Amsterdam: O excêntrico Edifício WoZoCO com 13 apartamentos “pendurados”

0
346

Um dos edifícios mais conceituados na arquitetura contemporânea fica em Amsterdam, um pouco afastado dos bairros turísticos, na parte central da cidade. O edifício WoZoCo, construído pelo grupo MVRDV, não está na rota turística, inclusive muitos não fazem ideia da sua existência. Para quem gosta de descobrir o destino além dos locais frequentados pelo turismo de massa, a visita até WoZoCo vale muito a pena, principalmente para os apreciadores de diferentes estilos arquitetônicos.

Edifício WoZoCo

Construído em 1997, para atender uma população maior de 55 anos, a planta original previa 100 apartamentos, no entanto, “couberam” apenas 87. Faltavam 13! Baseando-se em gavetas o arquiteto pendurou, literalmente, os apartamentos faltantes sem perder a proposta original de deixar todos os apartamentos com boa iluminação natural.

Os moradores preferenciais do prédio seriam pessoas com mais de 55 anos. No entanto, hoje várias famílias com diferentes idades também moram no WoZoCo.

Visitas

WoZoco não é um edifício turístico aberto para visitação e só pode ser apreciado de fora. Tenha muito respeito à privacidade dos moradores do prédio, pois muitos deles saíram da “muvuca” turística para ficarem tranquilamente na varanda, sem precisar se esquivar dos turistas tirando fotos de sua casa.

Como chegar

Saindo da estação Amsterdam Central, pegue o trem 17 em direção a Osdorp Dijkgraafplein. Desça na parada Hoekenes (Tussen Meer) e caminhe cerca de 900 metros até a rua Ookmeerweg, onde está o edifício. Use o Google Maps ou pergunte para as pessoas na rua como chegar até lá. Não tem erro!

wozoco-holanda

wozoco-1

wozoco-amsterdam-1

wozoco-amsterdam

wozoco

wozoco-21

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.