modo que fique bem acoplada ao corpo, sem apertar mas que tenha sustenção. Dessa forma, ela não vai “te puxar”, pois o peso estará sendo sustentado pelo quadril. Após fazer esse ajuste, você pode regular as alças.

Regulagem peitoral: Fica na altura do peito e serve, principalmente, para diminuir o balanço da mochila quando estiver caminhando. Os tipos de regulagens para homens e mulheres são diferentes. Alguns ajustes sobem e descem para acoplar de forma mais confortável à região torácica.

Alças: Algumas pessoas sentem mais confortáveis com alças finas e outras com as largas. Para pessoas mais magras, as alças mais largas e acolchoadas ficam mais confortáveis. Uma dica é sempre experimentar no corpo antes de comprar.

Estrutura de suporte: São estruturas de suporte interno na lombar que mantém a estabilidade da mochila. Essas estruturas ficam na parte interna e também ajudam na distribuição de peso e ajudam melhor a postura.

Bolsos: Bolso é um item que facilita muito a vida de qualquer viajante. Porém, o excesso não é bom. Mochila com muitos bolsos nas extremidades — principalmente embaixo e em cima — deforma a estrutura vertical e atrapalha o equilíbrio. Os melhores lugares para os bolsos são nas laterais e na barrigueira.

Tela de ventilação: É uma “telinha” que separa o encosto da mochila das costas. Esse item é bom para fazer travessias, montanhismo ou outras atividades que exigem muito esforço físico, com muita transpiração. A tela evita o contato do suor do corpo com o tecido. Uma alternativa para as telas é optar por mochilas com revestimento dry system, uma tecnologia que absorve o suor e facilita a ventilação.

 

Fitas de compressão: São aquelas fitinhas que parecem não ter nenhuma função que geralmente, estão nas laterais. Aprenda usá-las, elas são essenciais! Uma das principais funções dessas fitas é a compressão. Ou seja, se você não estiver usando toda a carga, regule as fitas para comprimir e deixá-la menor. É uma boa funcionalidade caso tenha uma mochila de tamanho intermediário e não deseje despachar no avião. Além disso, algumas também são feitas para levar bastões de caminhada, isolante térmico, saco de dormir, entre outros equipamentos.

Capa de chuva: Item indispensável. Atualmente, até mesmo as mochilas menores já tem capa de chuva embutida. Além de proteger da chuva, ela preserva a mochila por mais tempo, principalmente para quem viaja muito e precisa despachar.

Impermeabilidade: Existem mochilas que são 100% impermeáveis, mas são bem mais caras e não acho que seja um item de grande relevância, visto que a maioria já vem com capa de chuva, que é suficiente para proteger.

Onde comprar?

Compre de marcas que investem em tecnologia, como as da Columbia, que são as que uso e recomendo. A marca está no mercado há mais de 70 anos, sendo uma das melhores do mundo em roupas, acessórios e calçados sportswear

Reforço que mochila é um investimento, se você comprar algo de qualidade só vai precisar trocar se quiser. Uma boa mochila dura “a vida”. Se comprar pela internet leve em consideração todas as sugestões acima e se for possível, experimente. Mochila é igual roupa, tem que ficar comportável no corpo.

172 COMENTÁRIOS

  1. Oi Cris.

    Estou querendo comprar uma Quechua Forclaz 50L.

    Você já viajou (nacional) com ela como mala de mão? Passou?

  2. Olá Cris, farei uma viagem longa ( 5 meses) e terei que levar roupa de cama, banho e as do dia a dia, e também os calçados … Eu sou bem baixinha, tenho 1,53m. Uma mochila de 50l atenderia as minhas necessidades?

    Obrigada,
    Aguardo resposta.

    • Oi Natali, porque você tem que levar roupa de cama? Se for muito necessário, é melhor você comprar no lugar que for ficar e depois doar para alguém. A minha mochila é de 50L e levo o limite de tudo.

  3. Oi Cris,

    Estou pensando em ir pra Europa por uns 23 dias em outubro! A quechua 50 litros é pequena ou voce acha que da? Nao sei se eu precisava de uma de 60 litros! Se puder me dar alguma dica!
    Bjs

    • Olá Simone, eu uso a minha mochila (Quechua 50) para todo tipo de viagem: de 1 semana até 1 ano, e pra mim é mais que suficiente. O tamanho da mochila vai depender do que deseja levar.

  4. Oi Cris, to me planejando em ir pra Europa em pleno inverno europeu (janeiro, que é o mês “mais” frio). Comprei uma mochila de 70l da Curtlo na qual tem que caber além de todas as roupas de frio e normais, mais algumas poucas coisas que comprarei lá. Tô esperando chegar. Pro meu biotipo (1,70; 70kg), achas que tá bom? A regulagem de altura das alças dão conta do recado?
    Parabéns pelo trabalho aqui!

    • Olá Matheus, como digo aí no post a melhor mochila é aquela que for mais confortável para você. 70L é um tamanho bom para homens e tem espaço suficiente para bastante bagagem. Pelo tempo que você me escreveu (desculpa, estava viajando e as respostas acumularam) sua mochila já deve ter chegado. E aí, o que achou?

      • Ela chegou. Muito boa! Encaixou bem.. Já simulei colocar minhas roupas de frio e coube muito bem sobrando espaço pra outras coisas. Nao me arrependi, de jeito nenhum. A qualidade do material aparentemente é boa e resistente. Como vou passar 1 mês em viagem, acredito que vai me suprir muito bem!

  5. Oi, Cris. Estou me organizando para fazer um mochilão pela América Latina, fazendo trabalhos voluntários, esse ano. Detalhe: não tenho data pra voltar (considero morar em algum lugar por tempo indeterminado). Gostaria de saber se vc acha que a Quechua 60l poderia ser uma boa opção pra mim. Abraço fraterno! 🙂

    • Olá Camila! Acredito que sim, mas vai depender da quantidade de roupas que pretende levar. Particularmente eu acho que mochila maior que isso é grande demais. Que linda essa sua viagem! ❤️

  6. OI CRIS, ESTOU PARA ME APOSENTAR E TODA A VIDA QUIS VIAJAR, CONHECER NOVOS LUGARES, MAS COM FILHOS PEQUENOS OPTEI EM CRIÁ-LOS PRIMEIRO, AGORA COM A APOSENTADORIA SE APROXIMANDO E FILHOS CRIADOS QUERO DAR INÍCIO A REALIZAÇÃO DO MEU SONHO QUE É VIAJAR E CONHECER OUTROS LUGARES. QUAL A SUA SUGESTÃO, POR ONDE DEVO COMEÇAR, COMO ME PREPARAR PARA TUDO ISSO.

    • Olá Elielze, você é a única pessoa que pode responder essa pergunta. Como você vai se preparar para o que quer? Na dúvida comece a caminhar e descubra quais são as melhores ferramentas para construir pontes. Te desejo sucesso em sua jornada! ♡

  7. Oi Cris!
    Estou para fazer uma viagem no Rio de Janeiro de 08 dias, combinando ecoturismo de serra lá no PARNASO em Petrópolis, com turismo na Região dos Lagos (Arraial, Búzios e Cabo Frio). No PARNASO, pretendo fazer a trilha do Morro Açú, que fica 2232 metros acima do nível do mar (ou seja, frio e bastante vento) e passar a noite lá, combinando, na viagem, variações térmicas. Pra completar, vou rodar tudo de ônibus, o que torna a mochila a melhor pedida para a viagem. Nesse caso, a mochila de 60L é a mais indicada?

    • Olá Roberta,o tamanho da mochila vai depender da quantidade de roupas e/ou equipamentos que pretende levar. Eu acho uma mochila de 60L muito grande para tão pouco tempo. MAS como falei, não sei o que pretende levar e quais são as condições climáticas do lugar. Sugiro você ir em uma loja física e ver o tamanho das mochilas, assim você terá uma ideia melhor. Beijos!

  8. Olá, Cris. Estou planejando fazer um mochilão que dure entre 1,5 a 3 meses pelo litoral brasileiro. Tenho 1,70m de altura e comprei uma mochila de 70l da Quechua, até para aproveitá-la em outras viagens maiores, no futuro. Vc acha que posso ter exagerado? (Obs, ainda posso trocar).

    • Olá Cláudio, você já colocou o que pretende levar dentro da mochila? O que achou? A melhor pessoa para responder essa pergunta é você. O mais importante é ficar confortável para você. Boa sorte! ♥

  9. Como saber se a mochila é feminina ou masculina?

    Essa sua por exemplo, encontrei na decathlon mas não sei diferenciar isso
    /mochila-forclaz-50-quechua

  10. Oieee! Cris, tudo bem?
    Comprei minha Quechua Easyfit 50 litros! Pesquisei bastante, até chegar a decisão… E, sinceramente? Entre as mochilas para mulheres, considerando tamanho, qualidade e a relação custo-benefício, etc… Essa mochila da Quechua é a melhor!
    Estou apaixonada por ela! É lindaaa! Ansiosa para estreá-la logo! Valeu pelas suas dicas aqui, já conhecia a linha de mochilas dessa marca, mas suas dicas me ajudaram na decisão, pois senão eu teria comprado uma mochila masculina. Obrigada. Super beijo. Hasta la vista!

  11. Cris que delícia de Blog, fiquei a manhã toda lendo e vendo as suas dicas. Tenho 68 anos, gordinha e pequena, 1,50 m. Gostaria muito de usar mochila, me indicaram a da Deuter de 45 por 10 experimentei e não me senti confortável, acho por causa de minha altura. Experimentei tb da Deuter Futura 28 ficou melhor, nas não bateu a certeza, enfim nunca usei mochila só mala de rodinha. Qual mochila vc me indicaria para começar a usar. Sou aposentada, acabei de receber a minga cidadania portuguesa e pretendo ir para a Europa pelo tempo que der e o dinheiro permitir. Quem sabe bem volto. Ah! Achei is preços das mochilas bem caros. Bjs e obrigada pela sua atenção.

    • Olá Ilda, a mochila de 28L é a que chamamos de ataque para uso diário. Eu acho muito pequena para uma viagem pela Europa, ainda mais se for época de frio, onde você precisará levar roupas mais pesadas. Talvez uma mochila entre 30 e 40L seja melhor. Dá uma olhada na linha ACT Trail PRO (32 e 34) da Deuter, elas tem um tamanho razoável e são bem confortáveis. Os preços na Europa são bem mais baixos, às vezes vale a pena comprar por lá.

      Espero ter ajudado. ♡

    • Oi Cris, boa tarde.. gostei das suas dicas! Eu sou mochileiro de primeira viagem, irei fazer uma viagem de 23 dias pela Bolívia, Chile e Peru, daqui a dois meses. Pensei uma mochila pequena é uma grande, para não precisar andar sempre com toda carga. Que tamanhos me recomenda? ( 35 + 55?? 10 + 80?) Tenho 1,83 de altura. Obrigado

      • Olá Marcelo, o tamanho da sua mochila vai depender da quantidade de equipamentos e roupas que pretende levar. O ideal é você ir em uma loja física, sacar quais são os tamanhos das mochilas e ver qual irá te atender melhor.

  12. Boa tarde Cris, Gostaria de saber de a mochila 55L + 10L dauter traveller se aceitam como bagagem de mão nas Cia aereas e trens na Europa, pois irei viajar por 45 dias e já adquiri essa michila e estou preocupado, pois as Cia aéreas e os trens cobram caro para as bagagens que passam do tamanho ideal para os mesmos…

    • Olá Daniel, eu não conheço essa mochila. Recomendo você dar uma olhada nas medidas dela e no tamanho permitido pelas cias. Uma dica é não encher a mochila e usar as fitas de compressão para deixa-la mais compacta. 😉

  13. Bom dia, estou organizando um mochilão com minha esposa temos na faixa de 30 anos e nunca fomos a europa, queria usar os voos low cost, mas estou preocupado com a questão do peso e dimensões das malas, acho que só tenho uma que passa nas medidas, mas queria usar o mochilão, será que se a mochila estiver meio que vazia posso dobrar para caber na medidas deles? e fazer mochilão com mala pequena de rodinha rola? grato Max de Roraima

    • Olá Max, se ela estiver dentro das medidas é tranquilo. É só não encher a mochila e verificar as medidas permitidas pelas cias. Eu viajei 3 meses pela Europa com um mochilão de 55L e foi super de boa! Não levei a mochila cheia e usava as fitas de compressão para deixa-la mais compacta.

  14. Oi Cris. Tenho uma mochila muito boa, sem marca famosa mas que uso há tempos para viagens nos finais de semana. Tenho curiosidade em saber se mochilas próprias para mochilão são mais leves que a minha. Quanto pesa uma mochila “leve”?

    • Olá Anita, não tem mochila própria para mochilão. A “mochila própria” é aquela que leva suas coisas e você está feliz com ela. 🙂 Para mim, uma mochila leve (cheia) tem que pesar no máximo até 8kg.

  15. Olá Cris, tudo bom?
    Gostei muito do post, pois farei uma viagem no ano que vem, em fevereiro, na qual ficarei 25 dias na Bolívia. Eu já tenho uma mochila de 44lts da Trilhas e Rumos e estava pensando em comprar uma de 50 lts, mas pelas suas recomendações, penso que a que já tenho é suficiente pra viagem…O que você recomendaria de fato?

    Bjs e parabéns pelo blog!

    • Olá Juliana, vai depender do que você vai querer levar, mas acho que será suficiente sim. Uma dica é arrumar a mochila uns dias antes e ver se tem tudo que precisa levar. Boa sorte e ótima viagem!

      Beijos

  16. Olá Cris,

    Parabéns pelo post.
    Vou fazer um mochilão de 30 dias pela Europa em Abril, comprei uma Deuter Traveller 80 + 10. Eu não vi ela pessoalmente só pelo site mesmo, estou com medo dela ser mto grande! Será que 80L é mto exagero? tenho 1,80 de altura.

  17. Cris!

    Um prazer conhecer seu blog! Estou impressionada em ter demorado tanto para te achar entre os tantos viajantes que acompanho… Feliz em encontrar uma tão querida e que ainda é de bsb 🙂
    Muito obrigada pelas dicas! Estava super na dúvida se comprar ou não a Quechua Easyfit, até que o seu post me deixou tranquila e me ajudou a finalmente tomar a decisão.
    um beijo!

  18. Vou comprar uma mochila agora em setembro e pode ter certeza que esse post me ajudou.
    Vou ler mais coisas do site daqui pra frente, foi a primeira vez e gostei demais. 🙂
    Quero me tornar uma mochileira 😀

  19. Ola cris , farei um mochilão pela america do sul , com trilhas e aventuras , por 15 dias qual mochila me recomendaria em relação a litros ?

  20. Olá! Estou pesquisando um mochilão para nossa família (casal + filha de 8 anos). Por isso, parei neste post, muito bom por sinal! Por favor, me dê sua opinião. Temos duas necessidades principais:

    1. Uma vez por ano, acampar por uma semana numa época chuvosa. Neste caso, não vamos ficar andando com a mochila nas costas, pois o estacionamento fica no camping. O trajeto entre estacionamento e barraca é relativamente curto. Aqui o uso seria para a família inteira.

    2. Viagens esporádicas entre aeroportos e rodoviárias e hotéis. Nesse caso, o uso da mochila seria apenas para o meu marido.

    Bem, estou achando as da Quechua muito caras. Por isso, vi uma alternativa interessante: Trilhas e Rumos – 70l. Não sei se vc conhece essa marca. Meu marido mede 1,70cm. O que você acha?

    • Olá Katy, a Quechua é mais cara porque é uma marca internacional. Das nacionais eu te recomendo (além da Trilhas e Rumos) as mochilas da Curtlo. Dá uma olhada nelas. 😉 Sobre o tamanho eu acho que uma de 70L vai atender as necessidades citadas nos 2 itens.

      Abraços!

    • Olá Katy
      procure as mochilas da marca ALTO ESTILO, são as melhores e mais acessíveis pelo fato de serem nacionais
      O modelo Itupava de 70 litros é todo feito em cordura, a qualidade é impressionante.

  21. Oi, Cris! Estava pensando em comprar uma Quechua de 50 ou 60 l prum mochilão mais longo… Vi muita diferença entre os preços dos modelos “normais” pros modelos EasyFit. Você sabe dizer se faz muita diferença na prática??

  22. Olá Cris Marques!
    Estou viajando para a Espanha, mas por motivos familiares só comprarei a mochila lá. Tem algum lugar para indicar ou alguma loja esportiva famosa que eu possa comprar?
    Obrigado pela atenção.

    • Além disso, qual a capacidade de mochila ideal para um mochilão de 10 dias, sendo que dormirei em albergues, na sua opinião?

      • Se for viajar 10 dias para um lugar quente, provavelmente levará menos volume viajando para lugares frios. Eu usei uma de 50L para 3 meses viajando pela Europa e foi mais que suficiente. 😉

  23. Cheguei até aqui pesquisando pela diferença entre mochilão masculino e feminino porque estava pensando em comprar uma igual essa sua Quechua, só que a cor não me agrada, então encontrei a masculina, que a cor me agrada mais. Meus ombros são mais largos (tanto que larguei a natação quando mais nova por medo deles ficarem ainda mais largos). Você sabe dizer se a diferença entre os modelos é muito grande? Outra coisa, só que essa é importante: essa Quechua tem como colocar cadeado??

    • Oi Lili, essa questão da cor é bem limitada mesmo. Eu gosto muito da cor vinho, mas a parte cinza suja demais! A diferença não é muita, mas é sempre bom experimentar antes de comprar para ver qual fica mais confortável no seu corpo. Sobre o cadeado, sabe que eu não sei? Nunca tranquei minha mochila.

      Grande abraço!

  24. Olá! Farei um mochilão pela Europa por 30 dias, mas quero levar poucas roupas, só o básico, pq o peso me incomoda muito. Tb não vou levar equipamentos (barracas, etc..), Sou relativamente baixo (1,68), então penso que uma mochila muito grande possa atrapalhar. Quantos litros vc indicaria?

    • Olá João Victor, dependendo de qual tipo de roupas vai levar: frio ou calor? Mas se você pretende levar poucas roupas acredito que até 50L será suficiente.

      Grande abraço!

  25. Oi Cris, tudo bom?
    Sou de Brasília e estou pensando em comprar uma mochila da Quechua, porém não estou localizando nenhuma loja que trabalhe com essa marca.
    Você comprou em alguma loja por aqui ou pela internet mesmo?

  26. Olá
    Gostaria de saber se a mochila deve ter a estrutura de alumínio ( armação) , tenho 1.78, 90 kg, vou passar 20 dias na chapada, trilhas, trekking… Agradeço sua ajuda

  27. oi!
    e qual bota vc usa? tenho uma timberland e hoje treinei 22 km com ela, cansei, mas já viajei com e mesmo caminhando 10 dias pela bolívia ela foi confortável, mas claro, que não caminhei tanto diariamente quanto será nos 800 kms…
    obrigada,
    jovi

    • Olá Jovimari, eu tenho uma Novadry da Quechua. Eu gosto muito dela, o único problema é que ela não é impermeável e pra mim isso faz toda a diferença. Por isso, já estou olhando outros modelos para comprar pq faço muitas trilhas passando por rios.

    • Olá Rogério, não tem cálculos, tem afetividade. rsrs Pesquise as mochilas que você gostaria de ter e veja se ela encaixa-se nessas dicas que deixei aqui. Mesmo assim, se você curtiu a mochila e não tem nada haver com nada que falei nesse post, tá certo também. Você só não pode comprar uma muito grande para não prejudicar seu corpo, mas fora isso: Viajar não existe padrão! 😉

      Grande abraço!

  28. Olá Cris, conheci seu canal e ao ver que você adquiriu um modelo da Quechua, gostaria de tirar uma dúvida. Estou “namorando” dois modelos da Quechua, sendo eles FORCLAZ 50 LITROS e TRECKING FORCLAZ 60 LITROS, ambas são quase do mesmo valor e por isso estou considerando mais a Forclaz 60L. Você acha que para a minha altura de 1,65 e por nao ser um modelo FIT da Quechua, ainda assim, ira permitir um equilibrio/conforto adequado? Pretendo utilizar em viagens 1 ou 2 semanas.

  29. Oii, tudo bem? Entao, estou querendo fazer um mochilao de 3 meses pela Europa. Que mala você me indica? Quais dicas você me dá pra começar a montar um roteiro? Sou leiga nessa assunto. Obrigada!!

  30. Boa noite cris.Eu vou fazer um mochilao pra Austrália , de 1 mês, porem nesse tempo vou fazer trilhas, acampar e tal, mas tambemm vou conhecer sydney, melbourne, essas cidases grandes, e queria saber qual o tamanho da mochila que vc me recomenda, quantos litros, qual marca confiável. Muito obrigadoo, aguardo resposta !!

    • Oi Enzo, eu uso uma de 50L pra tudo nessa vida: desde viagens de 1 semana até mochilão de meses por vários locais. O tamanho da mochila vai depender da sua necessidade do que vai levar. Boa viagem!
      Grande abraço!

  31. Olá, Cris. Adoro seu blog e gostei mto do seu vídeo da mochila Quechua.

    Eu tenho uma dúvida referente as dimensões de uma bagagem de mão, já que não quero despachar.

    É o seguinte: os limites de tamanho da empresa aérea são 55 x 35 x 20, já a mochila que quero tem 72cm de altura mas o resto está ok. Ela é uma Deuter 35l + 10l. Eu gostaria de saber se ela passará como bagagem de mão, por exemplo, se não estiver cheia?? Eu não pretendo usar os 10l.. Mas se mesmo não usando esse espaço, devido as dimensões da mochila, passa como bagagem de mão? Se eu encaixar tudo direitinho nela e não usar todo seu espaço, passa? Obrigada.

    • Olá Brenda, uma mochila de 50L lotada de roupas ultrapassa os limites permitido para bagagem de mão. Por isso, sempre viajei com a minha mochila mais vazia e usava as fitas de compressão para diminuir ainda mais os espaços vazios. Boa viagem!!!

      Grande abraço!

  32. Galera, já entendi que a Deuter Quantum 60 seria o limite para mulheres… tenho 1,60 e peso 55 kg, mas acho que de repente possa ser pequena, por isso estou pensando na 70, pois vou passar 30 dias fora no Sudeste Asiático e não abro mão de algumas coisinhas …hehe. O tamanho de uma para outra é muito diferente? Será que suporto a 70? Em Recife não tem loja física, preciso da opinião de alguém!! Obrigada!

    • Oi Roberta, eu uso a minha de 50 para viagens de meses e acho suficiente. Mas se você acha que precisa de um tamanho maior, faça o que seu coração mandar. Realmente o que faria diferença é você ver o tamanho das mochilas em uma loja física. Particularmente, eu acho a de 70 enorme! hehehe

      Boa sorte!

      Grande abraço!!!

    • Acabei de voltar de um mochilão do sudeste asiatico (1 mês), eu e minha namorada usamos umas Qhechua de 50L cada e arrependemos, poderia ter sido menor. Não compre a de 70L, é um absurdo de grande… Sudeste asiático é super quente, não precisa de roupas de frio. só roupas leves. Desapega, leve pouca roupa (pra uma semana no máximo) e pague para lavar nas lavanderias (é ridículo de barato lavar roupas na asia). Espero ter ajudado.

  33. Olá Cris!!

    Gostaria parabenizar o seu blog que está dando um sucesso mesmo!

    Show de bola!

    Gostaria mencionar a Mochila Forclaz 50 Litros Quechua que comprei pela decatlhon, essa mochila é suficiente para aventurar em chile pois estarei lá 18 dias total roteiros. Tipo vou viajar no santiago, val paraiso e atacama por isso fiquei duvida seria bom utilizar roupas leves gerais e pouco a parte de pesado e dividir outra mochila para utilizar isso o que acha?

    Meu peso é quase 80 KG, e altura nem tenho certeza quase 1,63 por ai tipo médio do tamanho risos. Porque escolhi essa mochila por ideal entre kg do peso x do meu peso x altura fica confortável que achei justo e fiz pergunta duvida pela decatlhon ai me indicou correto essa mochila, queria saber acha justo?

    Aguento carregar meio pesado e não pesado demais dobro sabe, por isso vou carregar por todas roupas leves(tipo frio e calor) e parte de mochila separado vou carregar somente acessórios, bebidas e notebooks.

    Queria saber é possivel embarcar com mochila da mão ou mochila para bagagem (fiquei medo deixar bagagem se estragar isso) qual é sua recomendação para mochila cargueira no voo? Estive pensando leva pela mão ou bagagem para colocar juntos da capa que não deixa estragar isso..Pois é primeira da minha viagem de mochilão por isso.

    Espero que pode ajudar minhas dúvidas.

    Grato

    • Oi Denis, se você se sente confortável com a mochila é ela, não tenha dúvidas. Conforto em primeiro lugar! Quando não despachava a mochila eu usava ela bem mais vazia, para conseguir passar como de mão.

  34. Olá Cris, adorei seu post, um dos melhores e mais detalhados, fiquei surpreendido com informações nunca citadas antes em outros post de outros lugares. Queria sua dica para loja virtuais onde, na sua opinião há melhores preços e qualidade. Apenas não vi você falar sobre segurança na mochila, como cadeados. Um abraço!

  35. Oi, Cris! Tudo certo?? Meu nome é Rodrigo e eu estou prestes a investir em uma mochila boa para viagens de diferentes tipos (trekkings e urbanas) e diferentes durações, mas estou em dúvida. Já sei que vou comprar uma Deuter (juntei dinheiro por bastante tempo), o que queria saber é se, por meu biotipo (1,67m; 61kg) devo comprar uma de 60 ou 70l. Meu medo é de a de 70 litros ser grande demais para mim e acabar me trazendo problemas. Quão ajustáveis são as Deuter? Será problemático comprar a de 70l? Muito obrigado desde já!

    • Olá Rodrigo, por sua altura e para uso em trilhas acredito que uma de 60L será suficiente. Quanto maior a mochila, mais itens você irá carregar e assim, gerar mais peso. Boa sorte!

  36. Ola muito legal o post , eu vou fazer um mochilao de 20 dias venezuela e colombia, estou muito em duvida em qual comprar uma de 38l ou 45l, so que na minha cidade nao estou encontrando apenas pela a internet, eu testei a de 45l mais eu tenho a estrutura baixa, e estou muto em duvida em qual comprar o que vc indica?

    • Olá Sandra, eu acho a de 38 um pouco pequena, ainda mais se precisar levar roupa de frio. Mas se você a de 45L e achou muito grande compre a outra. O importante é você se sentir confortável com a mochila.

  37. Oi, Cris! Vou fazer meu primeiro mochilao e estou adoradndo suas dicas. Estou pensando em comprar uma quéchua de 50l, mas ela não tem nenhuma acoplada. Como vc leva a sua de ataque? Consigo voar no low cost com as 2?

  38. Olá, Cris!

    Muito legal seu post. No próximo ano, vou fazer um intercâmbio para Portugal e, por enquanto, ficarei cinco meses estudando e depois mais dois meses viajando. O que você acha melhor: comprar uma mochila no Brasil e já viajar com ela – além de mala de rodinha-, ou comprar lá na Europa? Lá é mais barato?

    Obrigada!

    Abraços.

  39. Olá Cris, muito boa suas dicas.
    Eu e minha namorada faremos um mochilão de aproximadamente 20 dias pela Bolívia e Peru. Uma mochila de 50L para cada um é o suficiente?

  40. Oi Cris, tudo bem?
    Vou fazer um mochilao pela america do sul de 20 dias
    Vou pegar frio em uns lugares de altitudes bem altas, porém um pouco de calor em outros lugares.
    Acha que uma mochila de 32 litros é suficiente? Não queria levar peso demais e ficar dolorida. Achei essa xxxxx da the north face e sei que a marca é muito boa.
    Obrigada desde já! Seu blos está me ajudante bastante

    • Olá Monique, mochilas de até 35 litros são consideradas de “ataque” e por isso são bem menores que os mochilões. Na descrição do próprio produto diz: “Com capacidade de 32 L, é propícia para escaladas e caminhadas leves.” Ou seja, é uma mochila pequena. Te recomendaria um pouco maior, de 40 a 50 litros.
      Grande abraço!

  41. Olá, me chamo Fabrícia e estou amando seu post sobre as mochilas.
    Gostaria que pudesse me ajudar!
    Vou fazer um mochilão de 20 dias com meu namorado para Argentina. Vamos para Buenos Aires, El Calafate e Ushuaia (os dois últimos são bem frios). Tenho 1,64 de altura e 69 kilos. Gostaria de saber qual a melhor mochila e com relação as roupas, o que levar? Não aguento peso demais, mas estou morrendo de medo de passar frio. É meu primeiro mochilao e com certeza não será o último. Estou muito empolgada, mas não tenho noção do que levar e como. Kkkkk
    Vamos ficar em hostels. Gosto de ser prática, sem deixar de ser bonita.

    Se puder me ajudar!

    Sou do RJ

    • Olá Fabrícia o tamanho ideal de mochilas para mulheres é até 60L, mais do que isso é exagero. O que recomendo é ir em uma loja e ver o tamanho da mochila, imaginado tudo que pretende levar. Mesmo que viaje para lugares muito frios, essa litragem suporta bastante peças de roupas.

      Boa viagem e sucesso com a escolha da mochila!
      Grande abraço,

  42. Ótimo post Cris !

    Eu estou subindo o pico da bandeira semana que vem, qual tipo de mochila você me recomendaria ?

    • Olá Vinicius, depende… quanto tempo vai ficar por lá? vai precisar levar equipamento? Comida? O tamanho da mochila vai depender da sua necessidade, mas lembrando:quanto menos levar mais confortável será sua trip. Quando fui no Pico da Bandeira levei uma mochila de 40 litros e foi suficiente para roupas e comidas.
      Grande abraço,

  43. Oi Cris!

    Estou prestes a fazer minha primeira viagem pra Europa. Vai ser minha primeira viagem sozinha e meu primeiro mochilão. A duração será de dois meses. Estou pensando em comprar a Quexua 50l igual a sua, mas tenho uma dúvida: Ela passa fácil como bagagem de mão nas low cost? Ou é meio complicado? Notei que ela é um pouco maio que as medidas da Ryan air, coisa de 6 cm. Isso é o suficiente para pegarem no pé? Não pretendo ir com ela muito cheia, e notei que ela tem uma parte dura atrás que não dá pra achatar, será que isso atrapalha?

    Ah, e obrigada por escrever esse blog!! Está me ajudando MUITO! 🙂

    • Olá Juliana, eu não viajei com a mochila lotada e sempre usava as fitas de compressão para apertar e deixa-la menor. Por isso nunca tive problemas, mas ela cheia ultrapassa bem mais que 6 cm do que é permitido pela Ryanair. Se você não lotar ela é super de boa! :*

  44. Oi Cris, muito show a sua postagem. Estou procurando um modelo de mochila que possa ser despachado em um avião ou em um quarto de hostel. Gostei muito do modelo forclaz da quechua, porém ela não tem zíper para prender com cadeado. Você conhece algum modelo que se encaixe nesse perfil??

    • Olá Filipe, ixi.. nunca coloquei cadeado na mochila e por isso não percebo essas coisas. hehe Acho que os modelos da Curtlo são mais fechadas. 😉

      Grande abraço!

  45. Oi! Eu sou portuguesa e nem todas as marcas tem aqui. Eu tenho 1,50m e 43 Kg (sou bem baixinha rss) e estou pensando comprar essa Quechua Forclaz EasyFit 50L que você tem na foto. Você está satisfeita com ela? Acha confortável? Ou acha que vale mais investir numa Deuter ou The North Face? Ela é impermeável ou só tem essa capa da chuva? Eu vou fazer uma viagem de 2 meses pelo Sudeste Asiático na altura das monções (muita chuvaaa…), mas queria que ela fosse versátil e desse para outras viagens, independentemente do clima e da duração.

    • Olá Inês, eu acho a Forclaz super confortável e estou bem satisfeita com ela. No entanto, se você pode investir em uma mochila top recomendo a The North Face, ainda mais se você morar em Portugal. Aqui no Brasil essas marcam são caras e por isso procuro recomendar as que tem os preços mais acessíveis.
      Sucesso na sua viagem!

    • Olá! Vou para de viagem para a Ásia dois meses e ainda não consegui decidir que mochila comprar. Primeira viagem sozinho e de mochilão, muitas dúvidas surgem… 60L será suficiente? Cpts

  46. Cris, tudo bem?
    Muito legal o seu post, ajudou bastante.
    Vou viajar no mês que vem e comprei uma mochila parecida com a sua, mas minha dúvida é sobre como despachar a mala.
    Ela vem com uma capa de chuva, mas não sei se é suficiente para proteger a mala. Minha preocupação é rasgar ou perder alças rs
    Como vc faz?
    Obrigada!

  47. Oi, Cris! Obrigada por compartilhar suas experiências e ser tão prestativa nas respostas, apenas lendo o que você disse para os outros viajantes já sanei dúvidas. Em outubro vou para Europa e fico uns 20 dias, fiz uma viagem parecida há dois anos levando uma mala de rodinhas a qual foi horrível para carregar, pois algumas estações de metro só possuem escadas, naquela época tinha meu namorado que me ajudava e foi difícil mesmo assim. Desta vez estou indo com uma amiga e não quero me incomodar com o deslocamento, queremos poder fazer tudo com transporte público e também não quero ter que dobrar o valor da passagem nas low cost devido o tamanho da bagagem. Não sei qual é padrão de tamanhos de mochilas, mas acha que uma de 30 seria suficiente?!

    Obrigada! :*

    • Olá Érika, acho que para uma viagem de 20 dias é melhor levar uma de 40 litros. Se você for comprar pela internet recomendo ir em alguma loja que venda mochilas para ter ideia dos tamanhos. Boa viagem!
      Beijos!

  48. Olá Cris,

    Vou fazer uma viagem de 3 meses, viajo agora em Agosto, vou para Portugal, Espanha e França e talvez UK, vi sua dicas e quero comprar uma mochila de 40L, minha duvida é, posso levar ela no avião e não ter que despachar?
    E vc poderia me indicar algum site que venda esse tipo de mochila.

    Abçs!!

  49. Oi Cris!
    Vou fazer minha primeira viagem sozinha em agosto para o Peru, fiquei em torno de 8 dias… Estou em uma duvida tremenda em qual mochila comprar! Sou pequena tenho 1,58… Acha que a da Forclaz 50 seria o suficiente, ou uma menor seria melhor?
    Obrigada!!

    • Oi Juliana, não sei quanto vai levar de roupa mas eu acho 50 mais suficiente. Estou usando essa litragem para uma viagem de 3 meses e já achei grande demais.
      Grande abraço,

      • Olá Cris! Estou em dúvida entre duas mochilas. Uma, da Trilhas e Rumos 44L (que eu conheço, vi na loja). A outra vi no site (não conheço, nunca peguei na mao), é a Quechua Forclaz 40L, preta. Sei por comentários que as duas são boas. Já tive e tenho uma da Trilha… A diferença de preço é pequena pois as duas estão em promoção. Qual ficar?comprar? Eis a questão… Dá uma dica?
        Obrigada!

  50. Bom dia Cris, adorei seu post, estou pesquisando mochilas e o seu foi o que mais me ajudou até agora. Vou viajar para a Europa em julho, ficar 10 dias. Qual mochila você me recomenda? Uma de 40 litros dá ? Desde já agradeço sua ajuda! D

    • Olá Tuanny, estou viajando por 3 meses na Europa e a minha é de 50 litros, ela foi super útil para caber as roupas de frio. Mas como vc vem em julho, acredito que uma de 40L é um ótimo tamanho pq não vai precisar de trazer muito volume com roupas pesadas.

      😉

  51. Olá, to começando a planejar agora uma viajem e só sei que vai começar pelo méxico hshhs. Minha divida é meio boba mas eu preciso perguntar p alguem: mochileiros costumam levar suas mochilas pra todo canto quando saem do hostel? Ou só nas trandiçoes entre cidades? Outra coisa, oq seria uma mochila de ataque?

    • Olá Renata, não levo minha mochila pra canto nenhum. hehehe Assim que chego no hostel deixo o mochilão e saio para conhecer a cidade apenas com a mochila pequena = mochila de ataque.

      Grande abraço!

  52. Bom dia Cris. Pretendo fazer um mochilão de 20 dias pela América do Sul. Tenho uma Outsider 30L da Curtlo, acha que seria pequena? A idéia seria viajar sem despachar a mochila.. como você faz com a sua de 40L? Consegue voar com ela como bagagem de mão ou sempre despacha?
    Vlw.

    • Olá Ed,
      Vou ser bem sincera… pra mim não faz diferença despachar ou não. Viajo com muitos itens que não poderiam ir na bagagem de mão e não incomodo com essa parte da viagem. rs Eu acho que o tamanho da mochila vai influenciar no que você pretende levar. O segredo é otimizar o espaço levando peças leves e no caso das roupas de frio optar por camadas: 1 corta vento ou impermeável + 1 casaco quente tipo fleece + 1 segunda pele. Se conseguir levar o essencial, acredito que 30L será suficiente para uma viagem de 20 dias.
      Grande abraço!

  53. oi cris, quero fazer uma viagem pra Europa de um mês e nao sei qual mochila devo comprar. qual você indicaria?
    modelo, marca,tamanho se possivel.
    obg

  54. Cris,
    em breve farei minha primeira viagem sozinha. Destino: Ilha Grande – RJ.
    Tô pesquisando qual mochila comprar e a marca que parece mais em conta é da marca Quechua. Pretendo comprar uma de 60 litros, você acha que vale a pena? O que acha da marca? Vou ficar uma semana em um Hostel.

    Muito obrigada!
    Adorei seu site!!!

    • Olá Kathy, recomendo a mochila FORCLAZ 50 da Quechua para mulheres (comprei essa recentemente e estou apaixonada!). Ela foi desenvolvida pensando no corpo feminino e por isso é muito confortável para nós.

    • Olá Grabriela, já experimentei duas marcas: a nacional Curtlo e gringa Deuter. Gosto das 2 marcas! A mochila da Trilhas e Rumos nunca usei e por isso não tenho como te dar uma referência. =/

  55. OOiii Cris,
    ganhei da minha mãe , minha tão sonhada viagem pra europa, e decidi fazer um mochilão, pretendo ficar 15 dias , mas não sei qual mochila escolher, e tb não tenho 500,00 pra gastar em uma super mochila, a marca Nautika é mto ruim ?
    eu vi uma de 60 e outra de 80litros, ( q não pretendo preencher toda ), mas queria saber se pra essa trip, a nautika resolve ou é um M3rdA.
    ah ! é minha primeira trip , pra europe de mochilão e SOZINHA *0*
    ( humor: mega ansiosa )

    • Olá Ana Paula,
      Com essa grana te recomendo comprar uma Trilhas Rumos ou Curtlo, essas marcas são nacionais e trabalham especificamente com produtos outdoor. Outra dica é não comprar uma mochila muito grande para não prejudicar sua coluna e joelhos, geralmente de 60L é o limite para mulheres.

      Te desejo um ótimo mochilão!!!

      Grande abraço

  56. Sem dúvidas, uma deuter – vejam a Mochila Deuter Pilgrim criada para brasileiros! Outro muito importante é a quantidade de roupa que se leva em uma viagem, procuro levar poucas e ir lavando – roupas de rápida secagem! Abraços.

  57. Oi, Cris!
    Gostaria de uma dica. Iremos, eu e meu marido, para o sul da Bahia e qual seria a melhor opção de mochila? Pensei em duas pequenas para dividir o peso. O que você acha?
    Abraço.

  58. Oi, Cris! Primeiro: você é DEMAIS! hahaha 😉

    Vou pras Oropa mês que vem! 15 dias morando em Edimburgo pra desenferrujar o inglês numa escola de idiomas e depois 15 dias mochilando (capitais de 6 países no total; que frio na barriga! rs)… Minha primeira e sonhada viagem internacional. Enfim, uma dúvida: dá pra sobreviver com uma mochila de 60l? Me dá um help do que levar pra esse mês todo: quantidade de calças, camisas, calçados etc.? Dúvida cruel porque quero trazer pequenas bugigangas de cada local (eu mereço!)

    Mil bjs

    Paulinho (estudante de turismo, doido pra ter um descritivo de assinatura de blog como o teu! kkkk)

    • Olá Paulinho, vc também é DEMAIS! hehehe Cara, o tamanho da mochila vai depender do que você vai levar. Para viagens mais longas vc pode ir lavando as roupas durante a viagem e isso já ajuda bastante diminuir o peso. No meu caso, viajo com uma de 40 litros e já acho demais. Fica difícil te falar em quantidade pq não sei quais são as suas necessidades e o destino (se é um lugar com baixas temperaturas, por exemplo). O ideal é ter peças versáteis que podem ser usadas em diferentes situações, tipo aquela calça que vira bermuda.

      Mil bjos,
      Cris (blogueira, esperando o seu blog com um descritivo melhor que o meu. rsrs 😉 )

    • Olá Mauri, o tamanho da mochila vai depender da quantidade de roupas e/ou equipamentos que você vai levar. Pela minha experiência, acho a de 40 ideal e a 60 litros o limite. Quanto maior a mochila mais coisas desnecessárias queremos levar “para ocupar espaço”. Baseando na minha experiência como viajante, para uma viagem curta de 20 dias eu levaria a de 40 litros e uma pequena mochila de ataque. Na dúvida, vá em uma loja de equipamentos experimente as mochilas e analise quais dos tamanhos vai caber suas coisas.

      Grande abraço,

  59. Ola Cris, gostei muito das sua dicas!!!

    pretendo passar 20 dias na Europa de mochilão. QUAL tipo de mochila devo comprar??? 70, 60 ou 40 litros???
    obs: é a minha primeira viagem assim.

    Obrigada

    • Olá Laryssa, o tamanho da mochila é muito pessoal e varia de acordo com a quantidade de roupas que pretende levar. Quanto maior a mochila mais coisas vai querer colocar dentro (e as vezes sem necessidade). Em minhas viagens tenho levado cada vez menos. Para você ter ideia, a minha mochila é de 40 litros e só a uso para viagens que duram mais de um mês. Menos que isso levo uma mochila de 20 litros (e ainda volto com roupas sem usar.. hehe). Baseando nas minhas experiências pessoais eu te recomendo uma de 40, no máximo 60 – tamanho ideal para o corpo da mulher. Outra dica antes de comprar uma mochila é experimenta-la! Vá em uma loja, pegue a mochila e coloque nas costas, perceba se ficou confortável, se ajusta de acordo com seu corpo, olhe o tamanho… Mesmo se for comprar pela internet, vale a pena ir em uma loja física só para testar. 😉 Grande abraço!!!

  60. Oi Cris.

    Eu estou começando ainda haha, comprei uma mochila de 40L e estou traçando um roteiro para viajar. Gostaria de uma ajuda, eu pensei em roteiros diferentes, pelo Brasil, mas o que você me aconselha? Alguns lugares específicos? Compensa mesmo Hostel? Gostaria de algumas dicas para uma iniciante no assunto rsrs
    Beeijo

  61. Oi Cris!

    Vou viajar por 6 meses, mas vou me hospedar em casa de amigos, albergues e couchsurfing, pois vou para varias cidades e, na maioria delas, ficarei varias semanas. Nao vou precisar levar equipamentos para acampar e/ou fazer trilhas. Escolhi levar mochila, no lugar da mala de rodinhas, somente para poder andar mais a pé e usar transporte público, assim, acredito que posso economizar mais e conhecer mais a realidade local. Sem contar que algumas cidades que vou possuem ruas de pedras.

    Minha duvida é… que tipo de mochila levar?
    Pesquisei algumas coisas e achei a de 60L uma boa, mas gostaria de saber a opinião de alguém mais experiente no assunto.

    E gostaria de saber também se posso despachar essas mochilas no aeroporto em um voo internacional.

    Um abraço Cris.
    Adoro acompanhar suas publicações!

    • Olá Ana Paula,

      Na minha opinião uma mochila de 60L é muito grande para mulheres, eu uso uma de 40L e acho o tamanho ideal. Recomendo você ir em uma loja de equipamentos e experimentar diversos tipos e ver qual se encaixa melhor ao seu biotipo. Não adianta levar um mochilão grande e pesado, e no primeiro mês de viagem ficar com dores e nem conseguir carregar a mochila.

      Pode despachar sim, mas convém colocá-la em uma proteção. As companhias aéreas disponibilizam plásticos, ou você pode usar a capa de chuva da própria mochila.

      Boa viagem!!!

      Grande abraço.

    • oi Paula, estou pra fazer um mochilão de 8 meses, 2 meses na india e 6 meses na europa, você achou a sua mochila de 60l um bom tamanho pra sua viagem?

  62. Ótimo post, Cris. Muito útil para os mochileiros iniciantes.

    No meu último mochilão, viajei por 5 meses com uma mochila de 70L. Estava tão pesada, mas tão pesada, que eu mal conseguia andar 20 minutos com ela nas costas. Só andava com a mochila nos deslocamentos rodoviária – albergue – rodoviária e olhe lá.

    Não vou dizer que eu exagerei na quantidade de coisas afinal foram 5 meses viajando, carregando equipamento de camping, roupas de praia e de neve! Apenas poderia ter planejado melhor para pegar só frio OU só calor OU acampar. rsrsrs

    • Pois é, tudo é questão de planejamento. Eu fiz um mochilão de 7 meses e no início da viagem estava com uma mochila de 60L + uma mochila de ataque de 30L. Na primeira semana, carregando praticamente meu peso nas costas, me livrei de quase tudo e só fiquei com a mochila de ataque. Viajei todo o tempo com ela e foi mais que suficiente (e também levei equipamentos para trekking, acampamento, roupas de frio e calor). A mochila que uso hoje tem 40L e já acho muito… Fico morrendo de raiva quando viajo para um lugar e volto com coisas que não usei. Sou adepta da teoria que menos é mais. rsrs
      Beijo!

      • Qual o mochila de 40L vc usa. Digo pq não sei qual comprar, tb quero algo pequeno, pq sou pequena e tenho q conseguir carregar o mínimo de peso possível e o material da mochila precisa ser bom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.