Gruta Torrinha: passeio imperdível na Chapada Diamantina

8
1113

A Gruta Torrinha está localizada no município de Iraquara, a 64km de Lençóis. Ela fica em uma propriedade particular, aberta para visitação com acompanhamento de monitores. Antes de entrar, o visitante recebe orientações e informações do percurso.

Considerada uma das mais completas do Brasil, com diversos espeleotemas (estalactites e estalagmites)  raros, sendo as helictites algumas das formações mas impressionantes! Elas desafiam a lei da gravidade, pois crescem a partir do teto e se voltam para cima.

Gruta Torrinha

Ao longo do percurso de 17km é possível encontrar pinturas rupestres, canudos de cristais, flores de aragonita — única no mundo !— agulhas de gipsita de até 60 centímetros e uma réplica natural do Morro do Pai Inácio.

Você pode escolher fazer três tipos de percursos dentro da gruta. Não compensa economizar para conhecer somente o roteiro básico, pois é no segundo e terceiro percursos que estão as formações raras. O tempo médio dessa caminhada é de 1 a 2 horas, ida e volta.

O primeiro salão é mais comum, com formações encontradas em diversas grutas do país. Para chegar até o segundo é necessário passar por uma estreita passagem. Esse trecho é um dos mais apertados do percurso. A terceira galeria é a mais bonita, local da pequena flor de aragonita, uma das mais esperadas pelos visitantes.

    • Devido à fragilidade é proibido tocar nas formações e falar alto dentro dos salões.
  • Da Gruta Torrinha até o Morro do Pai Inácio são cerca de 45 minutos, de carro. O pôr do sol de lá é espetacular!!!

Horário de visita: das 7h às 22h — diariamente

Valor: R$ 20 a R$50.

.Gruta Torrinha

gruta-torrinha-chapada-diamantina-bahia-2

gruta-torrinha-chapada-diamantina-bahia-5

gruta-torrinha-chapada-diamantina-bahia

gruta-torrinha-chapada-diamantina-bahia-6

gruta-torrinha-chapada-diamantina-bahia-4

gruta-torrinha-chapada-diamantina-bahia-3

Lugarzinho lindo né pessoal?! Espero que você tenha gostado desta matéria sobre a Chapada Diamantina. Mas se curtiu mesmo, então eu vou esperar o seu comentário, no formulário que vem logo a seguir. É fundamental a sua opinião para o crescimento do blog.

8 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Cris! Parabéns pelo site!
    Gostaria de saber se essa gruta é muito apertadinha… rsrs
    Sou meio claustrofóbica, então se der a sensação de ficar sem ar, já era… Estou indo para a Chapada com uns amigos e não quero estragar o passeio de ninguém. Se for muito fechada, já sei que é melhor nem entrar.
    Desde já, valeu! 🙂

    • Olá Fernanda, ela não é apertada porque é uma gruta grande, principalmente de extensão. Mas gruta é gruta, né? Fechada. hehe Se você nunca foi em grutas e é claustrofóbica acho melhor pensar se vale a pena.

      Grande abraço!

      • Olha ..vou dar pitaco pq eu sou clautrofóbica, e confesso que quase amarelei na entrada. Mas depois que vc passa pela entrada, que é curtinha, lá dentro é um mundo! Não deixa de ir não…o guia dá uma força também… e seus amigos… Vai sim!

  2. Oi Cris, vou com marido e filhos pra chapada Diamantina em julho com Venturas e Desventuras. A gruta Torrinha está no roteiro. Alguma outra gruta imperdível? Meu filho mais novo tem 10 anos, mas é bem aventureiro. Teremos dificuldade? Abraço!!

    • Olá Ana Claudia, não há dificuldades para a gruta Torrinha. O que recomendo é a subida até a Cachoeira da Fumaça. A vista lá de cima é maravilhosa!
      Grande abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.