Templo Budista de Chen Tien em Foz do Iguaçu

7
1153

O Templo Budista Chen Tien, conhecido também como templo budista em Foz do Iguaçu, foi construído em 1996, pela comunidade chinesa que vivia na região e eram guiados pelo mestre Tong Zhong. O templo foi criado sobre a tradição da Terra Pura, uma linha do budismo que baseia-se na devoção do Buda Amitabha. O que o difere de outros templos budistas é a sua arquitetura. Ao contrário da maioria dos templos, que são construídos com estilo arquitetônico Dzong, compostos de estupas e pagodes (como podem ser vistos no Templo Budista de Khadro Ling, no Rio Grande do Sul) o Templo Budista Chen Tien traz a simplicidade em seus elementos.

templo budista em Foz do Iguaçu

Templo budista em Foz do Iguaçu

Nessa linhagem de budismo, a Terra Pura é como o paraíso, onde todos podem renascer através da devoção e tem como anfitrião o Buda Amitabha, o Buda da Luz Infinita. Ele está representado por uma estátua de cobre com 10 metros de altura.

Logo na entrada do templo, o visitante é recebido por Buda MilaPusa, ou Buda Maitreya, sempre sorridente olhando para o sul. Esse buda representa a abundância e alegria. Com 7 metros de altura, é a maior estátua desse buda na América do Sul. Atrás dele encontram-se 4 estátuas que representam os reinos celestiais chamados de Deva.

templo-budista-foz-3

Do pátio externo, em frente ao Buda MilaPusa é possível ter uma vista panorâmica da Cidad del Este, no Paraguai.

O grande mestre do budismo é Sidarta Gautama, o jovem príncipe indiano que abandonou suas riquezas em busca da felicidade eterna e iluminação, conhecida como Nirvana. Buda Shakyamuni, como também é conhecido, é representado deitado para simbolizar a paz ao atingir o Nirvana.

Entre todas as belezas do templo, 108 estátuas idênticas chamam atenção. Com 2,5 metros de altura, o gesto das mãos simbolizam boas vindas e meditação, cada estátua representa uma reencarnação de Buda na terra e estão alinhadas em direção ao pôr do sol.

templo-budista-foz-9

templo-budista-foz-10

templo-budista-foz-7

templo-budista-foz-6

Nos jardins existem outras estátuas de seres iluminados como Bodhisatta Manjushri, sentado em um tigre azul que simboliza sabedoria, o Avalokiteshvara que simboliza compaixão e Bodhisattva Ksitigarba que simboliza amor. Além desses, encontram-se dois guardiões, conhecidos também como Leões Fu (Foo) ou Leões de Buda (na China Rui Shi), que simbolizam proteção. Sempre apoiados sobre uma esfera e com os olhos bem abertos, os leões são colocados na entrada de templos e tumbas para amedrontar os maus espíritos.

O Templo Principal, ou a Casa do Mestre, é destinado às orações e por isso não é permitido fotografar. O templo budista em Foz do Iguaçu é sagrado, independente da sua crença, deve ser respeitado.

Ao todo, o Templo Budista Chen Tien possui mais de 120 estátuas com seus símbolos e significados, e apenas estando ali para compreender (e sentir) a beleza desse lugar.
templo-budista-foz
templo-budista-foz-8
templo-budista-foz-5
templo-budista-foz-1
Como chegar
O templo budista em Foz do Iguaçu fica em uma parte alta da cidade, longe do centro, no bairro de Porto Belo e não é difícil chegar até lá. Fui em dois momentos: um por conta própria e a outro com a Loumar Turismo, que oferece diferentes tipos de passeios em Foz do Iguaçu, Paraguai e Argentina. Se você não for budista ou conhecedor da tradição, recomendo contratar o passeio para entender melhor o significado do lugar.
Se for por conta própria, pegue o ônibus no Terminal de Transporte Urbano. Ele para a poucos metros da entrada. Para voltar, você vai para o mesmo local de onde desceu.

Horários e tarifas

A visitação é de terça à domingo, das 9h30 às 17h.
A entrada é gratuita.

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.