3 passeios que você não pode deixar de fazer no Deserto de Atacama

5
619

Deserto do Atacama no Chile é o deserto mais seco do planeta, rodeado por três cordões montanhosos, os quais impedem a passagem de ventos úmidos na região. Ao oeste, encontra-se a Cordilheira de Domeyko, com altitude média de 3.300 metros de altura e a Cordilheira do Sal com 2.300 metros. Ao leste, a Cordilheira dos Andes formada por vulcões com neves eternas e alturas superiores aos 5.000 metros.

Deserto do Atacama no Chile

E o que você vai encontrar por lá? Atividades vulcânicas nos gigantescos géiseres, piscinas de águas termais, pequenos povoados indígenas e muita, muita, beleza natural.

O povoado de Atacama está localizado a uma altitude de 2.443 metros e é considerado a capital arqueológica do Chile por seus vestígios arqueológicos com mais de 12 mil anos. Durante o ano, 90% dos dias são com sol radiante e céu limpo. No inverno, de junho a agosto, os dias são muito agradáveis e a temperatura varia entre 9ºC a 24ºC, sempre muito seco. Durante as manhãs e no início da noite a temperatura cai bruscamente. Já no verão, de janeiro a março, a temperatura varia entre 13ºC a 25ºC, podendo chegar facilmente até 35ºC.

Deserto do Atacama no Chile

Não deixe de fazer… 

…alugar uma bicicleta

Nada melhor que conhecer um pedaço do Deserto do Atacama no Chile pedalando, se você gosta de pedalar, é claro. Mas prepara-se para o clima seco que dificulta a respiração, por isso, água é obrigatório! Várias lojas na cidade alugam bicicletas e você consegue chegar em atrativos como Pukara Quitor, Vale de la Luna e Vale de la Muerte.

Se quiser conhecer um pouco mais do povoado de San Pedro, não deixe de fazer o bike tour gratuito com o pessoal da Atawallpa Experience. O tour dura uma hora e passa por importantes pontos da cidade, além de contarem muitas histórias e curiosidades do lugar. No final, se gostar, deixe uma gorjeta para os guias.

atacama-3

…ver as estrelas

É o céu mais bonito do mundo, sem mais.

Devido à baixa umidade e pouquíssima luminosidade artificial, o deserto do Atacama no Chile é considerado um dos melhores lugares do mundo para observar o céu. Ele fica sem nuvens quase todos os dias do ano e por isso, um dos tours mais procurados é o astronômico. Fiz (duas vezes, pra vocês verem o tanto que gostei) com a timetravelat e fiquei encantada por compreender um pouco mais a linguagem dos astros. São quase duas horas de tour, com muitas informações e observação do céu com um telescópio e a olho nu. Ficamos sentados, em um ambiente super agradável, com música e bebida quente; sendo “levados pelo espaço” com o anfitrião (Rodrigo), um ótimo contador de histórias. Um dos diferenciais da empresa é que no final eles tiram essa foto em longa exposição e enviam por e-mail no dia seguinte. Não é à toa que os caras tem nota máxima no TripAdvisor. Super recomendo! Por ser um tour para poucas pessoas, recomendo agendar sua visita por WhatsApp +56 9 40717913 ou e-mail: timetravel.ventas@gmail.com

Esse céu é tão surreal que enquanto esperava 20 SEGUNDOS parada, para captar essa imagem, vi duas estrelas cadentes.

… descer as dunas de sandboard

Se gosta de adrenalina, não deixe de surfar nas dunas com mais de 130 metros de altura. Você pode optar por fazer por conta própria, alugando uma prancha e indo de bicicleta para as dunas. Ou, contratar uma empresa que oferece os serviço. Essa segunda opção recomendo para quem nunca experimentou fazer sandboard.

Dicas:

  • São Pedro de Atacama está localizado a 2.450 metros de altitude; por isso, antes de qualquer atividade física, é recomendado estar aclimatizado.
  • As condições climáticas são extremas e a temperatura do dia e da noite mudam bruscamente, use sempre protetor solar e leve um casaco mais fino para o frio.
  • Hidrate-se bebendo muita água, todo o tempo.

5 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela matéria… Adorei as dicas. Tô querendo ir e me interessei bastante pelo passeio de bike, pq já pedalo, mas fico com o pé atrás porque vou sozinha. Será que é fácil encontrar alguém ou um grupo que pedala junto por lá? É perigoso ir sozinha nesse passeio? Que mais você recomenda de passeios (comprados nas agências) tão me parecendo meio caros os passeios pelos relatos que li… O que considera indispesável?

    • Olá Janaina, eu fui sozinha e achei super tranquilo, mas sempre tem outros viajantes saindo de bike. Só é bom ficar ligada para não se perder. O que eu recomendo é você buscar os passeios na hora e pechinchar os preços, nunca comprar pelo Brasil.
      Grande abraço!

  2. Oi!
    Você não esteve em Valparaíso ?
    Estou procurando um relato de viagem que fale das opções culturais de lá. Se puder indicar algum, agradeço.
    Beijos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.