Segredos de Brasília: mini capela + restaurante panorâmico

8
1503

Brasília vai muito além da rota cívica, com os clássicos roteiros. É uma cidade cheia de segredos e detalhes, muito deles escondidos, como as obras de Athos Bulcão. Vem comigo que te conto alguns dos segredos de Brasília.

Dentre esses lugares de Brasília que guardam segredos, um dos meus lugares preferidos é o último andar, do Anexo IV, da Câmera dos Deputados, prédio onde encontra-se a maior parte dos gabinetes de deputados federais.

Segredos de Brasília

O prédio com fachada de cor amarela é facilmente identificado por quem passa pela Esplanada dos Ministérios. O que muita gente não sabe, até mesmo os moradores de Brasília, é que o 10° andar abriga uma das três “minis” capelas projetadas por Oscar Niemeyer e um restaurante com uma vista privilegiada da Esplanada dos Ministérios.

As outras duas “minis” capelas estão no Parque da Ermida Dom Bosco e no Palácio da Alvorada.

Segredos de Brasília - anexo IV, camera dos deputados

Capela Ecumênica

A pequena Capela Ecumênica da Câmara dos Deputados foi projetada por Niemeyer na década de 70 e construída nos anos 90. No seu interior, encontram-se uma cruz com tons de vermelho, um vitral da mesma cor — da artista plástica francesa Marianne Peretti (a mesma que presenteou a cidade com vitrais da Catedral Metropolitana) — um genuflexório e alguns bancos. Assim como os outros templos projetados pelo arquiteto, o lugar proporciona uma paz profunda e convida à meditação e oração.

anexo IV, camera dos deputados3

anexo IV, camera dos deputados4

anexo IV, camera dos deputados5

Segredos de Brasília: restaurante panorâmico, Jardim de Inverno e Salão de Exposições

No mesmo andar encontra-se um restaurante com uma vista privilegiada de várias atrações da cidade como a Praça dos Três Poderes, do Lago Paranoá, Congresso Nacional, do Palácio da Justiça e a Torre de TV Digital, que podem ser avistadas por gigantes janelas circulares.

No 10° andar também estão um Jardim de Inverno e uma Sala de Exposições Itinerante. A princípio, a redoma de vidro em volta do jardim tinha o teto aberto que possibilitava a entrada e saída de pássaros. Infelizmente, a entrada foi bloqueada com uma tela. Um efeito visual bonito que acontece durante o período de chuvas, quando é possível ver de dentro da sala a água caindo nas plantas.

anexo IV, camera dos deputados1
Janelas gigantes
anexo IV, camera dos deputados6
Restaurante

anexo IV, camera dos deputados7

É, sem dúvida, um dos locais com uma das vistas panorâmicas mais bonitas da Esplanada.

Fica aberto para visitação do público, mediante apresentação de documento com foto, todos os dias das 9h às 17h30.

Um observação sobre o que vestir: bermudas, shorts e chinelos são proibidos tanto para homens, quanto para mulheres.

Caso você queira usar internet sem fio, é possível ter acesso a wi-fi antes subir, ainda na portaria, basta pedir a senha para visitantes. É gratuita!

8 COMENTÁRIOS

  1. Oi cris. ótima dica… mas me diga uma coisa: é preciso fazer reserva no restaurante para almoçar? aliás… eles servem almoço? desculpe as perguntas bobas… se tiver um tel de lá tb ajuda! obrigado! bjs e parabéns pelo blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.