5 locais para conhecer na Serra Gaúcha fora da rota

13
883

Quando pensei em viajar para o Rio Grande do Sul quis incluir no roteiro lugares fora da rota turística de Gramado e Canela na Serra Gaúcha. Um dos motivos de querer fugir desse roteiros tradicionais é a super lotação turística, em qualquer época do ano.

Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul

Viajei pelo estado do Rio Grande do Sul por mais de 40 dias e descobri locais fantásticos, uns mais conhecidos e outros menos. Alguns desses, estão tão próximos a Gramado e Canela, que valem a pena pensar em incluí-los no roteiro, como é o caso do Templo Budista de Três Coroas e o Parque dos Aparados da Serra. Se você nunca ouviu falar desses lugares, prepare-se para descobrir o que mais a Serra Gaúcha pode lhe oferecer.

1. Três Coroas

Um dos principais atrativos de Três Coroas é o Templo Khadro Ling, primeiro templo budista tradicional da América Latina e o maior Tibetano da América do Sul. Construído em 1998, está localizado a 25km de Gramado, é uma ótima opção para conhecer em um bate e volta. A visitação é gratuita e os horários de funcionamento são de quarta à sexta, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Nos sábados e domingos das 9h às 16h30. Nas segundas e terças o local é fechado para visitação. Khadro Ling é um centro de práticas e estudos dos lamas e praticantes de Budismo Tibetano. Por ser uma organização sem fins lucrativos é mantido por meio de doações e trabalho voluntário.

Para saber sobre o templo, leia esse post → Templo Budista Khadro Ling, um pedaço do Tibete na Serra Gaúcha

Serra gaúcha

templo-budista-tres-coroas-4

templo-budista-tres-coroas

2. Cambará do Sul

Localizada a 186km de Porto Alegre e a 120km de Gramado, é a cidade porta de entrada para o Parque dos Aparados da Serra e a Serra Geral, que cada vez mais, ganham espaço no circuito turístico na Serra Gaúcha. Berço de uma formação rochosa exuberante, a região é conhecida como a Terra dos Cânions, ideal para os amantes do turismo de aventura e ecoturismo. Cercado de cachoeiras, araucárias e florestas de Mata Atlântica, os cânions de aproximadamente 900 metros de altura, com 8 quilômetros de extensão, formam uma das paisagens mais bonitas do Brasil.

Para conhecer a região, leia esse post → Cambará do Sul, porta de entrada para os cânios brasileiros

cambara-sul-5

cambara-sul-1

cambara-sul-4

3. Boqueirão do Leão

Essa cidade não fica exatamente na Serra Gaúcha, mas sim no Vale do Rio Pardo, próximo à região. Com uma beleza natural ainda pouquíssima explorada, a pequena cidade de Boqueirão do Leão é muito conhecida pelos moradores da região que visitam o lugar, principalmente nos feriados e finais de semana. Entre araucárias centenárias, correm rios que formam um cenário único, onde a natureza descansa, quase intocada pelo homem. Não é fácil ter acesso a grande parte das cachoeiras e trilhas, mas se você tiver um espírito explorador, aqui é o lugar!

Conheça as belezas naturais de Boqueirão do Leão -> Descubra os encantos das trilhas e cachoerias no Vale do Rio Prado

boqueirao-do-leao

boqueirao-leao-2

boqueirao-leao

4. Sério

O município localiza-se na região central do estado, a poucos quilômetros de Boqueirão do Leão, e assim como seu vizinho destaque-se pela paisagem. Sério localiza-se no Vale do Taquari sendo cercado de vales, montanhas, paredões e cachoeiras, que atrai aos poucos, pessoas em busca do contato com a natureza e a simplicidade do interior gaúcho. A agência de turismo Life – Natureza e Lazer organiza caminhadas e cada trilha tem um tema diferente. A agência foi criada justamente para explorar o ecoturismo na região. Muitos moradores locais estão engajados no movimento afim de desenvolver cada vez mais o turismo em Sério.

serio-rio-grande-sul-3

serio-rio-grande-sul-2

serio-rio-grande-sul-5
Fotos: Ronei Feix

5. Ecovila Karaguatá 

Tudo começou com uma pequena casa para abrigar uma família de quatro pessoas. Ao longo do tempo, outros moradores foram chegando e a casa foi se transformando… Todos que ali chegam são acolhidos com muita amorosidade. “O que nos une é o cuidado consigo, com o outro, com a natureza, com todas as consciências.” E assim é a Ecovila Karaguatá, que preza por todas as relações e baseando-se no coletivo, todos podem somar de alguma forma com a comunidade. Lá existem várias atividades periódicas, como mutirões, trabalhos na terra, meditações e tratamentos individuais como acupuntura, florais, massagem sonora, entre outros. Todas as vivências são baseadas na troca ou contribuição solidária. Cada um recebe e contribui como pode e necessita.

ecovila-Karaguata-2

ecovila-Karaguata-3

ecovila-Karaguata-1

ecovila-Karaguata


Booking.com

13 COMENTÁRIOS

  1. Oi Cris
    Adorei as suas dicas, também sou do lado B….. Quero fazer uma cavalgada em uma estância, vc tem alguma dica?
    Bjo

  2. Amaei Cambara!! A cidade é muito diferente do que estamos acostumados. A primeira impressão, é que não existe moradores, tudo muito sossegado.
    Os canyons é de uma beleza inexplicável. É de encher os olhos de lagrimas de tanta emoção!
    Com certeza ainda volto a Cambará.

    Uma outra cidade na qual gostei muito, foi Nova Petrópolis. A cidade é cheia de charme! Linda de mais!!
    Bjkas

    • Olá Mônica! Realmente os canyons são emocionante, eu fiquei encantada com aquela região. Agradeço por compartilhar a dica de Nova Petrópolis, ainda não conheço. Beijos!

  3. Cris, simplesmente amei seu blog!
    Algo somos parecidas…sou sagitariana nata e esse ano me formo em Turismo!

    Obrigada pelas dicas!
    Grande beijo!

  4. Olá Cris,

    Parabéns por ter postado estes lugares lindos. Sou Gaúcho e desconheço alguns lugares.

    Minha experiência como mochileiro, é pequena, com certeza colocarei estes lugares no roteiro das próximas viagens.

    Beijão e que venham mais lugares…

  5. Realmente é lindo demais!!! Já conheço Cambará do Sul e gostaria de conhecer estes outros lugares, achei demais!!!!
    Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.