0
COMPARTILHAMENTO
Pinterest Google+

A Rota das Emoções foi criada em 2005, pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo, com o objetivo de integrar três destinos: Ceará, Piauí e Maranhão. A Rota das Emoções percorre 14 municípios, passando por santuários ecológicos como: o Parque Nacional de Jericoacara (Ceará), o Delta do Parnaíba (Piauí) — o maior delta das Américas —  e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão), com sua aérea de dunas e lagoas maior que a cidade de São Paulo.

Rota das Emoções

Rota das Emoções
Lençóis Maranhenses

Rota das Emoções Aeroportos

Com aeroportos em todas as principais cidades, a rota pode começar tanto por São Luís (MA) ou por Jericoacoara (CE), que desde 2017 conta com um aeroporto com voos regulares. Os voos são diários, saindo de várias partes do Brasil.

Rota das EmoçõesQuanto tempo é necessário para fazer toda a rota?

É possível fazer apenas alguns trechos da Rota das Emoções, ou conhecer os principais atrativos. Porém, para completar todo o percurso é recomendando no mínimo 10 dias. Nesse tempo você conseguirá desfrutar com calma os atrativos e não será uma viagem super corrida. A vantagem da Rota das Emoções é que você faz seu próprio o roteiro. Tendo total liberdade para escolher quantos dias ficar em cada lugar.

Dica: Quanto mais tempo, maior o planejamento. Reserve tudo com antecendência para não perder nada!

Rota das EmoçõesMelhor época

O nordeste é o paraíso do calor e sol durante todo ano; em determinadas épocas vai encontrar diferentes cenários:

Lençóis Maranhenses: as lagoas de água doce aparecem após o período de chuvas, que elevam o nível do lençol freático e formam esse espetáculo da natureza. A melhor época para visitá-lo é de junho a agosto. Claro, que a temporada de chuvas pode variar de um ano para o outro. A partir de setembro as lagoas começam secar e o cenário muda completamente.

Festa de São João: o estado do Maranhão é conhecido por sua diversidade cultural e é palco de uma das maiores festas populares do Brasil: a festa junina. Ele é o único estado do Brasil que comemora quatro santos no mês de junho, por isso, a cidade de São Luís tem festa todos os dias durante todo o mês de junho. Uma oportunidade única de vivenciar tradições como Bumba-Meu-Boi, Tambor de Crioula e o Cacuriá; danças e brincadeiras típicas da região.

Kitesurf: para os amantes de esportes radicais, a Rota das Emoções passa por alguns dos principais pontos de kitesurf do Brasil. A temporada vai de julho a janeiro, com ventos fortes (22 a 30 nós) praticamente todos os dias. As principais praias estão em Jeri, Preá (CE) e Barra Grande (PI). Para quem não tem nenhuma experiência, pode fazer aulas avulsas e sentir um pouco a sensação do kite:

Rota das Emoções
Pôr do Sol em Barra Grande

Rota das EmoçõesIr por conta própria ou contratar uma agência?

É possível ir por conta própria ou alugando um carro. Porém, alguns lugares só é permitido transitar com carros e motoristas autorizados; como é o caso dos Lençóis Maranhenses. Minha recomendação é contratar um transfer com uma agência, pois os motoristas já conhecem as estradas e você viaja sem preocupação, apenas desfrutando a paisagem.

Caso queira fazer a rota com transporte local, sugiro verificar a disponibilidade de horários e a existência de linhas. Em muitos trechos não existem ônibus e o deslocamento de um lugar para outro é necessário fazer baldeações que podem durar mais de 12 horas.

  • Para ter uma ideia, fiz o trajeto de Parnaíba (PI) > São Luís (MA) em menos de 5 horas com um transfer. Resolvi voltar de ônibus (Expresso Guanabara) de São Luís para Parnaíba e a viagem durou quase 8h. E foi super cansativa porque cheguei Parnaíba às 4h da manhã.

Empresas de transfer na Rota das Emoções:

Ceará

Piauí

Maranhão

Rota das Emoções

Delta do Parnaíba, revoada de Guarás

Rota das EmoçõesO que levar

A Rota das Emoções exige bastante deslocamento, visto que passa por 3 estados. Levo o necessário, nada de bagagens pesadas ou gigantes. Por ter um clima predominante quente, com poucas chuvas, o mais importante é levar roupas leves, roupa de banho, chapéu e protetor solar.

  • O chapéu e/ou boné são fundamentais, acredite. Durante a maior parte dos passeios você ficará muito exposto ao sol. Canga também é uma ótima opção para proteger os braços e ombro.

Outros itens para não esquecer:

» óculos de sol

» garrafinha de água

» repelente

» chinelo

» dinheiro em espécie

Rota das Emoções

Rota das EmoçõesÉ possível pular algumas cidades da rota?

Sim. Por ser um rota que inclui três estados você pode fazer da maneira que quiser: ficar mais tempo em uma cidade ou conhecer apenas os atrativos mais famosos. A Rota das Emoções te permite total autonomia para passar por onde quiser. Se tiver tempo (e dinheiro), recomendo fazer todas as cidades da rota. Cada destino tem sua peculiaridade e belezas únicas.

  • Fiz a rota passando por todos os municípios e voltei para Barra Grande, onde fiquei 10 dias.

Rota das EmoçõesCidades e municípios

Rota das Emoções

Ceará
Principal atrativo:
Parque Nacional de Jericoacora
Cruz > Praia do Preá > Jijoca > Jericoacora > Camocim > Barroquinha > Chaval

PiauíRota das Emoções
Principal atrativo:
Delta do Parnaíba
Cajueiro da Praia > Barra Grande > Parnaíba > Luís Correia

Rota das EmoçõesMaranhão
Principal atrativo:
Lencóis Maranhenses
Araioses > Tutóia > Paulino Neves > Barreirinhas > Santo Amaro do Maranhão > São Luís

  • Além dos atrativos dentro da Rota dos Emoções existem outros lugares para incluir no roteiro, como Atins e Caburé.

Rota das Emoções

Rota das EmoçõesPasseios imperdíveis!

Jericoacoara (CE)

  • Passeio de buggy: O passeio completo abrange a Praia do Preá, Pedra Furada, Jijoca e a Árvore da Preguiça. Dura de 4 a 5 horas e é uma ótima maneira de conhecer a região. Cooperativa de bugueiros JAB (85) 99754-1516
  • Lagoa do Paraíso: As famosas lagoas com rede estão aqui! Existem várias lagoas, mas uma das mais estruturadas é a do Restaurante Lagoon. Lá também tem uma comida maravilhosa e é um ótimo lugar para passar o dia e ir com crianças.

Camocim 

  • Na região de Camocim conheci apenas Praia de Maceió. Se tiver a oportunidade, inclua no roteiro a Barra dos Remédios, considerada uma das praias desertas mais bonitas do Brasil. Agência: Extremo Nordeste

Chaval

  • A pequena cidade é cercada por pedras gigantes e abriga 4 sítios arqueológicos tombados pelo IPHAN. Vale conhecer também, o Parque das Pedras com um mirante maravilhoso, onde é possível ver as formações rochosas que cercam o lugar. Agências: Chaval Tour.

Barra Grande (PI)

  • Com praias desertas e ótima estrutura turística, apesar de bem rústica, é um dos lugares promissores do litoral piauíense. Para chegar até lá é necessário passar por Parnaíba e a opção mais rápida é contratar um transfer: Natur Turismo

Delta do Parnaíba 

  • Um dos passeios mais incríveis da Rota das Emoções é a revoada dos Guarás, ave símbolo do Delta com uma plumagem avermelhada. Todos os dias no entardecer, uma pequena ilha entre Parnaíba e Ilha das Canárias, recebe centenas de Guarás que chegam ali para passar à noite. Até o primeiro semestre de 2017 esse passeio era restrito apenas para lanchas privadas. Atualmente, é possível contratar o passeio direto do Porto dos Tatus (em Ilha Grande) compartilhando a lancha com outros passageiros. Agência: Clipe Ecoturismo

Rio Preguiças (MA)

  • Chegando no litoral Maranhense, uma das atrações imperdíveis é o passeio pelo Rio Preguiças, que faz parte da área dos Pequenos Lençóis (que é tão apaixonante quanto os grandes Lençóis). A navegação inclui paradas no Farol de Mandacaru e Porto dos Macacos (Povoado de Vassouras). O Rio Preguiças é uma imensidão que tem como cenário manguezais e igarapés. É rio que não acaba mais…

Lençóis Maranhenses 

  • O que dizer desse lugar? Um dos mais bonitos que já conheci no Brasil! Que paisagem… ♥ As lagoas são formadas com água da chuva e a cor é impressionante. Os passeios para as dunas saem em diferentes horários, mas recomendo a experiência de ver o sol nascendo. Saímos da pousada às 3h15 da manhã e fizemos todo o trajeto ainda à noite. Ver toda aquela imensidão mudando de cor com a chegada do sol é uma sensação indescritível! A empresa que faz esse passeio do nascer do sol é a Caetes Turismo.

São Luís 

  • Depois de uma imersão em contato com a natureza, ao chegar em São Luís não deixe de fazer o city tour para conhecer a história da única cidade do Brasil fundada por franceses. Sabia? O Centro Histórico de São Luís é cheio de casarões tombado pela Unesco, com vários datados dos séculos 18 e 19. Apesar do abandono, é uma cidade que respira história e caminhar por suas ruelas é uma viagem no passado. Recomendo (sempre) fazer com um guia, para que entender o lugar e não apenas ver. O nosso guia foi o Nelito, super recomendo! Contato: (98) 98191-1187
Rota das Emoções
Pôr do Sol no Delta do Parnaíba

Rota das Emoções Onde dormir?

Na Rota das Emoções é possível encontrar diferentes categorias de hospedagem: resorts, pousadas de charme e até hosteis de bioncostrução. Lembre-se que a rota passa por lugares que ainda estão desenvolvendo uma estrutura turística e alguns municípios estão caminhando para fomentar o turismo local.

Segue a lista dos lugares que fiquei hospedada, com destaque “☆” das minhas preferidas:

Jeri: HOTEL MY BLUE 
Praia Maceió (Camocim): 
POUSADA VILA MARES 
Barra Grande (PI): 1.
POUSADA BGK☆  2.RAÍZES ECO HOSTEL
Parnaíba: HOTEIS ARREY BEACH
Barreirinhas: 
POUSADA MURICI
São Luís: 
HOTEL ABBEVILLE

Rota das EmoçõesQuanto custa?

Como falei anteriormente, na Rota das Emoções quem faz o planejamento é você. Os preços variam de acordo com a hospedagem, tipo de transporte, quantos dias, quais passeios irá fazer, refeições, etc. É impossível estabelecer um custo fixo de gastos, uma referência é entre R$2 mil a R$5 mil reais, 7 dias, o casal.

Lembrando que alguns passeios ficam mais baratos quando têm mais pessoas. Se for fechar um transfer, por exemplo, ele cobrará por veículo. Um grupo de 4 pessoas já diminui o custo.

  • Atenção ⇒ Em alguns locais não existem agências bancárias e nem caixas eletrônicos. Apesar de grande parte dos estabelecimentos aceitarem cartão, leve dinheiro em espécie.
Rota das Emoções
Chaval, Parque das Pedras

Rota das Emoções

Rota das Emoções

Rota das Emoções
Árvore da Preguiça, Jeri
Post anterior

Dunas de Itaúnas, a capital do forró pé-de-serra

Próximo post

Rota das Emoções: o que vai encontrar no Ceará?

8 Comentários

  1. 28/06/2018 at 14:46 — Responder

    Na proxima passada pela rota das emoções, quando passar pelo Ceará, escolha Camocim para ficar, pois ela fica no meio do caminho dos principais atrativos da rota e ainda conta com 63km de litoral, assim você pode de Camocim ir conhecer os outros atrativos e cidades. Em Camocim temos o Guriu, localizado na divisa com o Parna de Jeri. O Guriu um ótimo lugar para a pratica do kitesurf, ainda no Guriu existe uma parte do mangue que secou onde os moradores da vila aproveitaram para construírem restaurantes e as pessoas passam por lá pode tirar fotos em balanço e escadas, próximas das raízes das arvores, temos também a Vila da Tatajuba, onde existe o lago grande e o lago da torta, lá o visitante pode deitar na rede e sentir o frescor da água, além de apreciar a beleza do lugar e contar com um ótimo atendimento gastronômico.
    Camocim é uns melhores picos para a pratica de kitesurf do Estado do CE, contando com ventos de até 40kt.
    A cidade de Camocim, fica virada para o Rio Coreaú, onde o visitante pode realizar diversos passeios pelo rio e conhecer de perto as belezas mangue. Após o passeio pelo rio, o visitante pode desembarcar na ilha do amor e conhecer as dunas e as piscinas naturais que formam no período das chuvas. Na cidade de Camocim existe a praia das barreiras com seus restaurantes e mirante. Seguindo pela avenida beira mar, o visitante chega até belíssima praia do farol, onde na maré baixa varias piscinas naturais são formadas entre as pedras. A praia de Maceió e Barra dos Remédios possuem seu charme natural.
    Venha conhecer Camocim e seja muito bem vinda!

    • 28/06/2018 at 21:44 — Responder

      Olá Luiz, com toda essa sua descrição já fiquei com vontade de voltar. Quero muito explorar um pouco essa região, vou anotar essas dicas e em um outro momento já sei para onde seguir. Muito agradecida por trazer tantas informações valiosas. <3

  2. 19/06/2018 at 13:13 — Responder

    Que lindooooooooooooooooo!
    Amei os icones detalhando os assuntos do post! hehehe
    Ficou ótimo o relato da nossa viagem!
    Saudades define já. 🙂
    Bjs

    • 27/06/2018 at 13:59 — Responder

      Esses ícones são o charme desse blog. hahaha
      Saudades demais, já quero voltar!

      Beijos

  3. 19/06/2018 at 13:01 — Responder

    Ei Cris, adorei o post, completíssimo! Parabéns! Foi muito legal viajar pela rota das emoções com você. Bjs

    • 27/06/2018 at 14:00 — Responder

      Oi fulô, foi maravilhosa essa trip! Espero que possamos nos encontrar em outras viagens. <3

  4. 15/06/2018 at 12:42 — Responder

    Ficou lindo o post, Cris. Estamos nos planejando para voltar em setembro, as dicas serão bem valiosas. A primeira vez que fiz alguns desses destinos foi em 1999, passamos por Jeri, Camocim (fomos até o Pontal das Almas), Delta do Parnaíba, Barra Grande e São Luiz, mas na época ainda não tinha esse nome de Rota das Emoções. Foi demais. Beijos.

    • 16/06/2018 at 10:29 — Responder

      Oi amore, que delícia que vocês irão voltar!!! <3 São tantos destinos lindos, tantas coisas para falar que nem sei por onde começar. hehe

Responder para

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *