Ipês que colorem Brasília na época da seca

2
1354

É só chegar a seca que Brasília é tomada pelas árvores de ipê (Tabebuia chrysotricha) que colorem a cidade durante 4 meses. Ipês em Brasília podem ser vistos em diversos pontos estratégicos na capital.

A temporada começa em julho com os ipês-roxos e rosas; em agosto começa a floração dos imponentes ipês-amarelos e por fim, em setembro, o ipê-branco marcando o fim da estiagem. São mais de 150 mil ipês espalhados no Plano Piloto.

Ipês em Brasília

Durante essa época já virou tradição dar uma “paradinha”, registrar o melhor ângulo da árvore e compartilhar nas redes sociais. Desde 2012, um dos maiores jornais de Brasília realiza um concurso para eleger a melhor foto do ipê-amarelo. Ele é um dos preferidos e em 1993 foi tombado pelo patrimônio ecológico do Distrito Federal.

Os ipês são nativos do cerrado, levam até 10 anos para começar sua primeira floração e duram em média 200 anos de vida. Se estiver por Brasília nessa época, com certeza irá notar a presença deles.

ipe-brasilia-datas

“O horizonte é sem fim. Onde põe a lua a repousar. Lobeiras talham o jardim das savanas a enfeitar. A arapuá em sua cabaça, ornam o beiral do passado. Ipês em flor pura graça, desenham o meu cerrado…” Luciano Spagnol

ipe-brasilia copy

ipe-brasilia-1 copy

Ipês em Brasília

ipe-branco-bsb

ipe-am

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.