Sebo do Messias, um oásis de livros no centro paulista

6
1386

As setas indicam o caminho… o Sebo do Messias é logo ali. No centro de São Paulo, o prédio com uma antiga fachada de cor salmão, número 140 é o local de um dos maiores sebos da América Latina. São 2.000m² que guarda um acervo com mais de 300 mil títulos entre livros, cds e revistas. O nome do sebo é o mesmo do proprietário, que muitos acham que nem existe. Messias Antônio Coelho, 72 anos, só não existe, como trabalha diariamente no estabelecimento cuidando de tudo sob o olhar atento e cuidadoso. Seu escritório fica na entrada da loja e passa despercebido por muitos frequentadores do sebo. E olha, não são poucos os que passam por ali. Em média, são 400 pessoas por dia.

Sebo do Messias em São Paulo

Messias começou sua trajetória como livreiro na década de 60, aos 22 anos, vendendo livros jurídicos de porta em porta. Tudo mudou quando um amigo faleceu e deixou uma biblioteca com mais de 5 mil livros. A viúva, sem saber o que fazer com tantos livros resolveu vender tudo e, Messias foi o comprador.

Desde então, seu sebo foi crescendo e hoje é referência para os amantes de livros usados. No sebo é possível encontrar desde títulos raros até publicações atuais. Tudo por lá é muito simples, mas muito organizado.

Sebo do Messias
Prateleira de livros raros no Sebo do Messias

Como bom anfitrião, Messias me levou para conhecer cada pedaço do sebo. Me contou a sua história e toda trajetória até os dias de hoje.

O estoque fica em uma garagem abaixo da loja e guarda mais de 160 mil títulos. O subsolo foi criado há cerca de 6 anos para atender o público virtual e já soma mais de 500 títulos que saem diariamente para todo o Brasil. O estoque virtual é composto por títulos exclusivos para o acervo do site e chega vender cerca de 50 títulos por dia. O que me surpreendeu é que nada é terceirizado. Tudo é feito por antigos funcionários que separam os livros, pesam e enviam. As duas filhas do Messias também ajudam no setor “virtual”.

Sebo do Messias
Setor dos livros vendidos pelo site.

Todos os títulos são separados por assuntos, mas se mesmo assim você ficar perdido diante de tantas opções, tudo está registrado em computadores que ficam à disposição do cliente na entrada da loja. É só procurar pelo título ou nome do autor, e se houver um exemplar, o sistema indicará o lugar exato de onde encontrar o livro. Mas não se confunda: os livros da loja fazem parte de um acervo, e os do site, de outro; ou seja, se você não achar um livro na loja física, pode ser que o encontre na loja virtual.

Sebo do Messias

E não pense que os mais de 300 mil títulos são suficientes para fazer Messias parar de comprar livros. Não mesmo! Ele está sempre renovando o estoque e comprando livros diariamente. Ele me contou que chega a compra mais de mil livros por dia e quando o livro não serve para o sebo ele doa para instituições.

Sebo do Messias
No Sebo do Mesias com Messias

Site: www.sebodomessias.com.br

6 COMENTÁRIOS

  1. Que ótima matéria. Frequento o sebo do Messias há anos. Sou do interior paulista e indo para São Paulo, procuro sempre ir lá. Sou apaixonado por sebos e brechós, e sou como você…fico horas nesses lugares.

  2. Já me perdi por horas no Sebo do Messias. Quando mudei para SP, meu ponto preferido era a Liberdade, que tem muitos sebos.
    O sebo virtual tem sua utilidade, mas nada melhor do que rodar essas lojas até achar um livro surpresa.
    (Só não deixe ninguém esperando, vai que a pessoa é louca e foge…).
    bj

    • hahahaha Né?! Mas agora você me entende? Eu sou viciada em sebos. Pior é que nunca consigo ler todos que compro, pois estou sempre em busca de um novo título. Tem gente que perde horas em shopping, eu perco horas em sebos. rsrs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.