6 dicas imperdíveis para fazer e conhecer em Medellín

2
535

Tradicionalmente conhecida como a Cidade da Eterna Primavera, Medellín na Colômbia tem ótimas condições climáticas que proporcionam um grande espetáculo de flores durante todo o ano. A segunda maior cidade da Colômbia, surpreende os visitantes por sua beleza, organização, limpeza, parques públicos impecáveis e uma vasta opção cultural. Para quem gosta de explorar além do circuito turístico, a capital do departamento de Antioquia é um prato cheio. Em 2013 Medellín foi eleita como a cidade mais inovadora do mundo, vencendo de Nova York e Tel Aviv, pelo Instituto Urban Land. Além disso tudo, Medellín é a cidade colombiana com mais poetas por metro quadrado, segundo Eduardo Escobar, um renomado poeta e jornalista colombiano. E também, é a cidade natal do artista Fernando Botero, conhecido mundialmente por suas obras “gordinhas”.

O que fazer em Medellín na Colômbia

A cidade conta também com um sistema de transporte público incrível, e você conseguirá facilmente ir de um ponto  a outro usando ônibus e/ou metrô.

Para quem gosta de street art não deixe de observar os muros por toda cidade, que ganham vida através das mãos de artistas locais e internacionais.

1. Plaza de Cisneros (Parque de la Luz)

Medellín na Colômbia

São 300 postes de 24 metros de altura que iluminam a praça na rua 45. Instalados em uma área de 17.000 m², a praça recebeu esse nome em homenagem ao seu criador, o engenheiro cubano Francisco Javier Cisneros. No mesmo local, encontra-se a Biblioteca Pública com várias exposições itinerantes e acesso livre à internet. Dá um pouco de aflição ver tantas luzes acessas, em meio à crise de água no mundo, mas vale a pena conhecer a obra.

2. Medellín na Colômbia: Ande de Metrocable

medellin-cable

Ao contrário dos teleféricos turísticos do Rio de Janeiro e Europa, o metrocable foi planejado para facilitar o acesso da população aos bairros mais altos, já que a cidade é cercada por montanhas. Com 2km de extensão, todo o trajeto dura cerca de 9 minutos (linha K). O “metrô sob cabos” passa por bairros populares e lá de cima é possível avistar boa parte da cidade.

3. Medellín na Colômbia: Aproveite as feiras orgânicas

medelin-o-que-fazer

Medellín é uma dessas cidades que eu moraria facilmente: tem transporte público funcional, é limpa, bem cuidada, as pessoas são gentis, tem muita opção cultural e há diversos programas do governo que estimulam o consumo de produtos orgânicos, comprados diretamente do produtor. Nos meus 10 dias que visitei a cidade, fui em 4 feiras de orgânicos e ainda descobri que muita gente, mesmo na cidade, pratica agricultura urbana e permacultura. Nessas feiras, além de verduras, legumes e frutas frescas, você encontrará muita comida típica da região.

4. Medellín na Colômbia: Conheça o Jardim Botânico

Foto: Sergio Gomez
Foto: Sergio Gomez

O Jardim Botânico é sempre um lugar que sempre vale a pena conhecer, independente do lugar. E claro, que o de Medellín não poderia ficar de fora. São 14 hectares, 600 espécies de árvores e plantas nativas, lago, bosques e vários espaços livres para o público, em um ambiente muito acolhedor!

O principal atrativo é o Orquideorama (da foto), que é uma homenagem à orquídea, a flor símbolo da Colômbia. A grande estrutura de madeira tem o formato de flores e é chamado “flor-árbol“, devido o seu formato de flor, mas nas proporções de uma árvore. A estrutura está no meio do Jardim Botânico e o espaço é utilizados para eventos culturais, artísticos e ambientais. Nos meses de março e abril, acontece uma exposição de orquídeas no local.

5. Medellín na Colômbia: Parque de los Deseos

medellin-parque

Esse local é incrível, tanto para adultos quanto para crianças. Medellín é repleta de praças públicas que oferecem para a população um espaço lúdico e interativo. Essa foi uma das mais interessantes dentre as que conheci. No Parque de los Deseos, o tema principal é o Universo: são 8 atrações que permitem a interação dos visitantes com a astronomia, ciência, música e a água. No local encontram-se o Planetário Municipal e a Casa da Música, onde se tem contato com ritmos e músicas locais. O objetivo do parque é criar momentos de diversão mesclados com conhecimento, e para isso, te convida a explorar suas sensações auditivas e visuais. Assim como no Parque de Los Pies Descalzos monitores credenciados fazem todo o circuito com o visitante, gratuitamente e sem agendamento prévio. É só chegar e conhecer! O passeio dura em torno de uma hora.
Horário de funcionamento: Terça a domingo e feriados das 9h às 22h.

6. As fontes de água

mdelin

É incrível a quantidade de fontes espalhadas pela cidade. O mais interessante é que se você estiver afim de entrar na água é permitido. A criançada adora! Dos lugares já citados acima muitos deles têm, pelo menos, uma fonte ou espelho d’água, para uso livre da população como entretenimento, claro. A propósito, água é abundante em quase todos os cantos de Medellín. É muito comum você passar por um lugar, no meio do nada, e ver algum monumento jorrando água. Mais comum ainda é ver pessoas – crianças e adultos – dando uma refrescada nesses locais.

Bônus: street art

medellin-street-art

Colômbia é um dos principais países da América do Sul com maior número de street art. A arte de rua está espalhada em diversas cidades colombianas e não está apenas para colorir espaços vazios no meio da cidade, ela é também, uma forma de intervenções urbanas que ilustra situações políticas, sociais e culturais de cada lugar. Em Medellín existe uma quantidade enorme de grafites, por isso anote essa dica: observe os muros.

2 COMENTÁRIOS

    • Olá Juliana, tenho conhecimento sim. A reprodução do texto foi autorizada, mas aqui no blog esse texto foi atualizado, revisado e tem uma dica bônus. hehe

      É muito fácil andar pelo centro histórico, tanto a pé, quanto de transporte público. Não usei tour ou walking tour pois fiquei na casa de um morador local pelo couchsurfing e ele me levou a todos os lugares. Mas imagino que tenham vários. 😉

      Boa viagem e grande abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.