Lagoa Misteriosa: tudo o que você precisa saber

2
1166

A Lagoa Misteriosa está localizada na Serra da Bodoquena, em Jardim, a 48 km de Bonito. Além da famosa lagoa, a cidade de Jardim têm outros atrativos conhecidos como a flutuação do Rio do Prata, Estância Mimosa e Buraco das Araras. Sendo que os dois primeiros são do mesmo grupo: Recanto Ecológico Rio da Prata.

Apesar de ser em outra cidade, a emissão dos vouchers é igual para todos os atrativos da região. No post sobre Bonito têm as essas informações detalhadas.

Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa estava fechada para visitação desde 2005 e foi reaberta em 2011, sendo hoje um dos lugares mais visitados da região.

A origem do nome é devido à profundidade que nunca foi descoberta. O máximo de profundidade que se chegou foi até 220 metros, em 1998, com mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira. Porém, ainda não encontram o fundo e por isso é considerada a caverna inundada mais profunda do país e a sétima caverna mais profunda.

 

Devido às diversas outras cavidades naturais inundadas existentes na região a Serra da Bodoquena o local é considerada um ponto de referência no Brasil para a prática do espeleomergulho, sendo um dos melhores lugares do mundo para a atividade. A Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina, que é um tipo de formação geológica similar a um buraco. Seria como uma caverna “para baixo”, inundada de água, como você pode ver no mapa abaixo:

Mapa subaquático da Lagoa Misteriosa

O que também chama atenção é a transparência da água, de cor azul turquesa durante quase todo o ano. O calcário das rochas são responsáveis em deixar a água transparente pois sedimentam todas as impurezas, tornando a água extremamente cristalina. Imagina uma superfície de uma lagoa que é possível ver até 40 metros de profundidade? E o mesmo acontece para quem está embaixo, que consegue ver as copas das árvores contornando a lagoa. É possível ver também, o buraco dos dois abismos que formam no fundo da lagoa. Além disso, paredões rochosos, trocos caídos e pequenos peixes dourados. É realmente impressionante!


Antes de entrar na lagoa, tem um deck com uma estrutura de madeira para deixar mochila, chinelo e pequenos itens. Além disso, dispõe de dois banheiros ecológicos.


Atividades

É possível fazer três tipos de atividades na Lagoa Misteriosa:

  • Flutuação com colete
  • Flutuação livre, apneia (Neoprene é opcional. Não é permitido o uso de nadadeira)⠀
  • Mergulho com cilindro: para quem não tem curso é possível mergulhar com instrutor. Nesse caso, a profundidade máxima atingida é de 8 metros.
  • Mergulho autônomo básico: 18 metros, avançado: 25 metros
  • Nitrox: mergulho até 30 metros de profundidade

Para os mergulhos autônomos é obrigatório a apresentação da credencial de mergulhador


Flutuação

Os grupos são de no máximo 10 pessoas e sempre acompanhados por um guia. O passeio completo: trilha + morante + flutuação dura cerca de 1h40 e o tempo dentro da lagoa é de 30 a 40 minutos.

Está incluso os equipamento snorkel, máscara e colete salva-vidas. Nos primeiros minutos é obrigatório o uso do colete, depois se desejar (e souber nadar) pode retirar e ficar livre para fazer apneia. Não é obrigatório entrar na lagoa, se o visitante quiser ir apenas para contemplar, pode, mas deve esperar o regresso do grupo com o guia.

Idade mínima: 06 anos, crianças até 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

A roupa de neoprene só é disponibilizada em épocas de frio, quando a temperatura estiver menor que 20°C. Caso contrário, a Lagoa Misteriosa não oferece roupa e bota de neoprene para o passeio de flutuação. Nesse caso, é possível alugar no receptivo do Rio da Prata.
Acima visitantes fazendo a flutuação, cabo para auxiliar na apneia. Abaixo mergulhadores de cilindro

Mergulho com cilindro

Batismo: A Lagoa Misteriosa tem a opção de “batismo”, mas não é o oficial de credenciamento para mergulho. O batismo na Lagoa Misteriosa é um opção de mergulho com cilindro para quem não possui curso de mergulho e quer experimentar mergulhar. A profundidade máxima atingida é de 8 metros. Para fazer esse mergulho é necessário saber nadar e ter idade acima de 10 anos. Não pode fazer o mergulho gestantes e pessoas com problemas cardíacos (marca-passo).

Idade mínima: 10 anos, menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

O mergulho de cilindro tem duração média de 30 minutos. Atenção: depois do mergulho não pode fazer a flutuação nem apneia. 

Autônomo Básico: obrigatório certificação Open Water Scuba Diver. Profundidade permitida é de até 18 metros. O máximo são dois visitantes para um instrutor.

Autônomo Avançado: obrigatório certificação Advanced Open Water Scuba Diver. Profundidade atingida é de até 25 metros. O máximo são dois visitantes para um instrutor.

Avançado Nitrox: obrigatório certificação Advanced Open Water Scuba Diver. A profundidade permitida é de até 30 metros. O máximo são dois visitantes para um instrutor.

    • Para os mergulhos de cilindro o local oferece todos os equipamentos necessários.
    • É obrigatório o uso de calçado fechado para fazer a pequena trilha até a lagoa.
    • É proibido uso de protetor solar e repelente antes de entrar na lagoa.

É necessário saber nadar?

Em alguns passeios como flutuação não é necessário saber nadar. Porém, é muito importante que a pessoa se sinta confortável dentro da água usando a máscara e o snorkel, e consiga, no mínimo flutuar tranquilamente com o auxilio do coleto salva-vidas. Para mergulhos de cilindro é obrigatório saber nadar.


A temperatura média da água é de 24°C, durante todo ano.


 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cris Marques (@raizesdomundo) em

Como fazer a reserva? 

Em nenhum passeio em Bonito e região é permitido chegar e comprar o ingresso na hora. É necessário fazer as reservas através de agências e são as mesmas que emitem o voucher de entrada. Fiz todos meus passeios com a agência Bonito Way.

Durante a alta temporada (principalmente janeiro e julho, férias) recomenda-se reservar esse passeio com até com um mês de antecedência. Nem todas as agências oferecem transfer e nesse caso você terá que pagar o deslocamento até lá. Recomendo contratar uma agência que ofereça o transfer pois a Lagoa Misteriosa fica bem longe de Bonito e o retorno é bem cansativo, sobretudo depois de passar o dia inteiro dentro da água.

Para chegar nos locais de passeio é necessário carro próprio, alugado ou contratar um transfer local. Recomendo ir com o transfer da Bonito Way pois alguns deslocamentos são grandes e o retorno é sempre bem cansativo.


Durante todo o ano a Bonito Way publica pacotes com preços promocionais.
A dica é acompanhar o Instagram deles e se ficar de olho nas chamadas: @bonitoway


A Lagoa Misteriosa fica no Complexo Turístico Rio da Prata e é possível fazer o passeio de flutuação Rio da Prata no mesmo dia. Inclusive, é recomendado já que estão próximas.  E ainda, você pode almoçar na sede do Recanto Ecológico Rio da Prata. É um passeio de um dia inteiro pela região de Jardim.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cris Marques (@raizesdomundo) em

Melhor época (no verão não é possível visitá-la)

Essa é uma informação muito importante para conseguir conhecer a Lagoa Misteriosa, já que em determinadas épocas do ano não é possível entrar.
Entre meados de outubro a abril a água fica turva e a cor azul turquesa é tomada pela proliferação de algas verdes, que impedem entrar na lagoa. O processo é natural e ocorre pelo aquecimento da água que cria um ambiente ideal para a reprodução das algas que concentram-se na superfície, impedindo a visibilidade.
É importante ressaltar que devido às variações climáticas que estão ocorrendo no mundo, não é possível ter uma confirmação 100% segura sobre o ciclo das algas, mas se quiser muito conhecer a Lagoa Misteriosa, evite esses meses. Para não correr o risco, antes da viagem, consulte sua agência sobre a situação da lagoa.
A camada de alga não atrapalha os mergulhos de cilindro acima de 18 metros de profundidade e por isso, a acesso para mergulhadores certificados é durante todo ano. No entanto, a água fica com uma tonalidade verde e não azul, como é conhecida.
  • A melhor época para qualquer tipo de atividade na lagoa é entre abril a setembro, quando as águas estão cristalinas e a visibilidade é de 40 metros.
  • O melhor horário par mergulho é entre às 8h e 10h, quando o sol bate em cima da Lagoa Misteriosa.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Visitei Bonito há alguns anos e achei os passeios lindíssimos, mas não cheguei a conhecer essa lagoa. Ficou muita coisa por conhecer na região, então devo voltar novamente! Ótimas dicas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.