Santa Fe de Antioquia: arquitetura colonial e a belíssima Ponte do Ocidente

4
741

Você deveria conhecer Santa Fe de Antioquia. Lá tem uma ponte muito interessante.” Me indicou um senhor, que estava sentado do meu lado em uma praça em Medellín. Ficamos conversando por horas sobre a história da Colômbia e a vida de Fernando Botero. E como uma boa viajante que sou, jamais negaria uma recomendação de destino vindo de um poeta, aposentado professor de história. E foi assim, que cheguei até Santa Fe de Antioquia, “só” para conhecer uma ponte.

Santa Fe de Antioquia

Santa Fe de Antioquia, cidade e município da Colômbia, fica a poucas horas de Medellín. É uma das mais antigas cidades da região e mantém sua arquitetura colonial do século XIX. A arquitetura chama atenção pelas janelas e varandas, típicas de Antioquia. Nas estreitas ruas de pedra há várias lojas de artesanatos e muitos restaurantes de comidas típicas, que vendem também o maravilhoso doce de tamarindo, feito com produção local. Um cidadezinha linda que cultiva a tranquilidade.

Santa Fe de Antioquia

Santa Fe de Antioquia

Ponte do Ocidente

La Puente de Occidente foi o que me levou até à cidade de Santa Fe de Antioquia. A ponte está acima do Rio Cauca, foi construída em 1887, e é um dos principais pontos turísticos da cidade. Criada para facilitar o acesso entre Santa Fe de Antioquia e Medellín, foi declarada como Monumento Nacional em 1978. Até essa data era permitida a passagem de qualquer tipo de veículo sob a ponte, hoje são permitidos apenas carros pequenos, motos e pedestres.

A ponte possui 4 torres de 11 metros de altura que suportam os cabos de sustentação. Com 291 metros de extensão, foi considerada na época, a maior ponte da América do Sul e a primeira ponte suspensa do continente.

Para chegar até a Ponte do Ocidente basta contratar um moto táxi ou um dos bonitinhos auto-rickshaw, esses carrinhos pequenos também conhecidos como Tuk-tuk.

Festas e festivais em Santa Fé Antioquia

Ao longo do ano, várias festas marcam o calendário cultural da cidade. Algumas são super peculiares como  o Dia Clássico da Bicicleta e  a Fiesta de los Diablitos.

Día Clásico de la Bicicleta – 20 de julho 
Vários moradores da cidade saem para rua suas com bicicleta enfeitadas com as cores da bandeira da Colômbia, para comemorar a independência do país.

Fiesta del Tamarindo – agosto
O fruto mais cultivado pelo habitantes de Santa Fe é o Tamarindo. Todos os anos a cidade realiza uma festa com concursos de música e dança, e também escolhem uma rainha e um rei. Vários grupos folclóricos se apresentam no centro da cidade.

Festival de música – outubro
O Festival Antioquia le Canta a Colombia acontece desde 1976 e é considerado Patrimônio Cultural da Nação. Durante 3 dias acontecem várias apresentações de músicas andinas da Colômbia.

Fiesta de los Diablitos – dezembro
Acontece desde 1653 . A festa começou por escravos da antiga fazenda Cañaveral. No dia 28 de dezembro os escravos ganhavam um dia de descanso e em vez de descansar, faziam uma festa trajando roupas coloridas e usando máscaras imitando seus donos. No ano de 1800 quando a escravidão foi abolida as festas continuaram, mas em vez de 1 dia de descanso, eram 10 dias. Desde então, a festa dura de 22 a 31 de dezembro.
O nome original era Fiestas de la Caña e apesar do ter sido alterado, a tradição é mantida e várias pessoas continuam saindo pelas ruas vestidas com roupas coloridas e máscaras. O nome atual é uma alusão às travessuras que são permitidas de realizar nos dias.

santa-fe-antioquia-colombia

santa-fe-antioquia-colombia-3

santa-fe-antioquia-colombia-5

santa-fe-antioquia-colombia-4

4 COMENTÁRIOS

  1. Hola, que buen artículo y bonitas imágenes. Sólo quisiera aportar algo más en cuanto a las festividades: se trata de uno de los festivales culturales más importantes que se realiza en Santa Fe de Antioquia, el Festival de Cine, una muestra de cine alternativo completamente gratis y al aire libre que se lleva a cabo la segunda semana de diciembre.
    Buen día

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.