Conheça a Costa do Conde, no litoral sul da Paraíba

0

Imagine a cena: você, relaxando em um mar de águas mornas, calmas, azul-turquesa ou verde-esmeralda. Depois, caminhando pela areia, em um cenário paradisíaco cercado por coqueiros. Ou falésias. Ou bem pertinho do encontro do rio com o mar. Depois tem moqueca de frutos do mar, conversa boa com gente calorosa e hospitaleira, e diversas outras opções de passeio.

No dia seguinte, é possível fazer tudo de novo, em um local totalmente diferente.

Na Paraíba é assim. O estado é surpreendente, cheio de encantos. São mais de 130 km de litoral, a comida é deliciosa, o povo muito acolhedor, o sol brilha quase todos os dias (e brilha primeiro, já que está na Paraíba o ponto mais oriental das Américas) e a relação custo-benefício é a melhor da região Nordeste.

O litoral sul da Paraíba é chamado de Costa do Conde, tem cerca de 20 km de extensão e abrange 7 praias: Praia de Gramame, Praia do Amor, Praia Caripabus, Praia de Jacumã, Praia de Tabatinga, Praia de Coquerinho e Tambaba.

Nascer do sol em Tambaba

Vale fazer o bate-volta de João Pessoa?

Você pode se hospedar na capital, João Pessoa, e fazer os passeios no esquema bate-volta até o litoral Sul. Na verdade, é possível programar passeios desse tipo até para os estados vizinhos, Rio Grande do Norte e Pernambuco.  Em um dia, também, é possível visitar várias praias e atrativos turísticos, já que as distâncias são relativamente pequenas.

 A nossa sugestão, entretanto, é que você tenha um olhar generoso para as possibilidades, ainda pouco exploradas, da Paraíba. Que tal fazer a viagem com calma, aproveitando de verdade tudo o que o estado tem a oferecer e sair um pouco do óbvio? Por isso, recomendo ficar hospedado(a) no litoral sul, visto que ali, estão as praias mais bonitas do estado. 

Como chegar no litoral sul da Paraíba?

Nós chegamos de avião a João Pessoa. Do aeroporto, alugamos um carro e seguimos direto para o litoral sul, pois a nossa busca era por lugares sem tanto movimento, longe de praia urbanas, mais isolados mesmo. Outra opção é ir de ônibus, a partir da rodoviária de João Pessoa. Algumas hospedagens também oferecem transfer a partir do aeroporto, verifique com a sua.

Há muitas razões para conhecer o litoral sul da Paraíba. Sem dúvidas, dos destinos que conheço do nordeste, foi um dos lugares que mais me surpreendeu!

O que conhecer no litoral sul da Paraíba?

Conde

Conde está a apenas 22 km da capital e possui muitas opções para quem busca tanto diversão quanto descanso. Tem também a segunda maior rede hoteleira da Paraíba (alguns hotéis oferecem serviço de transfer do aeroporto para Conde).

O município é conhecido por ter lindas praias, pelos passeis turísticos em buggys, quadriciclos ou 4×4, por trechos ideais para trilhas, por suas falésias (algumas com mais de 30 metros de altura!), boa gastronomia, e por abrigar uma das praias oficiais de naturismo mais antigas do Brasil.

São oito praias em aproximadamente 20 km de extensão: Barra de Gramame, Praia do Amor, Jacumã, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho, Arapuca e Tambaba.

Barra de Gramame

Saindo da capital pela rodovia PB- 008, Barra de Gramame é a primeira praia de Conde. A faixa de areia é extensa e, quando a maré está baixa, fica cheia de piscinas naturais.

Algumas barracas na orla oferecem petiscos e bebidas e é possível alugar cadeira e guarda-sol, por isso é uma praia muito frequentada por famílias.

A faixa de terra, entre o mar e o rio Gramame, possibilita ao banhista intercalar mergulhos na água doce do rio, bem calminha, e na água salgada do mar agitado.

Praia do Amor

Como o nome já diz, é a praia dos apaixonados. A grande atração é a Pedra Furada. Diz a lenda que tocar ou passar por baixo da formação rochosa é sinônimo de sorte no amor. Se o casal estiver de mãos dadas, melhor ainda. Nos dias de maior movimento, a praia fica realmente lotada e se você gosta das fotos “clássica” é preciso ter paciência para conseguir um registro da pedra.

Jacumã

Tem um visual um pouco mais urbano, mas mantém a simplicidade de quando era uma antiga vila de pescadores. Praia de areia clara e mar tranquilo. Possui restaurantes, bares, lojas e também muitas casas de veraneio. Um dos pontos de encontro é a Praça do Mar, principalmente durante a feirinha de artesanato que acontece aos sábados.

Praia de Carapibus

É na região da Praia de Carapibus que está a maioria das pousadas do litoral sul da Paraíba. A região é muito procurada por turistas, mas, na maioria dos trechos, se mantém como um refúgio de tranquilidade.

Nos dias de maré baixa, piscinas naturais aparecem no arrecifes e formações de corais.

É ideal para quem busca relaxar em suas águas tranquilas, mas também para quem pratica esportes náuticos. Carapibus tem ainda uma belíssima formação de falésias e mata nativa preservada que proporcionam trilhas incríveis.

Nós ficamos hospedados na praia de Carapibus, em um dos oito chalés da pousada Oasis Tajaja e a experiência foi ótima.

Praia de Tabatinga

Essa praia é lindíssima!  A praia de Tabatinga está localizada em uma área de preservação ambiental. Dependendo de onde estiver, o visitante terá experiências diferentes na mesma praia. Lá, acontece o encontro do Rio Bocatu com o mar (mais agitado). No outro extremo, está o canyon de falésias coloridas.

Há trechos de vegetação nativa e coqueiros que garantem sombra, mas quase não existe estrutura, por isso é preciso levar o que comer e beber.

Ah, de Tabatinga é possível fazer uma caminhada de aproximadamente 40 minutos até Coqueirinho.

Praia de Coqueirinho

Uma das mais conhecidas e belas do litoral sul da Paraíba. O colorido das falésias faz da praia um lugar único, assim como os muitos coqueiros que dão nome ao lugar.

Há trechos de mar calmo, frequentados por famílias e por quem busca sossego, e trechos de mar agitado que são os preferidos dos surfistas.

Nos restaurantes da região é possível comer uma moqueca caprichada e outros pratos com destaque para os frutos do mar. Quem faz os passeios de buggy, costuma parar em Coqueirinho para almoçar.

Nós paramos para comer após um passeio de 4×4 e provamos uma moqueca no Quiosque Marlin. Comida da melhor qualidade, à beira-mar, com mesinhas na areia da praia.

Moqueca de peixe, camarão, lula, mexilhão e legumes cozidos.

Em Coqueirinho, outro destaque é passeio de buggy entre os canyons! É lá que estão também os mirantes naturais de onde é possível admirar algumas das praias da região.

Mirante Castelo da Princesa

A parte da praia onde ficam os restaurante é bem cheia. Se for por conta, não deixe de ir para a esquerda, sentido a Praia de Tabatinga, onde a praia é mais deserta.


Tambaba

Tambaba está a aproximadamente 40 km de João Pessoa e ficou conhecida por ser a primeira praia oficialmente naturista do Nordeste. O lugar é muito bonito, “protegido” por falésias e árvores.

A praia é dividida em duas partes. Uma delas é para quem quer aproveitar mar e areia sem tirar a roupa. A outra, maior e mais bonita, é uma praia naturista. Ou seja, a partir dali, só pode permanecer estar pessoas completamente nuas.

Para entrar na parte nudista é preciso seguir algumas regras: não é permitido filmar ou fotografar outras pessoas, praticar atos sexuais ou obscenos, usar drogas ilegais e, claro, usar qualquer tipo de vestimenta. Aqui tem um post completo de Tambaba aqui.

A visita vale mesmo para quem não é adepto do naturismo, pois Tambaba tem trilhas, mirantes e área de preservação ambiental.

Parte da Praia de Tambaba destinada ao naturismo.

Vale a pena fazer passeio de buggy?

Uma orientação importante: mesmo se você estiver percorrendo o litoral sul da Paraíba de carro, é aconselhável contratar o serviço das empresas que trabalham com os bugueiros ou alugam quadriciclos, pelo menos por um dia, pois há lugares aonde é muito complicado chegar em carro de passeio.

Nós utilizamos quadriciclo para chegar aos locais onde o acesso por carro é mais difícil. Optamos pela Redrock Turismo, uma das poucas agências que tem uma bugueira mulher. A nossa guia foi a Aurinha é nativa, sócia da empresa, guia e uma das duas mulheres bugueiras da região.

DCIM100GOPROGOPR6142.JPG

Shopping Rural

Reserve um tempinho para visitar o Shopping Rural, no assentamento Tambaba. Nas pequenas casas de taipa são vendidos alimentos como tapioca, frutas e doces típicos (experimente o de banana com rapadura), além de artesanato e bebidas. O lugar, administrado pelas famílias que moram na região, é um charme. É também uma forma de gerar renda para a comunidade que vive de agricultura familiar e consegue movimentar a economia local com o turismo. Ah! Aos sábados, de você estiver com sorte, pode dançar um bom forró pé-de-serra no Shopping Rural.

Todas as praias que mostradas até agora estão na Costa do Conde. Seguindo pelo extremo do litoral do sul da Paraíba, ainda encontra-se as seguintes praias:

  • Praia de Pitimbu

É uma praia mais movimentada, no município de mesmo nome, bem ao Sul da Paraíba, pertinho de Pernambuco. Fica a cerca de 70 km da capital, João Pessoa. A faixa de areia larga e o mar calminho fazem com que seja muito frequentada por famílias. A infraestrutura é boa, com bares, restaurantes e pousadas.

Há outras praias no município, mais desertas, além de estuários com muitas aves e vegetação de Mata Atlântica.

Em Pitimbu são desenvolvidos projetos de preservação da cultura indígena e quilombola.

  • Praia Bela

Uma das praias mais amadas pelos turistas que visitam o litoral sul da Paraíba. O banco de areia, formado próximo ao encontro do rio Mucatu com o mar, cria um visual e tanto! Comerciantes colocam redes dentro da água e parte das mesas e guarda-sóis acaba submersa quando a maré sobe. Pode ficar um pouco cheio nos fins de semana e feriados.

  • Barra do Graú

O quadriciclo foi indispensável para que nós chegássemos a um dos lugares mais bonitos do litoral sul da Paraíba: a Barra do Graú.

A região é mais deserta e o acesso é feito pela Praia Bela (andando pela areia) ou atravessando um trecho de mata que desce por uma falésia. Não há bares ou restaurantes, por isso, lembre-se de levar tudo o que for necessário, principalmente água e chapéu ou boné.

Foi emocionante percorrer as estradas de terra em meio à vegetação, até chegar à praia deserta, com extensa faixa de areia.

É o rio Graú que marca a divisa dos municípios de Conde e Pitimbu. O trecho em que o rio encontra o mar é belíssimo. O mar é agitado, a praia é de tombo, mas é possível relaxar nas águas calmas do rio. Consulte a tábua de marés antes de programar o passeio.


Na hora de procurar bugueiros e guias, contrate apenas profissionais credenciados, de empresas legalizadas.


No mais, capriche no protetor solar, aproveite as dicas, e prepare-se para viver dias deliciosos à beira-mar no litoral sul da Paraíba.

Brasiliense, turismóloga, blogueira, mulher medicina, admiradora das brincadeiras populares e dos simbolismos étnicos. Sol e lua em sagitário, adora banana, cachoeiras, rios e mar. Não viaja sem seus óleos essenciais, não recusa um convite para dançar e acredita que o abraço cura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.