Dicas para visitar e aproveitar o melhor de Berlim

0
417

Mesmo não sendo uma das principais cidades turísticas da Europa, Berlim é uma urbe excepcional que junta o melhor de vários universos e agrada os mais diversos gostos pelas suas múltiplas facetas. A capital alemã encanta pela riqueza histórica, cultural, natural e festeira, uma oportunidade para desfrutar de tudo um pouco e muito mais.

Diferente das outras cidades europeias, Berlim é uma das maiores cidades do continente e por isso, seus diversos destinos turísticos estão espalhados em diversos cantos.

Planejamento é essencial para aproveitar ao máximo está incrível cidade. Por isso, alugar um carro em Berlim é uma opção para ter conforto e agilidade em destino. Além disso, visitar a Alemanha merece uma experiência dentro de um dos seus excelentes carros, pois o país é famoso por ser o berço de marcas BMW, Audi, Volkswagem entre outras.

Então, encare a aventura e conheça algumas das características mais impressionantes de Berlim:

BERLIM HISTÓRICA

Não é mistério para ninguém que Berlim foi o centro de vários acontecimentos históricos relevantes que deixaram vários legados na cidade e na sua periferia. Talvez, entre os mais famosos pontos de interesse da cidade esteja o Portão de Brandemburgo, uma antiga edificação de 26 metros que funcionava como entrada na cidade e que hoje é símbolo da paz e a união.

Desde o Portão é bastante fácil chegar ao Memorial do Holocausto. Um quarteirão inteiro com 2.711 blocos de concreto de diversas alturas que prestam homenagem aos judeus que sofreram e morreram durante a segunda guerra. Há também uma sala no subsolo que expõe dados sobre a perseguição e o extermínio judeu.

Na Alemanha há diversos campos de concentração espalhados pelo país e uma das melhores opções é alugar um carro para conhecer estes locais; desta triste história que marca a memória desse país. Sachsenhausen é o campo de concentração mais próximo de Berlim, aproximadamente há uma hora desde capital, que abrigou por volta de 200.000 presos desde 1936 até 1945 e hoje em dia serve como lembrete do sofrimento vivido neste período.

Ainda que grande parte do muro de Berlim foi demolido na época de 90, os fragmentos que estão em pé são reconhecidos como pontos históricos e culturais. East side Gallery é um dos pontos mais famosos por ser uma das maiores galerias de arte ao ar livre do mundo. O local tem 1,3 km de extensão, cheio de obras chamativas como a do beijo entre o líder russo Leonid Brezhnev e Erich Honecker, o líder da República Democrática Alemã. Esse é o grafite mais emblemático do Muro de Berlim. O desenho é a reprodução de uma foto tirada em 1979 na celebração do aniversário da República Democrática Alemã. A legenda do desenho diz: “Meu Deus, me ajude a sobreviver esse amor fatal.”

Dica: Você pode carimbar o passaporte ao visitar o Muro de Berlim na loja de souvenir, ao lado do grafite do beijo de Leonid Brezhnev e Erich Honecker.

BERLIM CULTURAL

East side Gallery é só um dos pontos dedicados a história e a arte em Berlim, há diversos museus, monumentos, igrejas e palácios espelhados pela cidade. Os museus mais renomados estão na Ilha dos Museus, um conjunto localizado no coração da cidade que é reconhecido como patrimônio da humanidade pela UNESCO. O conjunto de museus possui um acervo bem amplo que expõe peças de diversas culturas e períodos, desde o clássico até o moderno.

Por outro lado, o Mauerpark oferece um intercâmbio cultural todo domingo ao juntar residentes e turista na sua feira. A feira oferece uma grande variedade de roupas de segunda, bicicletas, livros e comidas, além de atividades como show ao ar livre e um famoso karaokê.

BERLIM NATURAL

Tiergarten é o maior parque de Berlim que oferece uma grande quantidade de pontos de interesse como memoriais, jardins, monumentos, cafés e entre muitos outros. O destino pode ser conhecido alugando uma bicicleta, para desfrutar da paisagem, descansar no gramado e quem sabe, fazendo um piquenique. Entre os pontos mais chamativos se destacam o memorial soviético, o monumento a Bismarck e Siegessäule.

Entre as atividades que podem ser feitas no parque, você pode visitar os jardins, remar no rio, degustar uma bebida fria ou quente (dependendo da época da sua viagem), beber tradicional cerveja alemã, comprar algum souvenir na feira e ir até as áreas nudistas para tomar um banho de sol.

Outra forma para curtir Berlim é desde um dos seus rios e seus lagos, é possível desfrutar da paisagem urbana em um barco, mergulhar e até praticar alguns esportes aquáticos neles. Inclusive, o Badeschiff, é uma piscina flutuante dentro do rio Spree que tem 240 metros quadrados, um dos locais mais concorridos durante o verão. Uma excelente forma de se refrescar e conhecer um lugar lado B na cidade de Berlim. A piscina flutuante foi inspirada nas piscinas públicas instaladas na orla do rio Spree no final do século XIX. Ela fica em Badeschiff e o ingresso custa 5€

Os Homens Moléculas no Rio Spree

Bônus: Festa!

Berlim é conhecida como uma das capitais mais festeiras da Europa! Também, famosa pela sua produção de cerveja, não é estranho que suas festas sejam memoráveis. Nomes como Watergate, Weekend, Farbfernseher se destacam e não são os únicos. Há clubes e bares para todos os gostos, com certeza não vai ficar sem o que fazer na noite de Berlim.

Berlim é maravilhosa, há de tudo de pouco para satisfazer todos os gostos! Além, há muitas atividades para fazer nesta cidade além das comentadas neste texto, outras faces para descobrir! Se aventure e desfrute desta linda capital.   

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.