Conheça Lençóis, a cidade porta de entrada do Vale do Pati

6
696

Localizada na Serra do Sincorá a 410 km de Salvador, Lençóis é uma das cidades históricas que fazem parte do Circuito do Diamante na Chapada Diamantina — região central da Bahia. Em 1973, foi tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional. Porta de entrada para o Vale do Pati é muito frequentada por turistas em busca de natureza e turismo de aventura, mas também acolhe muito bem os viajantes menos aventureiros. Com ótima infraestrutura turística a cidade por si só é uma atração, com charmosas ruelas, casas coloridas e casarões do século XIX.

lencois-chapada-diamantina-2

lencois-chapada-diamantina-3

lencois-chapada-diamantina

lencois-chapada-diamantina-1

Além da beleza histórica da cidade de Lençóis, é na natureza exuberante que estão os principais atrativos. Todos podem desfrutar de rios, cachoeiras e cavernas, em passeios com diferentes níveis de dificuldade. Você pode contratar um serviço nas agências de turismo, contratar um guia local ou ir por conta própria.

Se pretende fazer a trilha do Pati, é o melhor lugar para contratar o passeio: pelo preço, pelas opções — de guias e agências — e pela localização, pois o Parque da Chapada Diamantina abrange a maior parte na região de Lençóis. Alguns atrativos essenciais:

  • Ribeirão do Meio: 45 minutos de caminhada — trilha leve;
  • Serrano e Salão de Areias: 15 minutos de caminhada a partir do centro;
  • Cachoeirinha: 2 km do centro;
  • Cachoeira da Primavera: fica acima da Cachoeirinha.

lencois-chapada-diamantina-5

lencois-chapada-diamantina-4

De Lençóis saem passeios diários para as principais atrações naturais da Chapada Diamantina: Morro do Pai Inácio, Rio Mucugezinho, Gruta da Lapa Doce, Gruta da Pratinha, Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Burracão, Cachoeira do Riachinho, Cachoeira da Fumacinha e Poço Azul. No entanto, esses atrativos se encontram mais próximos de outros municípios: Palmeiras, Mucugê e Vale do Capão. Ou seja… se você sair de uma dessas cidades, o passeio será bem mais barato ou até de graça — como é o caso da Cachoeira da Fumaça, que dá para chegar caminhando a partir do Capão.

6 COMENTÁRIOS

  1. oi cris! queria saber qual a tua opinião sobre alugar um carro e viajar uns dias pela bahia. voce acha perigoso? a minha ideia é ir com meu marido e meu filhote, ja com as dormidas marcadas…

  2. Olá, Cris! Quero conhecer a Chapada Diamantina no período do festival de jazz do Vale do Capão, agora em setembro. Como não conheço o lugar, gostaria da sua ajuda para acomodação, onde ficar, no Capão ou em Lençóis? Vale a pena conhecer a chapada nesse período? Obrigada! Adoro suas postagens no instagram!

  3. Cris gostei desta história de não ter endereço fixo. Estou começando nesta jornada de guia de turismo no RJ e tb quero conhecer o mundo.
    abraços
    Isabel

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.