Voluntariado em Lençóis/BA: Associação Casa Grande

6
6

A Associação Casa Grande foi uma das boas surpresas da minha viagem na Chapada Diamantina, uma instituição focada em voluntariado em Lençóis, na Bahia. Antes de encarar as trilhas do Vale do Pati, fiquei hospedada na Pousada dos Duendes e descobri que a proprietária Olivia Taylor, é a responsável por uma instituição que assiste mais de 30 crianças carentes entre 5 a 13 anos, no bairro Alto da Estrela em Lençóis

A Casa Grande foi fundada em 2008 e desde então vem desenvolvendo um trabalho com atividades lúdicas para estimular a criatividade. A casa dedica-se em dar oportunidades para crianças, que passam maior parte do tempo na rua, em um lugar que possam brincar, aprender e ter acompanhamento das tarefas escolares. Os monitores são voluntários de várias partes do mundo, em geral estudantes. Infelizmente, foram pouquíssimos brasileiros voluntários que passaram por lá — apenas 5. A instituição se mantêm com doações de instituições públicas e a doação paga pelos voluntários que lhes dá direito a alojamento com café da manhã. Os próprios voluntários são responsáveis pelo manejo e uso do dinheiro para a instituição.

Voluntariado em Lençóis

casa-grande-lencois-volunturismo-1

As atividades realizadas na Casa Grande são diversas: aula de inglês, artesanato, informática, consciência ambiental, higienizarão bucal, esportes, entre outras. As crianças são divididas de acordo com a faixa etária em diferentes horários durante a semana.

O ideal é ficar no mínimo 3 meses como voluntário, mas é possível ficar menos tempo de acordo com o tipo de trabalho que irá executar. A instituição aceita voluntários em qualquer época do ano e todo tipo de ajuda será bem vinda.

Voluntariado em Lençóis

casa-grande-lencois-volunturismo

Passei pela Casa Grande durante um final de semana e por isso, muitas crianças estavam em suas casas. Mas muito especial poder fazer uma pequena participação com uma intervenção de contação de história, que sem dúvida, enriqueceram a minha passagem em Lençóis.

casa-grande-lencois-volunturismo-10

DSCN4564

Conheça os projetos da Associação Casa Grande → http://casagrandelencois.org

Seja voluntário e descubra uma nova maneira de viajar! 

6 COMENTÁRIOS

  1. Oí! Eu adorei a iniciativa,en 10 días voy pra chapada e gustaría de saber como posso fazer para ser voluntaria?
    O brigada!

  2. Oi Cris, tudo bom?
    Muito inspiradora sua rotina de viagens.
    adorei a indicação da Bahia. Estou num momento de saída do trabalho (um abandono daquilo que tenho certeza que não quero pra mim), querendo viajar e precisando encontrar nessa viagem um momento pra me organizar e dar um rumo na vida.
    vc tem alguma indicação de viagem?
    Grande abraço! Bel.

  3. Oi Cris,

    Eu fui voluntária na Casa Grande em 2010 por algum tempo e foi uma experiência enriquecedora em todos os sentidos.
    Nem tudo foi fácil, pois as crianças às vezes, podem ser um pouco difíceis, mas que criança não é? Desenvolvi talentos, como o do artesanato, que nem sabia que tinha, conheci pessoas de vários lugares, aprendi mais sobre a cultura e o povo brasileiro, pois eu não sou do Brasil. Também aprendi a superar e a enfrentar obstáculos e a contorná-los da melhor maneira possível.
    Por isso, se querem se descobrir e evoluir como seres humanos, eu recomendo sim, essa experiência de voluntariado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.