Serras Gerais e a Chapada dos Veadeiros na mesma viagem?

0
558

A região das Serras Gerais tem sido um dos destinos que vem se destacando cada vez mais no cenário turístico do Tocantins. E com razão! A região tem belezas naturais únicas, praticamente intocada e mantêm viva antigas tradições culturais que contam a história do estado. Muitos viajantes estão refazendo suas rotas para conhecer esse paraíso tocantinense. Afinal, o Tocantins não tem apenas o Jalapão.

No entanto, o que muitos não sabem é que dependendo do seu lugar de origem é mais fácil chegar até as Serras Gerais a partir da Chapada dos Veadeiros do que o Jalapão. Sabia?

A região das Serras Gerais é muito grande, inclui muitas cidades e municípios, com diferentes atrativos. A cidade mais próxima de Palmas é Natividade, localizada a aproximadamente 220 km. Ela é uma das cidades para começar a conhecer um pouco da belezas naturais e culturais das Serras Gerais. 

Não confunda o circuito das Serras Gerais com a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins.

Ao olhar no mapa vai observar que o Parque Estadual do Jalapão faz limite com a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, mas não é aí que estão os atrativos das Serras Gerais. Veja:

A Estação Ecológica Serra Geral é uma unidade de preservação e pesquisa, que abrange os estados do Tocantins e Bahia, com 716.306 ha e é um local de acesso para o público, apenas pesquisadores e pessoas autorizadas. Visto que ali escoam duas das principais bacias hidrográficas do Brasil dos rios Tocantins-Araguaia e São Francisco, a unidade de conservação foi criada no ano de 2001. Seu principal objetivo é proteger esses recursos hídricos, manter a preservação da fauna e flora que estão constantemente ameaçados pelo agronegócio (principalmente a monocultura) que já chegou até os limites da estação ecológica.

A Estação Ecológica Serra Geral não tem haver com o circuito das Serras Gerais. Ao diminuir o zoom do mapa você pode observar no mapa, a rota das cidades que fazem parte do circuito estão abaixo da unidade de conservação:

DO JALAPÃO PARA AS SERRAS GERAIS 

POR MATEIROS: a entrada será pela TO-247, passando pela BA-458 — atravessando a devastação de soja — e finalizando pela TO-040. Atente-se que esse trajeto é por estrada de terra e o destino será Dianópolis, uma das principais cidades do circuito das Serras Gerais.

PALMAS PARA DIANÓPOLIS: é possível ir de ônibus e viagem dura cerca de 6 horas. Três empresas operam esse trajeto:


A partir de Dianópolis (ou das demais cidades nas Serras Gerais) é necessário contratar uma agência local pois não existe transporte interno para o interior, onde estão os atrativos naturais.


POR TAQUARUÇU: outra opção é chegar nas Serras Gerais por Taquaruçu, sem precisar voltar para Palmas. De lá são cerca de 230 km por asfalto, seguindo pela TO-050. Por aqui a cidade de entrada nas Serras Gerais será Natividade:


ATENÇÃO: Esses trajetos devem ser feitos com carro próprio ou alugado.
Para o acesso via Mateiros recomenda-se veículos 4×4.


Porque as Serras Gerais com a Chapada dos Veadeiros?

Por não ter boas estradas e existir uma estação ecológica entre o Jalapão e as Serras Gerais, a mobilidade fica bem mais complicada. O recomendado é seguir a partir de Taguaruçu.

No entanto, o que mais pesa no trajeto Jalapão > Serras Gerais > Palmas é que quanto mais você desce pelas Serras Gerais, mais perto fica do estado de Goiás e da Chapada dos Veadeiros.

O estado do Tocantins é vertical. Ao norte faz fronteira com Maranhão, leste com Piauí e Bahia, a oeste com Mato Grosso e Pará e ao sul com o Goiás. O JALAPÃO ESTÁ NA REGIÃO LESTE e as SERRAS GERAIS NO SUDESTE.

Sendo assim, dependendo da região que for conhecer é muito melhor voltar por Brasília, passando pela Chapada dos Veadeiros, do que “subir” todo o estado outra vez. Cidades como Taguatinga, Arraias e Aurora do Tocantins estão praticamente no limite com o Goiás e Bahia.

Por exemplo; Taguatinga/TO está a apenas 109 km de Luíz Eduardo Magalhães, na Bahia. Já Aurora do Tocantins encontra-se a 205 km de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros.

Por isso, recomendo conhecer as Serras Gerais a partir de uma viagem da Chapada dos Veadeiros. Com tempo, um outra opção de trajeto é: Jalapão > Serras Gerais > Chapada dos Veadeiros > Brasília. 


Não existe opção de ônibus do Jalapão para as Serras Gerais.
Esse trajeto deve ser feito com carro próprio ou alugado.


DE BRASÍLIA PARA AS SERRAS GERAIS 

Essa é a opção mais confortável de estrada. E mesmo assim, passará por trechos com condições precárias, principalmente de Taguatinga para Dianopóles.

De Brasília saem ônibus diariamente para Aurora do Tocantins e Dianópolis, duas das cidades de apoio para conhecer os principais atrativos das Serras Gerais. O ônibus passa pela Chapada dos Veadeiros e segue para o Tocantins. A partir dessas cidades é necessário contratar uma agência local pois não existe transporte interno para os atrativos naturais. Se for com carro próprio, ainda é necessário contratar um guia local pois as estradas não são sinalizadas e a maioria dos lugares não aparecem no GPS.


Seriema Ecoturismo: (63) 99260-9018 – @seriemaecoturismo


Brasília para Dianópolis são cerca de 11 horas de viagem e as empresas que operam esse trajeto são:


DICA: nem sempre a pesquisa de busca pelo site disponibiliza os horários de saída.
Ligue para a empresa e verifique a disponibilidade.


Se sua viagem incluir as cidades ao sul do Tocantins é melhor voltar por Brasília do que refazer o trajeto, principalmente pela dificuldade de mobilidade.

Observe no mapa o PONTO B, que corresponde a Dianópolis, nas Serras Gerais. Ela fica praticamente no meio do PONTO A (Palmas) e o PONTO C (Cavalcante). O PIN ROXO indica a cidade de Aurora do Tocantins. Apesar de parecer o dobro, pelas condições de acesso, é mais rápido chegar em Brasília do que em Palmas.

Ou, em vez de emendar a viagem do Jalapão com as Serras Gerais é muito melhor (e menos cansativo) juntar com uma da Chapada dos Veadeiros. Esse roteiro é tão mais harmônico que um amigo (Leonardo Leal) o batizou de CHAPADA GERAIS. Acho que pega, hein?

QUER CONHECER MAIS AS OUTRAS REGIÕES?

DICAS SOBRE A CHAPADA DOS VEADEIROS

 O MELHOR DO JALAPÃO VOCÊ ENCONTRA AQUI!

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CONHECER AS SERRAS GERAIS

ALMAS: NATUREZA EXUBERANTE E TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.