Como lavar roupas durante a viagem

6
2049

A dica de hoje é pra quem viaja por muito tempo com pouca roupa – como lavar roupas durante a viagem?! Quem viaja por um longo período de tempo sabe que a regra é ser prático e levar o mínimo de roupas possível durante uma viagem. À medida que se vai sujando, a melhor opção é lavar.

Lavar roupas durante a viagem

O ideal é levar peças “curingas”, como por exemplo as que podem ser usadas mais de uma vez ou que secam rapidamente. Veja as dicas e saiba como lavar suas roupas durante a sua viagem.

Descubra quais são as formas de lavagem!

lavar roupas durante a viagem - como-lavar-roupas-vaiajndo

Lavar roupas durante a viagem em lavanderias

As lavanderias são opções práticas para quem quer ganhar tempo, precisa lavar uma quantidade maior de roupas e dispõe de renda extra.

  • Lavanderias em hospedagens: Muitos albergues, hotéis e pousadas oferecem esse serviço cobrando uma taxa extra. Se o seu orçamento permite, é uma opção prática para aqueles que precisam de roupas limpas em poucas horas. Consulte o valor antes de entregar as roupas.
  • Lavanderias na cidade: Em lavanderias do comercio local você pode economizar de 20% a 30%, em relação ao hotel. Algumas cobram por peso e outras pela quantidade de roupas. Não se esqueça de conferir todas as peças após a lavagem. Geralmente, entregam no prazo de 24 horas.
  • Lavanderias automáticas: São as lavanderias onde o cliente é o responsável por todo processo de lavagem, muito comuns na Europa e EUA (como vemos nos filmes). Pode ser que você não encontre uma alma viva para dar uma ajuda, então leia cuidadosamente as placas explicativas de como proceder. É importante lembrar, que nem sempre essas lavanderias são iguais, fique de olho nas recomendações de uso para não passar nenhum perrengue.

Lavar roupas durante a viagem – Lavando à mão

Como à moda antiga! Você pode usar a pia ou o chuveiro para lavar suas roupas. Uma alternativa para secar mais rápido é tirar bem o excesso de água da roupa. A técnica mais simples é enrolar em uma toalha e apertar para absorver o excesso.

Imagem retirado do site WwikiHow
Foto: WwikiHow

Lavar roupas durante a viagem em trilhas, acampamentos e povoados afastados

  • Comunidades, povoados e pequenas cidades: As mulheres lavadeiras ainda existem em várias partes, principalmente no interior. Elas cobram um preço fixo e para encontrá-las basta perguntar aos moradores locais.
  • Rios, cachoeiras e lagos: EVITE LAVAR ROUPAS NESSES LOCAIS! Seja consciente ao usar sabão, até mesmo o neutro, pois também causam impacto ambiental e, se for realmente necessário use o mínimo. Se for fazer trekking, leve alguns pregadores na mochila e prenda a roupa na mochila.

lavando-roups-durante-a-viagem

Lavar roupas durante a viagem: “Máquina de mão”: Scrubba Wash Bag

O Scrubba foi desenvolvido para facilitar a vida do viajante. Basta colocar a roupa dentro da bolsa impermeável com água e sabão, fechar e esfregar a peça contra uma placa flexível por alguns minutos. A bolsa é pequena e pesa apenas 145 gramas.

Scrubba Wash Bag 1

.
Dicas para lavar roupas durante a viagem e ter elas secas

Captura de Tela 2014-08-05 às 23.41.54

1. Opte em viajar com roupas leves, que não amassam e de rápida secagem. Os tecidos sintéticos, como dry fit e poliéster, secam rápido.

2. Lave as roupas mais pesadas e difíceis em lavanderias e as mais leves à mão.

3. Antes de deixar a roupa na lavanderia verifique os dias e horários de funcionamento.

4. Tenha certeza de que as roupas irão secar a tempo de seguir viagem, não guarde roupas molhadas.

5. Shampoo serve para lavar e condicionador  pode servir como amaciante.

6. Para secar as roupas em lugares fechados, pendure-as próxima de um ventilador ou saída de ar.

7. Leve algumas cordas para improvisar um varal.

8. Não pendure roupas em janelas de hotéis, muitos proíbem e ainda cobram multa.

9. Ter uma rolha de pia é uma boa opção para lavar uma maior quantidade de roupas na pia.

6 COMENTÁRIOS

    • Oi Mario, espero que sua jornada seja leve e com muitas histórias para contar. Fico feliz de ter te ajudado um pouco. Boas viagens!

  1. Tenho uma dica pra lavar roupa que me ensinaram faz pouco tempo e é bem efetiva; juntar várias peças de roupa numa bacia com um pouco de água, sabão ou shampoo, enquanto se toma banho no chuveiro. E o tal de 2 em 1 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.