Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo na Chapada dos Veadeiros

0
768

O Mirante da Janela é um dos principais cartões postais da Chapada dos Veadeiros e não  é para menos. Dali se tem uma das vistas mais fantásticas do Parque Nacional da Cahapada dos Veadeiros, mas essa trilha não fica dentro do parque.

Mirante da Janela

Mirante da Janela
Foto tirada em maio (final da época de chuva)

Do mirante é possível ver a grandiosidade dos Saltos do Rio Preto de 120 e 80 metros, e a vegetação que forma um tapete verde na imensidão.

A trilha tem aproximadamente 8 km (ida e volta), considerada nível moderado, com pequenos trechos de maior dificuldade para chegar até o mirante. Durante a época de seca a Cachoeira do Abismo também seca e a “única” recompensa da trilha será chegar no mirante.


Na época de seca a trilha não passará por nenhum local para banho. O calor é abundante!
Leve água para se hidratar.


No período chuvoso, quando a Cachoeira do Abismo estiver com água, recomendo passar direto e aproveitá-la na volta. Dessa forma, terá mais tempo para ficar no mirante.

Mirante da Janela
Cachoeira do Abismo

No sentido do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros pegue a bifurcação à esquerda, tem uma placa que indica o “Abismo”. Haverá outra bifurcação para as antenas, siga reto, à direita. O carro chega até o estacionamento, conhecido também como “Aeroporto de Disco Voadores”. A partir dali é só seguir a trilha e em poucos metros chegará na portaria que abre a partir das 8h.

O acesso custa R$20 por pessoa. Os guias costumam cobrar R$150 por grupos de até 5 pessoas.

 

Todo o trajeto é marcado com setas brancas e apesar de grande parte dos relatos parecer um lugar fácil de chegar, muitos não conseguem encontrar o Mirante na Janela. Para chegar na famosa pedra que forma a moldura — que dá origem ao nome do local — é necessário estar atento porque não existe uma trilha demarcada até lá.

  • Ao contratar um guia dê preferência para os nativos, assim você ajuda fomentar a economia local. Informações podem ser obtidas nos Centros de Atendimento ao Turista ou nas hospedagens.

Diferentes épocas, diferentes cenários. Assim será sua vista na época de chuva, com as cachoeiras com muito volume de água:

Mirante da Janela

mirante janela chuva

Já no período de seca a cachoeira fica com um volume de água mais baixo e a vegetação muda de cor, mas a vista sempre é sensacional:

mirante janela chapada dos veadeiros

QUER SABER MAIS SOBRE A CHAPADA?

TUDO SOBRE A TRAVESSIA SETE QUEDASTRILHAS DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROSCOMO CHEGAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS SEM CARROVILA DE SÃO JORGE, PORTA DE ENTRADA DO PARQUEENCONTRO DE CULTURAS TRADICIONAIS DA CHAPADAPÁGINA DE TRANSPORTE SOLIDÁRIO QUE FACILITA CARONAS CONHEÇA AS PRINCIPAIS CACHOEIRAS DA VILDA DE SÃO JORGECACHOEIRA DE SANTA BÁRBARA, EM CAVALCANTEALTO PARAÍSO E AS CACHOEIRAS MAIS PRÓXIMAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.