5 dicas imperdíveis para não deixar de fazer em São João del-Rei

19
896

A charmosa cidade de São João del-Rei respira história e religiosidade. O local foi palco da Guerra dos Emboabas, de 1707 a 1709, na disputa pela exploração das minas de ouro entre paulistas e demais forasteiros de outras regiões, incluindo Portugal.

O que fazer em São João del-Rei

Religiosa, a cidade mantêm suas tradições através de procissões, linguagem dos sinos e fabricação artesanal de santos feito pelos santeiros. São João del-Rei faz parte das noves cidades históricas de Minas Gerais onde o toque do sino foi tombado pelo Patrimônio Imaterial do Brasil, só no centro histórico são mais de 30 sinos. As badaladas trazem uma linguagem única, entendida pelos moradores. Cada toque tem significado: da procissão, da missa, do enterro, das celebrações… Outro fato interessante é ser a única do mundo em preservar integralmente os rituais da Semana Santa, com missas em latim e canto gregoriano.

Em 2007 recebeu o título de Capital Brasileira da Cultura e possui duas das mais antigas orquestras sacras bicentenárias das Américas. Ainda hoje, não é difícil encontrar missas e coros que cantam músicas do século XVIII, reforçando a tradicionalidade local. Um dito popular diz que “em São João del-Rei quem não sabe tocar, nem cantar, tem que pelo menos, saber assobiar”.

São João del-Rei faz parte do Caminho Velho da Estrada Real, fica a 12 quilômetros da cidade de Tiradentes e 183 quilômetros de Belo Horizonte. Além da importância histórica e cultural, é cercada por uma natureza, praticamente intocada, que guarda resquícios de pinturas rupestres datados com mais de 6 mil anos.

São João del-Rei

Durante a segunda edição do Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem tive a oportunidade de conhecer um pouco mais da cidade e compartilho com vocês algumas das preciosidades únicas de São João, que merecem destaque:

Visite as lojas de estanho

São João del-Rei é conhecida como a Cidade do Estanho, sendo o único lugar do Brasil que produz artesanato com o metal. O estanho começou a ser produzido no século XVIII. Nos anos 60, com influência do inglês Jonh Sommers, as peças começaram a serem produzidas com mais sofisticação para uso e decoração das casas. Todos artesanatos são feitos manualmente e você pode ver um pouco da produção na loja da Imperial Estanhos.

estanho-sao-joao-del-rei

Ande de Maria Fumaça

Inaugurada em 1881 por D. Pedro II, é a única locomotiva à vapor em atividade no mundo. O trajeto original dos trilhos tinha 600 quilômetros de extensão, atualmente a locomotiva percorre 12 quilômetros — cerca de 30 minutos — transportando turistas de São João del-Rei para Tiradentes, e vice-versa. A pequena viagem passa por cima do rio das Mortes, Serra de Tiradentes, casarões centenários e por fim, chega à Tiradentes na Estação Ferroviária construída em 1881.

  • Saindo de São João del-Rei o melhor lugar para sentar e aproveitar a paisagem é do lado esquerdo.
  • A manobra para girar a locomotiva no sentido contrário é feita em uma rotunda, manualmente, como no século passado. Vale a pena presenciar esse momento!

sao-joao-del-rei-maria-fumaca

Aprecie a Igreja São Francisco de Assis

Tombada pelo IPHAN — Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é uma das mais bonitas igrejas de São João João del-Rei. A igreja barroca destaca-se por sua arquitetura imponente.

O toque do sino dessa igreja é considerado por muitos, como um dos mais bonitos de Minas Gerais. No fundo da igreja possui um cemitério onde está enterrado o corpo do ex-presidente Tancredo Neves.

sao-joao-del-rei-3

sao-joao-del-rei-5
Cemitério no fundo da igreja

Conheça a Serra do Lenheiro 

A formação rochosa da  serra remota mais de 1,6 bilhões de anos. A Serra do Lenheiro foi principal fonte de extração de lenhas e pedras preciosas que serviram na construção de várias igrejas da cidade.

Por uma trilha curta e leve é possível ver de perto pinturas rupestres datadas com mais de 6 mil anos. Parte da serra fica dentro Parque Municipal Ecológico e por isso, vários complexos de áreas arqueológicas ainda não podem ser visitado.

Por sua formação rochosa a Serra do Lenheiro é o paraíso para os amantes de escalada. São dezenas de vias de acesso onde é possível experimentar vários níveis de subida.

sao-joao-del-rei

Não deixe de provar comidas típicas

As exclusividades São-Joanenses também estão na gastronomia e até eu, que fui criada em Minas Gerais, fui surpreendida com os sabores únicos da cidade.

Tijucano

Que todo mineiro gosta de pão de queijo recheado, isso todo mundo sabe. Mas você já imaginou rechear pão de queijo com bolinho de feijão? Gente, nunca tinha ouvido falar dessa mistura e vocês precisam provar essa iguaria típica quando estiver na cidade. É uma delícia!

tijucano
Foto: Roberta Freitas do blog Freitas pelo Mundo 

Restaurante Dedo de Moça

O restaurante é conhecido por suas comidas tradicionais mineiras mescladas com ingredientes contemporâneos. Dessa mistura originou-se pratos únicos, premiados pelo Festival de Cultura e Gastronomia Happy Hour, que elege as melhores comidas da culinária mineira, valorizando seus ingredientes típicos.

Não se deixe enganar pelos ingredientes tradicionais como angu, quiabo, jiló e o exótico ora-pro-nobis (folha muito utilizada na culinária mineira). Mesmo quem diz não gostar, precisa provar essas mesclas que transformaram a culinária mineira em pratos com sabores únicos.

Recomendo dois pratos:

1. Acarajé Mineiro (dos deuses!) acompanhado dos molhos: requeijão de raspa, vinagrete de capim limão, linguiça e carne seca.

sao-joao-del-rei-comidas

2. Fondue Mineiro de angu temperado com manteiga e queijo, acompanhado de linguiça, torresmo, quiabo frito e ora-pro-nobis.

sao-joao-rei-comida-1

Hospedagem em São João del-Rei -> hospedagem-em-sao-joao-del-rei-garden-hill-hotel

Rodape-EIBV2
*O Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem foi uma realização do Antônio Junior, do blog Retrip, em parceria com Imperial Estanhos, Café Caramello, Rumos em Rotas, Garden Hill Hotel e Golfe, Cachaçaria Alferes, Ferrovia Centro Atlântica, Restaurante Dedo de Moça, Queijo Catauá, Restaurante O Bistrô e Restaurante Monte alverne. Outros 15 blogs também participaram, são eles: Casal Só Viagem , Coisos on the go, Contando as Horas, D&D Mundo Afora, Devaneios de Biela, Freitas para o Mundo, Gastando Sola Mundo Afora, Intrip, Juntando Mochilas, Luana Prazeires Collection, Tá indo pra onde?, Trilhas e Aventuras, Viagem de fuga, Viajando no Blog e Viajante SoloPara acessar todo conteúdo nas redes sociais, utilize #EIBV2.

19 COMENTÁRIOS

    • Oi Dri, veja quanto tempo demoro para responder por aqui também.. haha Espero que tenha aproveitado as dicas e aproveitado muito São João, essa cidade maravilhosa!

  1. Gostei muito do post, estou querendo passar o dia dos namorados com meu esposo e vou anotar todas as dicas!

    Abs

  2. Cris, dá pra fazer bate-volta de BH? Quantos dias vc acha que são suficientes para ficar em São João del Rei, incluindo a visita a Tiradentes? Você tem sugestão de hospedagem? Adorei o post! Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.