Pousada da Amendoeira: conforto e pé na areia em São Miguel dos Milagres

0
642

São Miguel dos Milagres é um pedaço do paraíso no litoral alagoano, localizado aproximadamente a 2 horas de Maceió. A pequena vila de pescadores tem se tornado conhecida por suas belas praias de água azul e temperatura agradável. Com um mar sempre calmo, as praias são protegidas por 20 km de paredões de corais e durante a maré baixa formam piscinas naturais de beleza única!

A Pousada da Amendoeira está localizada na Praia do Toque e é uma hospedagem para quem quer estar em total harmonia com o meio ambiente, sem perder o conforto. Além da infraestrutra maravilhosa e ambientes bem decorados, a pousada preza pelo cuidado ambiental e são muito zelosos com a questão do mínimo impacto e sustentabilidade. Detalhes que verá aplicado na prática durante sua estadia, como por exemplo, com a moringa para água que fica em todos os quartos, afim de incentivar o não consumo de garrafinhas de plástico de água. Na pousada a água é livre!

Os cuidados com os hóspedes começam logo na chegada, onde será recepcionado com água de copo e toalhinhas úmidas com óleo essencial para aliviar o calor.

BANGALÔS

A Pousada da Amendoeira possui 9 bangalôs, cada um com seu charme e peculiaridade. Todos possuem ventilador no teto, ar condicionado, duchas aquecidas com energia solar, frigobar, varandas com rede, lençóis de puro algodão, secador de cabelo, cofre, kits de ginástica, aparelhos de televisão e de DVD. A decoração dos quartos é feita por artesãos da região e mescla com o ambiente leve de praia. 

Os bangalôs Alamanda, Aroeiras e Bananeira de Jardim conta com um ofurô no jardim, com sais produzidos no local. O Piracanta, Primavera, Cipó Rosa e Jasmim Estrela possuem varanda virada para o mar. O Flor de São Miguel tem vista parcial para a praia.

Bangalô Aroeira (Foto: divulgação/Fernanda Genthon)
Bangalô Palmeira do Viajante, com a piscina privativa (Foto: divulgação/Fernanda Genthon)
Bangalô Primavera (Foto: divulgação/Fernanda Genthon)
Cipó Rosa (Foto: divulgação/Fernanda Genthon)

Fiquei no Bananeira de Jardim e fiquei apaixonada por cada detalhe, não dava vontade de sair do quarto:

O maior bangalô e o Palmeira do Viajante, cercado por coqueiros, possui área interna com sala, quarto de casal com cama king-size, banheiro com jardim e ofurô. Na área externa tem um jardim privativo com piscina e redes. Esse bangalô acomoda até 4 pessoas.

LAZER

A única piscina da Pousada da Amendoeira é privativa, do bangalô Palmeira do Viajante, por um motivo proposital: a intenção é que os hóspedes interajam com a natureza e aproveitem o mar exuberante que fica a poucos metros, totalmente pé na areia.

Em frente à praia têm redes, espreguiçadeiras no deck a beira mar e guarda-sol na areia, à disposição para maior comodidade dos hóspedes. Em São Miguel dos Milagres o mar é calmo, ótimo para atividades como SUP e caiaque, também disponibilizadas para hóspedes.

Uma opção para conhecer a região é pegar uma das bicicletas que a pousada empresta e explorar o local pedalando. Se puder, pegue as bicicletas com os quadros feitos com pets, totalmente reciclado, muito legal!

A pousada tem um cantinho especial com sala de TV/DVD e uma biblioteca com um acervo de livros diversos.

GASTRONOMIA

A Pousada da Amendoeira também conta com um restaurante e se come muito bem por lá! O restaurante é aberto para o público, com reserva antecipada. O ambiente é super aconchegante e é possível comer tanto na aérea interna ou externa, na parte do jardim.

área interna

A cozinha da pousada é uma experiência à parte! Os pratos são pensados para que o visitante tenha uma experiência gastronômica de alimentação saudável, que valoriza pescados da região, grãos integrais, com muitos ingredientes orgânicos, sem agrotóxicos.

Por ser vegetariana, algo que me chamou atenção foi a opção de pratos que “podem virar vegetariano”. Ou seja, pratos com carnes que podem ser adaptados para quem é vegetariano. Dessa forma, aumenta a possibilidade de pratos sem carne. O restaurante fica aberto até às 21h.


De sobremesa não deixe de provar o petit gateau de goiaba, o melhor da vida!


O café da manhã é servido na mesa de 7h às 11h, com muitas opções saudáveis como iorgute caseiro, pães produzidos na pousada, sucos naturais e frutas da estação.

  • As diárias incluem café da manhã ou meia pensão = café da manhã + almoço ou janta
Café da manhã

SUSTENTABILIDADE

Um dos pilares mais importantes de conceito do local é a sustentabilidade, sendo possível conhecer durante sua estadia. O proprietário, Tsahi, faz questão de sempre ressaltar a importância dessas ações de mínimo impacto, sendo uma preocupação verdadeira que pode ser vista em pequenos detalhes, como a moringa de água e o lixo do banheiro que não tem saco plástico, e sim sacos de papel. Incrível!

Além disso, toda a sobra de comida vai para uma composteira e vira adubo. Os cocos são triturados, tem minhocário, horta com temperos e aérea para reciclagem em geral, como garrafas de vinho.

A Pousada da Amendoeira apoia o Instituto Yandê, uma ONG criada por um grupo de moradores, educadores e ambientalistas, com o objetivo de incentivar projetos sociocultural e ambiental. Fundada em 2012 já contribuiu com a capacitação de condutores locais que hoje trabalham com o turismo.


Iandê, em tupi-guarani, quer ao mesmo tempo dizer nós e nosso.

Atualmente o Instituto Yandê desenvolve ações para a comunidade como cursinho pré-vestibular, oficina de leitura, escrita e contação de história; projetos de inclusão digital e a Oficina Peixe-Boi & Arte, que beneficia artesãs que produzem e comercializam souvenires de peixes-boi em tecido. O Yandê oferece apoio à oficina em forma de consultoria e cessão de espaço.  

OUTROS DETALHES

Toda estadia é uma agradável supresa que está nos pequenos detalhes. Uma das coisas que mais me chamou atenção no quarto, por exemplo, além da moringa de água, foi o kit de ginástica com um tapetinho de yoga, pesos (halteres) e faixas elástico para alongar.

No banheiro vai encontrar sabonete, shampoo e condicionador feitos à base de mel, com formulação biodegradável. E olha só que bacana: as amenities (como são chamados os produtos) são preparados com extratos adquiridos de pequenos agricultores brasileiros e 5% do valor das vendas dos cosméticos são destinados à cooperativa responsável pela matéria-prima.

Outro detalhe que não dá para deixar de comentar é a equipe da Pousada da Amendoeira, todos super simpáticos e atenciosos! São muito gentis e realmente fazem de tudo para tornar a estadia ainda melhor.

  • A pousada também oferece serviço de massagem, sob reserva, em um cantinho de massagem com vista para o mar.

Se você ama o contato direto com a natureza, apoia hospedagens com propostas sustentáveis e preza por conforto, sem perder as características rústicas do lugar; a Pousada da Amendoeira é perfeita pra você! ♥

  • Pousada com estacionamento
  • Opções de bangalô para receber família com crianças

Reserve aqui a sua estadia

@pousadadaamendoeira /// amendoeira.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.