Universo Paralello: Tudo sobre o maior festival de cultura alternativa do Brasil

120
4019

Um dos maiores festivais de música eletrônica e cultura alternativa do mundo.
Conheça o Universo Paralello!

Todos os anos o festival inova, surpreendendo novatos e veteranos. O Universo Paralello é um festival multicultural que reúne em média 20 mil pessoas, durante 9 dias, para celebrar a virada do ano.  São milhares de pessoas de diferentes culturas de diversas partes do mundo, reunidas em um só local.

Universo Paralello

universo-paralello-informacoes-3
Foto: Divulgação

O Universo Paralello é uma celebração ao som dos melhores DJ’s de música eletrônica da cena nacional e internacional. Mas não de música eletrônica que pulsa no festival. Outras pistas tocam diferentes estilos musicais e proporcionam no evento um mix de ritmos.

O festival começa, sempre, na semana do dia 31 de dezembro. Por muitos anos o festival acontecia anualmente, mas desde 2009 ele acontece de 2 em 2 anos. O que deixa muitos na expectativa para o próximo, que será esse ano, na virada de 2015/2016.

Local

O Universo Paralello fica em terras baianas na Praia de Pratigí, município de Ituberá. Um oásis entre coqueiros, manguezais e um mar azul com mais 30 km de costa. O festival ocupa uma grande extensão da praia e o deslocamento de um lugar para outro é distante. Os palcos são posicionados em lugares estratégicos para não haver interferência sonora entre eles.

universo-parelello-6

universo-parelello-3

Captura de Tela 2015-02-11 às 15.35.11
Foto: Divulgação
Captura de Tela 2015-02-11 às 15.35.45
Foto: Divulgação

Estrutura

  • Área de camping (o acampamento é organizado por ruas e setores separados)
  • 5 palcos
  • Banheiros mistos com chuveiros individuais
  • Duchas espalhadas por toda área
  • Sanitários (não são utilizados banheiros químicos)
  • Cozinha comunitária (é necessário levar panelas, talheres, pratos, etc.)
  • Praça de alimentação 24 horas
  • Guarda volumes (com taxa extra)
  • Farmácia
  • Feira Mix (diversos produtos: roupas, acessórios, malabares e decoração)
  • Recipientes de lixo orgânico e seco (cada um é responsável em depositar o lixo de forma correta)

O ingresso vale para os 9 dias do evento, com direito a camping e acesso livre as todos os palcos, oficinas, atividades artísticas e culturais. Não é possível comprar ingresso para um dia de festival.

Da portaria até o local do camping tem uma trilha curta, mas se levar muita bagagem pode se transformar em um verdadeiro pesadelo. Menos é mais! Prefira mochila e equipamentos pequenos e leves.

Cada pessoa recebe uma pulseira de tecido que permite entrar e sair do festival, a hora que quiser. Ao retornar para evento a pulseira deve estar sem sinais de violação. Caso contrário, você será barrado e nem adianta reclamar.

Foto: Murilo Ganesh
Foto: Murilo Ganesh

Cidade de apoio

Ituberá é a principal cidade de apoio do festival, a 28km da Praia do Pratigi, e dispõe de bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica e Rede 24h), farmácias, hospital, postos de combustível, supermercados, restaurantes, entre outros serviços.

Classificação

A classificação é livre, mas menores de 18 anos só podem entrar acompanhados dos responsáveis legais. Para isso, é necessário preencher uma ficha de comprometimento de responsabilidade ao menor. Crianças até 12 anos não pagam ingresso.

universo-paralelo-bahia-4

Foto: Murilo Ganesh
Foto: Murilo Ganesh
universo-paralello-informacoes-6
Foto: Divulgação

× Não é permitido 

  • Levar alimentos e produtos destinados à comercialização
  • Entrar com bebida alcoólica (somente um espumante por pessoa)
  • Entrar com garrafas de vidro
  • Entrada de animais
  • Fazer fogueiras

É permitido

  • Entrar com alimentos para consumo próprio
  • Entrar com água para consumo próprio (em vasilhas de plástico e transparente)
  • Um espumante por pessoa para a noite de réveillon

Todas as bagagens passam por vistoria na portaria do evento.

universo-paralello-sobre-4
Foto: Divulgação

Alimentação

Praça de alimentação: aberta 24 horas, fica localizada entre as principais pistas. As barracas de comida tem opções variadas como: pizza, comida japonesa, vegana, pastas, sanduíches e etc. Se você optar em comer no festival, fome não vai passar. A tabela de preço varia de acordo com o alimento. Um sanduíche, por exemplo, custa em torno de R$7 a R$10 (o mais barato). É necessário comprar as fichas no caixa, que servem para todas as barracas. A minha dica é comprar uma quantidade maior de fichas, fazendo um cálculo aproximado de consumo para todos os dias, assim você evita filas.

Cozinha comunitária: Caso você opte em fazer sua própria comida, recomendo montar a barraca perto da cozinha comunitária. É necessário levar seus próprios utensílios, e claro, os ingredientes.

universo-paralelo-3
Para o consumo de alimentos e bebidas, é necessário comprar fichas no caixa.

Não é só música eletrônica

O Universo Paralello é muito mais que um festival de música eletrônica, é uma grande confraternização de vários estilos e culturas. É a liberdade de ser, respeitando as diferenças. Para entender, é necessário viver a realidade desses “universos infinitos”. É a festa dura 24 horas, sem parar!!! Os dias passam rápido, por isso programe-se para vivenciar outros movimentos que acontecem dentro do Festival: performances, oficinas, palestras, tendas de cura, cerimônias, entre outros… Um dos espaços que proporcionam maior interação cultural é a Arena Circulou e as Tendas de Cura. 

universo-paralello-sobre
Foto: Divulgação

universo-paralello-informacoes-4

Atenção: cadeira não dança!

Muitos “desavisados” levam uma cadeira para a pista para dar aquela descansada. Galera, tenham bom senso! Entendemos que as pessoas querem curtir a festa e aproveitar cada momento, mas cansou? Dá espaço para quem quer dançar e coloca sua cadeira fora da pista.

Dicas

  • Use MUITO protetor solar. As áreas cobertas são poucas e o sol da Bahia não dá trégua. Muitas pessoas levam sombrinhas para se proteger do sol.
  • Beba muita água. Mas não consuma a água das duchas, pois ela é bombeada do rio e não é potável.
  • Evite almoçar na praça de alimentação entre 12h e 14h, são os horários de pico.
  • Para os banhos, evite após às 18h.
  • Leve roupas leves, chinelo e canga.
  • Antes de viajar certifique-se que sua barraca está em bom estado para camping.
  • Cartucheira ou mochila pequena são ideias para carregar itens de uso constante como protetor solar, água ou comida. A extensão do festival é enorme e é bem provável que sua barraca fique longe de tudo. Não dá para ficar indo e voltando o tempo todo, acredite.
  • Cangas e/ou panos são itens fundamentais em festivais dessa proporção. Elas servem como esteira, cabana, toalha, saias, turbantes…

universo-parelello-9

universo-paralelo-1

universo-parelello-1
Terapia Deeksha
Foto: Murilo Ganesh
Foto: Murilo Ganesh
universo-parelello-4
Oficina de malabaris

universo paralello

universo-parelello-2

universo-paralelo-bahia

universo-paralelo

“Os Universos são infinitos e paralelos,
mas têm vibrações que fazem eles se cruzarem no amanhã.”

Lucas Cembranelli

120 COMENTÁRIOS

  1. Olá Cris!
    Parabéns pelo texto, muito bem explicado! Fui para a última edição e a experiência foi incrível, o festival tem uma estrutura muito boa, e bem organizado, varias pistas com sons para cada gosto, e tudo isso em um paraíso chamado Pratigí!
    Já estou animado para o próximo, e dessa vez gostaria de ficar hospedado em algum Overland, só que sempre escuto que logo quando lançam as vendas se esgotam rapidamente e também não sei onde encontrar para comprar(Overland), onde procurar esse tipo de acomodação e quando? Muito obrigado!

  2. Cris, uma dúvida.. como faz com a segurança das barracas? Pq as bolsas com nossas roupas etc, irão ficar dentro da barraca. Acho q n tem barraca com cadeado..

    • Você pode comprar um cadeado e trancar a barraca, mas garantia de segurança nunca temos nesses eventos gigantes pq alguém pode vir e rasgar sua barraca. É confiar e aproveitar a festa!

  3. Estou me preparando para ir em meu primeiro UP! E me deparo com esse post incrível no qual me abriu a mente para alguns detalhes que eu precisava saber sobre o festival! Quem mais está ansioso para o UP14??? *-*

  4. hola! hace rato estoy interesada en participar del festival con amigas y amigos pero no tenemos bien en claro, cuanto vale la estadia , si se puede llevar carpa, esterillas o alli las pestan?¿ estoy organizando mi proximo viaje y me gustaria que sea alli, me podrian orientar un poco. gracias espero respuestas =)

    • Olá Anita, todas essas informações estão no artigo. 😉 No Universo Paralelo você paga o ingresso, que está incluso a área de camping. Cada pessoa é responsável em levar su carpa. O festival acontece de 2 em 2 anos e o próximo será em 2017.

      Grande abraço!

  5. nao curti nada das 10 ediçoes que fui nao curti esse ano a vertente de som foi somente para chamar publico esse ano tava tao pequeno o publico que ate ingresso na porta barato tinha e sem contar que quebraram minha baraca arrombaram rasgaram o ziper pra revirar ela a procura de coisas sem contar que ate placa de onde nao podia expor estava no festival numca foi assim nao foi acao de separatismo dentro da festa sem contar que tamanho e quantidade nao se resume a qualidade , tem varios festivais de arte e cultura alternativa melhores que universo paralello mais ja que esse festival passou de cultura alternativa para multicultural , sem contar que o tortuga stage cresceu fizeram uma estrutura boa e la tocou uma merda que nao e musica tocou la funk ridiculo a cena vc vai pra la pra escutar baile de favela , sinceramente na proxima nao tenho nenhuma certeza se vou estar presente fechando com 10 ediçoes somente.

  6. Fui esse ano para a festa e estacionei meu carro no Pratigi Parking onde eu e meu marido fomos extremamente bem recepcionados, todos os trabalhadores foram muito atenciosos e nada aconteceu com nosso carro, vi alguém reclamando sobre o estacionamento, não sei bem qual é o oficial da festa, acreditava que fosse esse pois era o que dava acesso a festa. Experiência única, ficamos em Ituberá pois optamos pelo conforto do hotel . E pra quem tem dúvidas em relação a bebidas e comidas as bebidas ficavam em torno de de 4 reais a agua , cerveja 6 reais, e um prato de refeição ficava em torno de 23 reais. Vim aqui dividir um pouco da experiência pra quem ira nos próximos , foi uma experiência única, todos os shows maravilhosos, banheiros sempre limpos , com papel higiênico, trabalhadores 24 horas limpando o local, organização do evento está de parabéns, nos surpreendeu. Pra quem ainda não foi vale a pena ver de perto, tirando o cenário que é lindo a festa em si é sensacional. Qualidade de música da Up Club inexplicável, apresentação de música eletrônica ja vivida.

  7. ola bom dia infelizmente tive o desprazer de utilizar o servico do estacionamento oficial do evento estacionamento Coqueiral onde paguei 120,00 para ter a tranquilidade de que meu carro estaria com seguranca 24 horas como foi vendido para mim o servico na hora da compra mais nao foi isso que aconteceu logo no segundo dia do festival estava la meu carro arranhado nas duas portas do lado do motorista. Fomos varia vezes na portaria procurar o responsavel que nunca estave presente tivemos que fechar a entrada do estacionamento com o carro impedindo a passagem de outros veiculos ate que apareceu alguem em nome do responsavel prometendo mundos e fundos para que fosse liberada a passagem dos carros para entrada do festival fizemos o que pediu demos um voto de confianca porem nada foi resolvido foi deivado o orcamento do conserto do carro para que fosse feito o deposito porem ate agora nem uma ligacao foi recebida por mim e pior ligo para os numeros que me foi dado e cai sempre na caixa postal. gostaria de deixar o meu registro que fiquei apaixonado pelo festival foi demais porem nao aconselho ninguem confiar em estacionamentos oficias porque voce paga caro e nao tem seguranca alguma e digo mais nao foi so o meu carro que foi arranhado..

    • Olá Claudius, muito agradecida por esse feedback do estacionamento. No ano que estive lá pagamos por um “estacionamento” no quintal da casa de um senhor e não aconteceu nada com nosso carro. Espero que consiga resolver essa situação o quanto antes. Boa sorte!!!

  8. Bom dia, gostaria de saber se vai vender o ingresso só para curti o show de Criolo no dia 02/01 e se vender, quanto vai ser?

  9. Oí bom dia…. soy de Venezuela vivo en rio estaré Indo a Up amanha sen ingresos épossivel encontrar ingresos depois do Festival ter comenzado?? E pagar tipo un valor de acordó aos días relacionados? Menos días Mais barato?

    • Olá Júlio, se você chegar no dia do festival encontrará para comprar, mas por um custo bem mais alto. Se chegar muitos dias depois do festival é possível nem encontrar para comprar. Boa sorte!!!

  10. Olá Cris!…gostaria de saber se é melhor ficar dentro do festival pela overland ou em uma casa a uns 800m do evento na vila d Pratigi…considerando o mesmo custo d hospedagem p os dois.
    Obrigada!

    • Olá Márcia, eu fiquei dentro do festival e no terceiro dia já estava achando tudo longe demais. hahaha Mas a escolha vai depender do que estão buscando, se for questão de comodidade, acho que a casa é uma boa alternativa.

      Grande abraço!!!

  11. oi cris uma duvida esse e o primeiro universo q vou e gostaria de saber se na area de camping posso levar u botijao de gas e fogareiro de acampapamento pra fazer minha propria comida na barraca e evitar fila na cozinha comunitaria

    • Oi Fernando, olhe… por questões de segurança imagino que você não possa entrar com um botijão de gás. rsrs O evento dispõe de uma cozinha comunitária onde você poderá fazer sua própria comida.

  12. Queridona! Deitaaando nos posts como sempre! 😀 Esse ano estarei lá.. ingresso em mãos já! Galerinha que não sabe se vai por falta de companhia, dê um salve aqui que tem uma tchurminha que vai comigo.. coração de mãe total! Me achem no face – Marcelo Storniolo. Vamo que vamo! Luz!

  13. Oi Cris!

    Vi que você respondeu aqui que tem algumas áreas que pegam celular..
    Existe também um lugar para carregar o celular?

    Obrigada =)

  14. Oi Cris, o seu relato de experiência ajuda muito a ir preparado. Obrigado. Mas tenho uma dúvida. O que você sugere levar de comida para fazer na cozinha comunitária. Miojo não vai alimentar e sustentar ngm, né? Também não vejo como fazer uma feijoada…
    Vc levou e fez oq ?
    Obrigado pela atenção.

    • Olá Yan, miojo não ia te recomendar mesmo. Hehe Uma informação importante: a cozinha é de uso comunitário, mas a comida é individual. Cada um leva e faz a sua. Claro, que isso não o impede de compartilhar sua refeição, caso queira.

    • Olá Ederson, nem sei pra onde vou semana que vem, imagina no final do ano? hehe Ainda não sei… mas estou pensando em passar o ano novo em um lugar mais tranquilo. =)

  15. oi Cris!!
    Tudo bom?
    Ajuda bastante a não ficar perdido, mas eu queria uma opinião sua! Não conheci ninguém da minha cidade que vai, fico com o pé a tras de ir sozinha, nuca viajei sozinha. Quero muito ir, o que você me aconselha?
    bjos

    • Olá Dani, recomendo que você vá com excursões, tem muitas saindo de várias cidades do Brasil. A vantagem desses pacotes é que você já faz amizades no ônibus…
      Grande abraço!

    • Dani,
      Não tenha medo! Mesmo que vc chegue lá sozinha, você conhecerá muuuuuiiita gente, claro se você tiver uma energia boa e for comunicativa. As pessoas são muito acolhedoras.
      Eu passei anos da minha vida querendo ir e só fui quando conheci uma turma que ia. Me arrependi de não ter ido sozinho antes.

  16. Quero compra 2 ingressos para todos os dias de festa moro perto de Ituberá queria saber o valor e como faço para poder comprar alquem pode informa

  17. Cris me ajuda ! Meu nome é Evelyn e eu sou do Espirito Santo. Bem para outras pessoas talvez isso parecesse fútil, mas acho que não para você: meu maior sonho é poder conhecer o festival, não só pelas coisas que você falou que permeiam meu imaginário, mas também por todos os outros relatos que já ouvi de amigos. E ainda assim, tenho certeza que minha projeção do que seria o UP, nunca chegara ao que ele é realmente, eu tenho que conhecer! Então um amigo sugeriu que eu procurasse ser voluntaria, já que meu empecilho pra ir é financeiro, você teria informações para me dar, de como funciona esse processo de voluntariado. Grata /z\

  18. Cris Marques, sou de valença 46 km distante de ituberá, cidade séde do festival e o comentário na região é que não haverá o festival porque o universo paralello está vendendo ingressos e não acertou nada com a prefeitura, os meus colegas aqui da bahia estão solicitando uma copia da autorização da prefeitura de ituberá liberando o evento, pois não querem aventurar a compra antecipada, já pensou se isso espalhasse no brasil inteiro????

  19. Cris, o evento pode ser considerado gayfriedly? Sou gay e me falaram que o publico do UP, sao bem preconceituosos em relacão a isso… Bjs

  20. olá cris! esse ano com com amigas para o evento, somos de Brasília, porem não vamos ficar todos os dias no evento, você sabe de alguma pousada legal o mais próximo do evento?. obd!!

  21. Muito legal seu post Cris. Eu fui no UP12 e vou nesse próximo UP13. No primeiro acampei do jeito tradicional, mas vi que tinha uma área de camping meio VIP, com estrutura montada e café da manhã e tal. Quero arriscar esse luxo dessa vez 😛
    Parece que era do próprio evento, mas não tenho certeza. O site oficial é sempre limitado nas info de estadia. Vc tem idéia de como fico sabendo dessas opções diferentes pra ficar dentro do festival?
    Valeu!

  22. Gostaria de saber com relação a ingresso. Espero pra comprar na hora? o ingresso acaba e fica bem mais caro? Como é essa questão do ingresso?

    Obrigado.

  23. Gostaria de saber se você viu bebes no festival…
    Estou pensando em ir em 2016/2017, quando meu baby (está para chegar) tiver 1 ano e meio mais ou menos.

    Existem ambientes calmos, é tranquilo leva-lo?

    • Olá Micyellem, vi muitas crianças no festival. Se você já é acostumada com lugares roots, de pouca estrutura como: banheiro compartilhado, água que acaba e muito sol, acho tranquilo levar sim. Mas ó… não deixe de comprar o tapa ouvidos para seu baby, pq apesar de ser um festival multicultural é uma grande festa trance que dura 7 dias com 24 horas de música interrupta.

      Grande abraço!

    • Vai ter que esperar para levá-lo quando ele tiver 2 anos e meio!! rsrsis o festival é a cada dois anos e o UP14 será 2017/2018.

  24. Otimao site. estou planejando ir esse ano, e com ctz essas dicas vão me ajudar bastante, obrigado Cris!

  25. Deixa eu perguntar, fora o ingresso e condução. quanto vc acha que gastaria nos 9 dias de estadia? uma grana q daria pra aproveitar bem, sem muito luxo, e q ficasse tranquilo e voltasse com uns trocados?

  26. Eu e meu noivo pretendemos ir estamos fazendo as contas pra já comprar o ingresso.
    Alguem de Curitiba-pr ?

    Beijos

  27. Oi Cris,tudo bem? po autas dicas!!
    Gostaria de outra,como vai ser minha primeira vez esse ano estou atras de informações…..tu sabe me dizer se a comida que vendem la é em conta? ou tu acha que devo levar para fazer na cozinha comunitária?

    • Oi Mariana, não é absurdamente caro, mas se for pagar para comer todos os dias vai pesar no bolso. O que recomendo é levar alimentos para cozinhar e beliscar durante do dia e, uma grana extra para quando o cansaço bater e não quiser fazer nada.
      Grande abraço!

  28. Vi sobre o universo paralelo no insta sou apaixonada por esse tipo de festa mais nunca tive a oportinidade de ir . Pra ir em uma festa dessa creio que temos que ter muita disposição . O que os meus amigos nao tem , entao irei sozinha, alias fica um pouco perto de onde moro, mais tenho medo de nao encontrar alguem pra curtir junto comigo .

  29. Oi cris,adorei tbm as dicas!!!
    vai ser minha primeira vez no universo paralelo,gostaria de uma informaçao…..o que tu acha que vale mais a pena eu levar comida e fazer la,ou comprar??se é muito caro ??

  30. Então gostaria de saber se tem excurção de Santa Catarina, onde compro o ingresso? Já faz tempo que quero ir e nunca consigo, mas 2015 vai ser o ano HAHA… Sou de Joinville – SC, se tiver mais alguém de SC afim de ir sou parceiro. 😀

      • aee Diego eu moro em itapema SC eu ia no Solaris festival em fevereiro mas como foi cancelado hoje vou esperar e me jogar pro UP, tem mais uns amigos que vão tbm, eu vi uma promoção que o pacote com ingresso+passagem de avia~de floripa+translado para o festival por 1,400…
        se tiver afim vamnos todos juntos adc la no face ou chama no whats 47 97246144 ou facebook.com/peagha

    • e ai diego sou aqui de floripa,vou ir com minha namorada!! nossa primeira vez.se quiser contato me adiciona no face, Mariana Michels

  31. Só uma dica… aqui na Bahia, urucum serve para se bronzear, eu não sei seria uma boa ideia para peles muito sensíveis. tb não sei se existe outro tipo de urucum…

    • Olá Flora,
      O urucum tem diversas propriedades e pode ser usado de deferentes formas. Os índios usam como protetor solar e para enfeitar os corpos com os grafismos, junto com jenipapo. Imagino que para as peles sensíveis ele ajude a proteger do sol. Uma dica… vc também pode usar urucum como repelente natural. Além de ser um condimento muito utilizado na gastronomia. 🙂
      Grande abraço!

  32. Cris!
    Perfeitas as fotos!!!
    Me deu uma saudade gigaaaaaaante da UP!
    As fotos Retrospectiva 2013 estão fantásticas!
    Mas as da UP estão foooodas!!!
    Parabéns!!

    • Valeu Lu!!! O Universo Paralello desse ano foi incrível!!! Embora, meu “universo” tenha se resumido na parte cultural e nas terapias… Eram os locais que mais frequentava. rsrs
      Que bom que gostou das fotos da retrospectiva. Pena que algumas pessoas ficaram chocadas com as fotos do IG e perdi 10 seguidores em menos de 1 hora (isso pq eles não viram um pedaço…). hahahaha
      Beijo grande

      • Pois vou te falar!
        Adoro suas fotos, são referências de desejos de viagens!!
        E sempre indico seu site para amigos que querem fazer viagens alternativas e culturais!
        Adoro!
        Parabéns!
        Continue nos felicitando com imagens lindas e de fazer inveja pelas viagens que faz (inveja branca!!!)
        Bjo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.