0
COMPARTILHAMENTO
Pinterest Google+

jalapao-mateiros

Mateiros

Porta de entrada para o Jalapão, Mateiros é uma pequena cidade ao leste do estado do Tocantins. Apesar da pouca infraestrutura turística, ela é ponto de apoio para os viajantes. Na cidade você encontrará posto de gasolina, pousadas e restaurantes. Tudo muito simples. Aproveite também para usar o celular, pois a partir daqui, não haverá sinal.

É também um dos locais mais baratos para comprar artesanato de capim dourado. A Cooperativa de Artesãos de Mateiros fica localizada na praça central da cidade e não aceita nenhum tipo de cartão. O ideal é levar dinheiro em espécie, trocado, para facilitar.

Mateiros abriga comunidades descendentes de quilombolas. A mais conhecida e visitada fica no povoado de Mumbuca que está localizado a aproximadamente 30km da cidade. Essa comunidade é famosa pelo artesanato de capim dourado vendido em todo país e até no exterior.

jalapao-capim-dourado-1

Capim Dourado

O capim dourado é símbolo da região do Jalapão. A planta é uma espécie de sempre viva, endêmica do Tocantins e Bahia. A tradição de transformar capim em arte foi um legado deixado pelos índios Xerente. A herança dos povos antigos, de trançar o capim, se mantêm viva até hoje. E é nele que muitas comunidades da região tiram sua principal renda. O capim dourado começa a nascer em abril e se desenvolve até julho. A colheita da planta acontece de setembro a novembro, na época de estiagem, quando as hastes estão maduras e completamente secas. Na época, também são colhidas folhas de buriti jovens — ainda não abertas , que são utilizadas para costurar o capim dourado.

Ramo de Capim Dourado
Ramo de Capim Dourado no solo

No início a atividade de produção era exclusiva das mulheres. A partir da década de 90, homens e crianças também começaram a confeccionar artefatos que são almejados por várias pessoas no mundo. A confecção de peças do capim dourado existe há mais de 80 anos e foi passada de geração em geração. Da planta, são criados objetos simples como potes e pequenas caixinhas, até sofisticados acessórios assinados por grandes marcas.

Capim-Dourado-Jalapao10-676x450

*A viagem para o Jalapão foi a convite da Korubo pelo projeto Adventure Bloggers organizado pelo blog Territórios. Outros sete blogueiros também participaram, são eles: Viajando com ElesTrilhas e AventurasViagens CinematográficasNerds ViajantesViajar é Tudo de BomTip Trip e Andarilhos do Mundo.  Para acessar todo conteúdo nas redes sociais, utilize #AdventureBloggers. 

Post anterior

Jalapão: Cachoeira da Velha e a Prainha do Rio Novo

Próximo post

Quase tudo que você precisa saber sobre o Jalapão

4 Comentários

  1. 30/06/2014 at 19:42 — Responder

    Olá Cris! Muito, muito legal o teu trabalho e tua forma de viver a vida! Admiro pessoas que acreditam em suas próprias verdades e que buscam materializá-las no seu dia-a-dia! Grande abraço! Namastê! 🙂

    • 07/07/2014 at 0:58 — Responder

      Olá Guilherme, seu comentário me enche de alegria e me faz querer trilhar ainda mais novos caminhos, para que possa sempre compartilhar com vocês um pouco da minha vida. Namastê!!! (((3õ)))

  2. Kelly Ferreira
    07/03/2014 at 16:54 — Responder

    Cris, parabéns pelo trabalho. Estou começando minha jornada agora em conhecer as cachoeiras desse País e descobrir esse blog me animou muito mais. Será muito útil para minhas futuras viagens.

    Um abraço,

    • 08/03/2014 at 0:38 — Responder

      Olá Kelly, o Jalapão é um lugar especial, que todos deveriam conhecer. Recomendo que conheça essa região! 😉
      Grande abraço.

Responder para

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *