Lagoa Ojo del Inca: um vulcão inativo para se conhecer e nadar

0
660

A poucos quilômetros de Potosí, na Bolívia, encontra-se a Laguna Tarapaya – ou Lagoa Ojo del Inca – um oásis de águas termais cercado por montanhas. A lagoa formou-se em uma cratera de um vulcão inativo, e hoje tem o formato de um círculo quase perfeito, que dá a impressão de um grande olho. Daí originou-se seu atual nome: Ojo del Inca. As águas são quentes e agradáveis durante todo ano, com temperatura média de 30°C, apesar do vento e a temperatura média de 15°C do lado fora da água. A profundidade da lagoa é desconhecida e muitas pessoas aconselham não nadar até o centro, por causa da constante formação de redemoinhos.

Lagoa Ojo del Inca

O local também dispõe de uma piscina rasa onde os visitantes podem relaxar, sem medo de ser puxado para o fundo do vulcão.

Dicas:

  • Apesar da baixa temperatura e o vento constante, não se engane com o sol! Potosí está situado acima de 4 mil metros de altitude, logo, o protetor solar é indispensável
  • Na borda da lagoa tem a argila negra, famosa por suas propriedades medicinais, aproveite!
  • A estrutura do lugar é muito precária, para evitar passar algum perrengue leve lanche e água.

Como chegar

Várias agências em Potosí oferecem passeios até a Laguna Ojo del Inca, mas é muito fácil chegar por conta própria, de transporte público. Pegue um ônibus até o Mercado Chuquimia, que custa cerca de 2 bolivianos (BOB) e de lá, pegue outro qualquer que passe pelo Ojo del Inca. Não esqueça de avisar o motorista que vai descer na lagoa, se não, ele passará direto. É preciso caminhar cerca de 10 minutos até a lagoa e pronto! Para voltar, basta esperar o ônibus no mesmo local do desembarque, sentido Potosí. Fique atento ao horário, pois o último ônibus volta às 18h.

Ingresso 

A entrada custa 10 bolivianos.

É permitido acampar no local e a diária também custa 10 BOB. Se for acampar, leve toda estrutura para fazer comida e não esqueça dos agasalhos, pois durante a noite a temperatura cai bruscamente.

Laguna Ojo del Inca-potosi-bolivia-1
Caminho até a lagoa
Lagoa Ojo del Inca
Juan Manuel Lere
Laguna Ojo del Inca-potosi-bolivia-2
1 ano depois descobri que não é aconselhado nadar no meio do vulcão. tsc…tsc…

Laguna Ojo del Inca-potosi-bolivia-3

Laguna Ojo del Inca-potosi-bolivia-5

Laguna Ojo del Inca-potosi-bolivia-4

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.