O que fazer em Guayaquil, a maior cidade do Equador

2
2223

Equador é um país do qual tenho grande apreço e sempre falo dele com muito carinho. Apesar de ser pequeno por extensão, tem uma diversidade natural única. A facilidade de acesso de um lugar para outro, sem dúvida torna o país um dos lugares mais interessantes que conheci. De manhã você pode acordar e curtir uma praia em Montañita, depois almoçar aos pés de um vulcão ativo em Baños e no dia seguinte, encarar uma caminhada sobre a neve, até o cume do vulcão Cotopaxi. Mas hoje estamos aqui para falar um pouquinho sobre o que fazer em Guayaquil.

Guayaquil é a maior cidade do Equador e tem conexão com todo país via terrestre, por isso, é um ótimo ponto de partida para viajar pela região. Um dos principais atrativos de Guayaquil é o Malecón e o bairro Las Peñas, o bairro mais antigo da cidade, que foi totalmente reconstruído para receber turistas.

Dois dias foram suficientes para conhecer toda parte histórica e cultural da cidade. — Embora, tenha ficado dez dias, por motivos de força maior. Mas conto para vocês, em outro momento, em um novo post.

Em Guayaquil não deixe de…

… caminhar pelo Malecón 2000

Malecón 2000 foi um projeto de revitalização urbana a fim de valorizar o centro comercial de Guayaquil. Com 2,5 km de extensão o calçadão segue paralelo ao rio Guayas e hoje, é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade.  Nas proximidades do Malecón existem lojas, museus, salas de exposições, praças, fontes de águas (os equatorianos adoram!) e muitos restaurantes. O calçadão começa na rua Cuenca, parte sul da cidade, e vai até o bairro histórico Las Peñas, ao norte. Nos finais de semana acontecem várias apresentações e exposições ao ar livre, e o local é tomado por moradores e turistas.

… visitar o bairro Las Peñas 

Declarado como Patrimonio Cultural em 1982, o amontoado de casas coloridas, estilo colonial, localizado no monte Santa Ana, é o marco do nascimento da cidade de Guayaquil. Afim de preservar a história, entre 2002 e 2008, todo o bairro foi restaurado e as casas, antes destruídas pelo tempo, voltaram ter suas fachadas como as originais. Ao lado da porta de algumas, fotos antigas mostram como a era a casa antes da restauração. Muitas delas viraram lojas, restaurantes e galerias de arte. Personagens ilustres da política e cultura do país viveram no bairro. Che Guevara também deixou sua marca por lá, quando trabalhou como voluntário cuidando de crianças, em 1953.

las-penas-equador

Guayaquil-o-que-fazer-4

…ver a cidade no mirante do farol

Ainda no bairro Las Peñas, 446 degraus levam até o farol da cidade e uma pequena igreja. A vista é privilegiada!

Guayaquil-o-que-fazer-6

…visitar o Parque das Iguanas (ou Parque Seminario) 

Localizado no Rocafuerte, no centro da cidade, a pequena praça também é uma das principais atrações de Guayaquil. Mas não pense que é por seu peso histórico, de ser um dos parques mais antigos da cidade. O que faz do lugar tão frequentado é nada mais, nada menos, que a enorme quantidade de iguanas que vivem no parque. Elas são muitas e caminham livremente pelo local e não se importam com o assédio dos turistas. No centro do parque encontra-se um monumento a Simón Bolivar, feito de bronze de mármore. Bem próximo dali, no Parque Centenário, também é possível ver várias iguanas.

Não sei qual é a fascinação do pessoal de Guayaquil pelas iguanas, existem muitas delas em vários locais da cidade e os bichos são praticamente idolatrados. Não é um daqueles passeios imperdíveis de viagem, mas é um tanto quanto bizarro ver um monte de iguanas em uma praça. E mais bizarro ainda, é ver tantas pessoas fascinadas por elas. Eu hein?!

Guayaquil-o-que-fazer-9

… tomar os incríveis sucos de frutas tropicais nas feiras e mercados

No verão, de novembro a janeiro, a temperatura pode chegar até os 39ºC, facilmente. De junho a outubro, além do calor, chega o período de seca. Um hábito muito comum no Equador são lojas e barracas que vendem sucos e vitaminas feitos na hora. Pode ter certeza que essa será a bebida dos deuses quando estiver caminhado pela cidade no calor escaldante do verão.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.