Vale do Capão: Cachoeira da Fumaça e Riachinho

2
1519

Vale do Capão

O Vale do Capão está localizado a 445 km de Salvador, Bahia. É um dos locais de saída para o Vale do Pati e outras diversas atrações naturais da Chapada Diamantina, como por exemplo a Cachoeira da Fumaça (uma das maiores cachoeiras do Brasil).

Cercado por serras de até 1.500 metros, a pequena cidade carrega uma energia diferente, que talvez passe despercebida pelo turista mero espectador. Suas belezas naturais e a áurea mística da cidade atraem pessoas do Brasil e do exterior envolvidos pelo movimento “paz e amor”. A partir dos anos 80, houve um boom de brasileiros e estrangeiros que se mudaram para o Vale do Capão. Lá, fizeram suas moradas e um verdadeiro santuário místico, cultural, holístico e ecológico. A diversidade se reflete no sotaques, entre o arrastado e calmo baiano que se funde com o espanhol, devido à quantidade de hermanos argentinos e chilenos que moram no Capão. Esses novos moradores fizeram da cidade um refúgio ideal para os que buscam introspecção e autoconhecimento.

Embora muitos “alternativos” — como são chamados os que vieram de outras cidades — não se considerem turistas, o Vale do Capão só tomou a proporção turística que é hoje, após esse movimento migratório. Fato inegável. Os empreendimentos turísticos dos “alternativos” somam-se a uma quantidade significativa em relação aos “nativos”. O que não é ruim, pois oferecem para o visitante um leque variado de serviços: excelentes cardápios com alimentação natural (não deixe de provar os salgados com palmito de jaca), massagens, terapias alternativas, produtos naturais, entre outros.

vale do capao-chapada-diamantina-1

vale do capao-chapada-diamantina-2

Em torno do Vale do Capão existem várias cachoeiras, rios e grutas. A maior parte desses atrativos é de fácil acesso, sem necessidade de carro ou guia. No entanto, se quiser contratar um guia, procure pela Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC).

  • No Capão não existem caixas de banco, posto de gasolina e não tem rede de celular. A cidade mais próxima com acesso a estes serviços fica a 21km, em Palmeiras. Ou seja, desapega de tudo e aproveite a natureza!

Cachoeira da Fumaça

Com 340 metros de altura, ela é considerada uma das maiores cachoeiras do Brasil. De tão alta, a água “evapora” antes de tocar o chão, o que originou o nome da cachoeira. Com a presença do sol, esse feito gera um maravilhoso espetáculo, formando arco-íris em várias partes da queda. No período de estiagem — de setembro a dezembro — a água nem chega até o poço, a cachoeira fica completamente seca.

Para visualizar a queda d′água e o poço é necessário ir até a beira de um precipício muito alto. Para quem tem medo de altura é um desafio, mas a recompensa é uma paisagem única! Você teria coragem de encarar?

Cachoeira-fumaca-11
Segurar os pés dá a sensação de segurança

Cachoeira-fumaca-2

Cachoeira-fumaca-

Cachoeira-fumaca-7

Cachoeira-fumaca-1
Na época de seca o poço é visto assim. Repare que não a queda d’água some.
Foto: Pousada Salão de Areia
…já na época de chuva ela fica assim.

A coloração escura das águas é devido à matéria orgânica em decomposição do solo rochoso da Chapada Diamantina, rica em taninos, ferro e ácidos úmidos. Apesar da cor de chá mate, a água é muito limpa. 

cachoeira-fumaca-chapada-dimantina

cachoeira-fumaca-chapada-dimantina-2

cachoeira-fumaca-chapada-dimantina-3

Como chegar na Cachoeira da Fumaça

Você pode pegar uma carona ou caminhar até a Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC).  A trilha até o mirante é bem marcada e não é necessário guia. Caso queira contratar um condutor, pode contratá-lo na hora, na associação. São em média 7 km de caminhada: 3 km de subida e 4 km no plano. Todo o acesso é controlado pela ACV-VC e o horário de subida é até às 13h. 

Cachoeira-fumaca-10

Cachoeira-fumaca-9
A vista da trilha é o Morro do Pai Inácio

Cachoeira do Riachinho 

A Cachoeira do Riachinho é parada obrigatória para aliviar o calor. A trilha de acesso fica na beira da estrada de terra, sentido Capão. Em poucos minutos de caminhada, você estará em uma cachoeira de 12 metros de altura, com uma ducha de hidromassagem natural e um ótimo poço para banho.

cachoeira-riachinho-vale-capao

cachoeira-riachinho-vale-capao-1

cachoeira-riachinho-vale-capao-2 

2 COMENTÁRIOS

  1. Caro editor , cabe informar-lhe que vale do capão nao e cidade, mas sim um destrito, caeté-açu, o qual pertence a Palmeiras… sede oficial do parque nacional da chapada Diamantina (parna) sem desmerecer sua reportagem e mais ainda a localidade, favor corrigir os erros!
    Obrigado Boa noite

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.